O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Blogagem Coletiva - Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?!

Hipoglicêmicos, voltei depois de muito tempo não é mesmo? Pois é, hoje preciso definir as prioridades da minha vida e essa é uma delas. Me comprometo a escrever no prazo máximo de um mês!

Me sinto mal esses dias, pois adoecia de gripe e os remédios, ou um remédio medicinal que tomei descompensaram minha glicose e tive um mal estar no trabalho, além do mal estar da gripe forte que tive.


Estava esse tempo todo misturando alimentos com farinha branca na dieta, mas isso não foi uma grande idéia, foi meio catastrófica. Bom serviu para eu descobrir que nem todos ficam bem depois de um ano de dieta, se esse for o teu caso, é o meu também...Pensei em escrever esse tempo todo, mas a correria do dia-a-dia não me deixaram. Por isso definir prioridades foi uma forma de executar os planos que mais dou importância! Agora terão minha companhia mais constantemente! Não que eu seja indispensável na vida de vocês, mas a responsabilidade de criar o blog e de me juntar a vocês é algo que não pode ficar de lado! Hoje estou bem melhor.







Como vão todos vocês queridos Hipoglicêmicos ?! Eu estou voltando a minha dieta!

Percebi que cada vez mais pessoas novas participam do blog. Uma das características mais comuns entre os novos são a de muitas dúvidas e muitas pesquisas a respeito da Hipoglicemia Reativa. Farei mais um post sobre isso, especialmente aos novos seguidore e leitores!

Hoje estou aqui por um motivo especial, nós blogueiros diabéticos e hipoglicêmicos estamos em um evento divulgado no Facebook com o título: "Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?", iniciada pelo Marcelo Raymundo ; pelo blog Viver com Diabetes e nossa querida Nicole Lagonegro do Blog Minha Filha Diabética. Estamos todos juntos para levantar a polêmica questão: Diabetes tem cura?

Resolvi Participar dessa idéia pois sabemos que a Hipoglicêmia Reativa pode avançar para o Diabetes. Então se somos diabéticos em potencial, porque não levantar essa questão? A idéia basicamente foi criada porque, vejam vocês, o tratamento com insulina foi iniciado em 1921. Desde essa data, sou seja, 90 anos atrás até hoje a única coisa que aconteceu de avanço foi a tecnologia na fabricação da insulina. O tratamento continua o mesmo.

Há um investimento pesado nas pesquisas de aprimoramento no tratamento farmacêutico da diabetes que melhoram a qualidade de vida do paciente. Mas em se tratando de diabetes tipo 2 (aquela que não precisa de insulina, somente tratamento com remédis e dieta) não há nenhuma hipótese promissora de cura.
Tirarei uma parte do texto da postagem do blog Viver com Diabetes, para explicar sobre as últimas informações do diabtes tipo 1, vejam:

"Já o tipo 1 tem pesquisas muito mais promissoras. Recentemente, veio à tona a informação de que a equipe da pesquisadora do Hospital de Massachussets, Denise Faustman, descobriu que a vacina BCG induz o sistema imunológico a produzir o Fator de Necrose de Tumor (TNF), que mata as células T que fazem com que o pâncreas pare de produzir insulina. Para continuar as pesquisas que até hoje foram custeadas por ONG e pelo próprio Hospital, ela esbarra em falta de financiamento. Ela disse que correu nos laboratórios para tentar conseguir a verba que falta para concluir a pesquisa. Segundo os pesquisadores, a resposta foi: “se você está propondo a cura, de onde vamos tirar nosso lucro”. Vale lembrar que ainda não se trata de uma cura definitiva. Faustman explica que a droga produz um efeito transitório, que teria de ser tomada em intervalos repetitivos, talvez a cada quatro ou seis semanas. Mas, segundo a pesquisadora, “seria um indício de que o pancreas pode ser restaurado.”

O que basicamente eles querem com esse dia de blogagem coletiva? Levantar a questão sobre a cura do diabetes!
Isso mesmo, Mesmo que a indústrias farmacêuticas tenham se empenhado em remédios cada vez mais eficazes, sabemos que nada foi feito com relação a cura da doença. O que podemos dizer sobre isso seria o porque do não questionamento desse fato. Talvez a indústria farmacêutica lucre muito mais com a dependência química dos pacientes. Teoria da conspiração? Não exatamente.

Comentem, postem. Vamos tirar essa dúvida das conversas informais em rodas de amigos ou bate-papos. Vamos pesquisar mais sbre o assunto, afinal os pacientes morrem, sofrem muito com as consequências, privações e cotidiano nada comum dos diabéticos.

Tenho que comentar aqui, que minha mãe foi diagnosticada diabética tipo 2 a pouco tempo. Ela não iniciou a dieta corretamente na primeira consulta, não como agora. Consequência? Esta com uma labirintite bem avançada, problemas oculares e início de depressão. Os sintomas foram rapidamente aparecendo e avançando em seu organismo, só pelo aumento da glicose.

A glicose é nossa fonte de energia, mas em grande quantidade, motivo de falecimento?! Vamos buscar respostas? Por nós, por nossos amigos e por nossos familiares tão queridos.
Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?! Pensem nisso.


Comentem!