O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Hipoglicemia - Dúvidas imensas!

Diário Hipoglicêmico: Pessoal,estive sumida esse tempo e peço humildemente mil desculpas, foi a correria de muitas coisas acontecendo, até uma viagem inesperada ae no meio também...
Enfim, sai da dieta por alguns alimentos que me detonaram, outros nem tanto por falta de opção nem para comprar nos lugares que fui, pois meus lanchinhos e comida especial haviam acabado. Resultado: sudorese noturna, fraqueza, dor de cabeça.
Quais foram esses alimentos? Ahhh vcs não vão acreditar, coisas bem erradas como sucos adoçado com açúcar (de caixinha), Mc Donalds, Salgadinhos Chips. O bom é que eu corria na janta para um restaurante que tinha arroz integral, salada e carne tudo fresquinho e gostoso.
Isso como eu sempre digo, só por questão de sobrevivência, pois bateu um medo danado de ficar diabética, consciência muito pesada.
Olha, De tudo isso,o que ficou foi que tive de andar muito, fazer esforço e o melhor pessoal, é que em praticamente 4 meses de dieta, eu pude comprovar que o exercícios físico não nos deixa em crise e nem fracos, depois de se equilibrar com a dieta pr um tempo!
Depois que passou minha fraqueza fiquei cheia de medo qto a isso, nem fui fazer exercícios que tão perto, aqui dentro do meu prédio, por puro medo e preguiça. Mais medo mesmo e agora descubro que posso fazer qto quiser, mas alimentada. Um dia eu tava sem comer por causa da correria e passei muito mal. Mas de resto vida normal!



Olá hipos, como estão??
Estou recebdo respostas de como vocês estão passando e por isso vou mudar o post que estava programado para fazer o sobre as dúvidas de vocês, que me preocupa muito, afinal ja tive todas essas dúvidas um dia e foi terrível, angustiante e vou além, nos causa depressão.
Sabemos que sentimos, e que não é psicológico nem um pouco, mas mesmo assim ficamos tão perdidos que escutamos as pessoas que não sabem nada, nos deixando super pra baixo e sem perspectivas.
O que digo a vcs é o seguinte: nunca fiquem sem respostas! Criei esse blog para isso!
Estava nesse mundo de incertezas, sintomas e crises, dúvidas e não conhecia ninguém que tivesse o mesmo problema que eu. Daí descobri um monte de gente e que se ajudavam numa comunidade do orkut e encontrei a lz, mas não estava satisfeita, e queria respostas sempre para nós, como ainda busco continuamente.
Pessoal, também descobri que tem muitos novos hipos chegando ao blog, com muitas dúvidas que acredito muitos veteranos tenham também, assim como eu fui buscar respostas. Hoje vou fazer esse post dedicado a vocês, novos seguidores que ajudaram a muitos outros assim como eu tb!
Vejam os depos:

"...sempre que tenho tempo vou dar uma olhadinha no blog, pois ultimamente tem sido muito confortante pra mim saber que não estou sozinho nessa luta constante contra a hipoglicêmia, de lá pra cá tive duas recaídas bem forte, na primeira crise tudo começou quando resolvi almoçar em um self service e esqueci pedi uma coca cola tradicional, foi o fim pra mim, confesso que estou pensando até em procurar outra endocrinologista, pois estou desconfiando que tenho alguma coisa, cada vez que passo mal parece que fica mais intensa a dor de cabeça, uma dor que dá no fundo dos olhos, na nuca uma coisa quase que insuportável, o meu corpo fica todo travado, fico com muito enjoo, para me locomover vira um sacrifício, vou me arrastando e os sintomas duram quase dois dias inteiros de dor intensa, será que estes sintomas são mesmo de hipo...Na segunda vez, tudo por causa de um simples pedaço de pizza, sendo que eu havia jantando na noite anterior churrasco e comi aqueles queijo coalho, uma delíca por sinal, pra que, comi essa pizza na hora do almoço, por volta das 17:00 hs comecei a passar mal, que durou 2 dias inteiros arriado na cama, não consiguia nem raciocinar, as pessoas me perguntam coisas eu só quero ficar quieto no meu canto, estou muito desanimado, triste mesmo, a sensação que dá nessas crises é que vou morrer. Pior que passa a crise fico normal, todos falam que estou levando pro lado psicológico, pois tenho medo de comer tudo, e quando passo mal eles acham que já é psicológico, a dor que eu sinto não tem nada de psicológico...
...Eu estava bem, fazendo a dieta, entrei numa rotina alimentar que era a seguinte, tomava café da manhã com 2 fatias de pão integral e ricota + café com leite, duas horas depois banana amassada , canela, aveia e iogurte desnatado, mais duas horas um biscoito de polvilho ou pão integral , almoçava arroz integral, filé de frango, tomate e alface e repetia a tarde e noite. Veio um fim de semana fui em churrasco na casa do meu irmão e já abusei um pouco na carne, mas fiquei bem...fiquei praticamente uns 10 dias sem sentir nada, feliz da vida, até que veio a bendita pizza....caramba pensei que ia morrer, era muita dor, não é possível que seja isso. Você senti muita dor também? "

Carlos Campos

"...queria te perguntar se vc saberia dizer se o leite de vaca é prejudicial pra nós.. se o açucar dele presente pode nos fazer mal... vc ja comentou ser intolerante mais se souber dizer ficarei grata =) vc tem conseguido levar uma vida normal ? eu estou me sentindo mtu impossibilitada..passo o dia td quase nao me sinto mtu bem... como fazer pra levar uma vida normal, trabalhos, relacionamentos e etc ? :/ alguma dica ? rs..."


Mary Jane (ja nos acompanha a mais tempo).
Então, como vocês puderam ver, dúvidas se repetem, porque são dúvidas de extrema importância. Acredito que muitos de vocês estão na mesma situação. Pois bem, foram alguns de nossos amigos que entraram em contato e que deixaram seus depos, vou tentar ajudar com o que aprendi na pele e com vcs todos:

  • crises por burlar com a dieta, vem em dobro para alguns sintomas, e mínima para outros.
  • todos temos um "Calcanhar de Aquiles" dentro da hipo, ou seja, cada um de nós pelo que observei tem um sintma que é mais forte que todos os outros e mais difícil de passar, o meu foi a fraqueza, outros a tontura, outros como o Querido Carlos Campos (que me ajudou profundamente com suas dúvidas) é a dor de cabeça, outros taquicardia e por ae vai;
  • alguns alimentos podem parecer proibidos mas não são, assim como churrasco e queijos. Proteína nos faz bem e por isso não temos crises com esses alimentos, mas como ser humano, recomendo uma vida mais saudável, procurando outros tipos de fonte de proteína, pois a proteína animal não nos cai muito bem, além de vários matadouros serem cruéis com os animais, é só reparar...procurem a carne de soja etc;
  • pizza para mim foi a morte, não sei quanto a vocês mas me da crises terríveis;
  • infelizmente médicos tradicionais sabem pouco, muito pouco sobre hipoglicemia reativa, somente sobre hipo da mellitus, portanto salvando exceções, vão ao endócrino, mas procurem a medicina alternativa tb! Essa sim vai tratar da hipo de forma correta pelo que parece;
  • o leite de vaca para mim é um terror, sou intolerante a lactose. Mas digo isso a todos, pois acho que ele foi feito para o bezerro e não para nós. Acredito que faça mal a todos, mas vejam bem, os derivados são de melhor absroção pelo organismo, principalmente o iogurte pois passaram pelo processo de fermentação, ou seja, uma breve "digestão" fora do organismo. Acredito mais nos derivados, pois não tenho certeza qto ao açúcar contido nele. Mas até agora não tive nenhuma reclamação quanto ao leite puro etc. Somente não recomendo novamente como ser humano;
  • estamos em tratamento, alguns sintomas persistem, outros desaparecem, dentro de 1 ano ou mais um pouco estaremos com a hipo controlada, essa é a promessa de muitos hipos que se encontram numa vida normal, então tenham paciência, assim como procurarei ter tb com essa fase de tratamento, ela é transitóri, mas sei o quanto é desagradável, a tendência é só melhorar através da dieta rigorosa.
  • descobri que exercícios físicos depois que controlamos a fraqueza com a dieta e alimentação regular de no máximo 3hs podemos fazer sim e nos faz muito bem, não tenham medo, levem uma vida normal, eu prometo a vocês que não me senti mal e vcs tb não se sentiram, podem fazer de tudo, com os cuidados de se alimentar bem. Sigam como se não tivessem nada, pois a depressão e as crises que nos eram constantes que a hipo causa nos deixa sem muita segurança qto a isso. Vivam!
  • a hipo causa sim depressão e pânico em quem esta com a hipo descontrolada, não se assustem, com o controle passa;
  • picos de glicose não são algo que de para controlar através de medição, e nem temos remédio, então dieta e averiguação dos sintomas, todos so sintomas que conhecemos bem, são aviso de crise, então se preparem sempre, evitem, reconheçam os sintomas e não fujam da dieta, ela é nossa saída.
Continuando assim, com persistencia e clareza sobre a hipo, que nos adquirimos por nós mesmos e entre si principalmente, conseguimos levar uma vida bem melhor!
Vamos lá!

Campanha de incentivo a dieta: Façam ja!
  • Troquem carboidrato branco por integral;
  • Não comam doces;
  • cortem o açúcar da alimentação;
  • comam frutas, verduras e legumes em mais quantidade;
  • pratiquem exercício físico conforme o médico indicar, com cuidados especiais.

5 comentários:

  1. Gosto muito do seu blog diário, adoro ler sobre o dia-a-dia e os acontecimentos hipoglicemicos...
    Vc esta melhor agora? Tem que se cuidar direitinho! Somos seres humanos e as vezes bate aquela vontade de certo doce ou lanche, não conseguimos resistir! Mas depois é bom sim fazer trocas favoráveis com alimentos^^
    Ah! A Bianca ta sorteando mais um medidor de glicose no blog, se for interessate participa^^
    www.blogueiradiabetica.com.br
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz por ter gostado do blog!
    To cheia de recaídas, mas comprei coisinhas integrais e chocolate sem lactose e açúcar para não cair em tantação, pois eu estava demais, e passando muito mal. Espero agora não fazer mais, nada de bom no que fiz...rs.
    To conhecendo seu blog e gostei demais!
    Quanto ao medidor fica a dica, não vou mais atras do medidor pq no meu caso, não adianta muito, não vario tanto de glicose, pois minha hipo é do tipo que muda rapidamente e volta rapidamente tb, deixando somente as "ressacas".
    Mas ta cheio de hipos precisando, com taxas bem baixas na média, vale a pena sim!
    Bjos kerida!

    ResponderExcluir
  3. OI, Olha eu aqui de novo, mas gente to muito angusiada nesses dias.. Hoje tive uma crise hipoglicemica mesmo me alimentando corretamente, estva trabalhando e derepente senti o coração acelar, a falta de ar, a sede, tremor..aí começa o pensamento lento, nao consigo me concentrar, enchergo menos, frioo e por fim um cansaço e um sono não consigo nem falar direito, não d´para controlar.. vim embora cheguei em casa meio dia, comi deitei e dormi , aquele sono em que parece que vc esta mais desmaiada do que dormindo, acordei por volta das 4hs com os pés e mãos inchadas e dores pelo corpo todo, sudorese liguei para medica para saber o que fazer, pois tenho medo de ir ao hospital e me darem alguma medicação com glicose Pq a maioria dos medicos nao tem informações suficientes sobre a HIPO, a médica estava viajando. Agora to aqui com dor, fraqueza e o pior disso tudo são as outras pessoas, elas não entendem como alguem que estava bem até há 1 minuto atras derepente não consegue nem ficar de pé e como que uma pessoa que fica assim não toma nenhum remedio e nem vai para o hospital? E tem masi estou nesse trabalho novo a 7 meses e vamos combinar que empresa nenhuma gosta de funcionário doente...E na minha kbeça passam tantas duvidas...será que todos esses sintomas, tudo isso é hipoglicemia mesmo?? Será que nao me diagnosticaram errado? Será que todos os outros HIPOs passam pela mesma coisa que eu? Infelizmente até hoje tenho mais perguntas do que respostas...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Gi,sou nova por aqui e tbm estou assim é horrivel,acabei perdendo o emprego,pq estava na experiencia,e me deu crises,eu n sabia ainda q era hipo,então continuava a trabalhar achando q era minha pressão,mas teve u dia q quase desmaiei,então pedi p ir p casa,e fui ao médico,me encaminhou p uma clinica medica e ele me pediu varios exames,foi quando descobri q era hipoglicemia,bom agora estou esperando o retorno com a nutricionista,estou muito preocupada,como vc eu tbm passo muito mal,chego a pensar com vc,se é isso msm ou erro,tenho muitas duvidas sobre como me alimentar,me bate uma tristeza,e tenho uma bb que va completar 2 anos,ai fico mas preocupada,pq tenho q dar toda atenção a ela,mas se Deus quizer tudo vai dar certo p nós,bj

      Excluir
  4. Bom dia amigos e amigas. Sou o Onivaldo. Descobri a hipoglicemia ha 2 meses. Tem sido cruel estes dias. Vejam: tratei mais de 5 anos de labirintite. Passei até por cardiologistas. Depois de um ano sem ir ao medico por conta da labiritntie resolvi correr atras uma vez que estava tendo crises direto. Marquei consulta com um otorrino e logo nas primeiras conversas sobre sintomas ele disse que não era labirintite. Haviam muitos sintomas alem da labirintite. Solicitou uma serie de exames e um deles foi a curva glicemica de 5horas. E não deu outra. Logo que viu o resultado ele disse que eu estava com hipoglicemia. Encaminhou para um endocrinologista. E que tambem confirmou o diagnostico. Passou uma lista para regime e solitou retorno para agosto.
    Orientou que não posso passar mais de 3 horas sem alimentação. Que dever ser alternada. uma fruta, depois um iogurte... Mas confesso que tenho passado muito mal estes dias todos. Estou voltado de Goiânia onde por 3 semanas estive participando do segundo modulo de uma pós-graduação. Ai tive muitas dificuldades. Entendia a aula, conseguia ler os textos, mas na hora de anotar não conseguia registrar nada. Foi super complicado e, claro, prejudicial até para minhas notas nos finais de materia. E tenho que encontrar uma dieta que me ajude. Neste semestre alem de todo o trabalho cotidiano terei que trabalhar minha monografia. Terei meu orientador buscando me ajudar...
    Mas só mesmo para partilhar. Tenho lido o que esvrevem os outros hipoglicemicos e sei que não pe facil.
    Esqueci de umdetalhe. Nestes dias de Goinia, passei mal na segunda semana e fui ao pronto socorro. O medico disse que não havia nada. solicitou um hemograma que foi feito na hora. Sai de lá com sinto de dengue. E pediu que voltasse dois dias depois para novo hemograma e ver como estava. na volta e com o resultado do hemograma na mão fui ao medico de plantão. Um ginecologista que fiquei sabendo depois. ele simplesmente foi rude comigo. nem olhou o hemograma. Disse que não tinah nada. E eu na maior crise ali. Disse a ele que era um retorno solicitado por outro medico. ele falou mal dos medicos jovens. Um monte de baboseira. Precisei dizer que ele estava equivocado comigo. Tenho curso supurior e estou fazendo uma pos. Dai o cara simplesmente pirou. Disse que tinah 33 anos de medicina... e pro ai foi. Sai de la super chateado e com uma receita na mão para depressão. Sorte que um amigo foi comigo e não deixou tomar.
    E me dei conta que eu mesmo tinha que tratar...

    É isto. para iniciar contato com voces.

    Abraços,

    Onivaldo

    ResponderExcluir