O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Duvidas...E curiosidades!

Olá hipoglicemicos do mundo! como estão?
Eu estou melhorando bem com a dieta meus amigos, mas hoje vim falar de um assunto importante: as dúvidas que estão bombando por ae, pelos novos diagnosticados ou não diagnosticados hipoglicemicos reativos.

Como o blog foi feito para falar de hipoglicemia, não poderia ser diferente, vou fazer esse post sobre as informações que todos precisam, dos que desconfiam que tem, dos recentemente diagnosticados, dos familiares e amigos, dos que desconfiam de familiares e amigos, e para os que ja sabem a um bom tempo, mas desconhecem muitas coisas.
Alertando e lembrando que sou simplesmente uma hipoglicemica reativa e tentarei esclarecer dentro de meus conhecimentos leigos e experiencia de 8 anos., e o que venho apendendo com vcs.

A que mais fico intrigada, é uma dúvida minha, de como alguns hipoglicemicos viram diabéticos, e outros não.
Uns fazem a dieta e não veem melhora, outros regridem a doença e vivem normalmente depois de um tempo...Por que será?



Duvidas mais frequentes:

Como é a dieta que devemos seguir?
R: Os alimentos não podem conter açúcar, farinha de trigo branca, a famosa farinha branca e gorduras saturadas!Veja bem, não dispensem as verduras, legumes e frutas, eles sim são nossos aliados!

Sobre o peso: como fazer para emagrecer? Sou hipoglicemica e sou gordinha...
R: Se vc eh reativa, faça a dieta agora, logo vai perder peso e melhor, saudavelmente. Exercícios físicos com a orientação do endocrino também vai ajudar muito, afinal peso é algo que não combina nem com a hipoglicemia, nem com a diabetes.


Não tenho muita grana para a dieta, ou estou meio desorientada, o que faço?
R: Compre frutas da estação. Legumes que estiverem mais baratos e verduras geralmente são mais baratas mesno. Esses são realmente essenciais na dieta, equilibram o organismo e vc evita se alimentar de biscoitos doces ou guloseimas, também evita se vc tiver frutas para substituir. As verduras como por exemplo espinafre e agrião garantem alimentação leve e forte, não causando o mal estar de fome após alimentação. (Lembram do Popeye?)
O que fica mais caro seria o arroz integral, q não precisa comprar para a família toda, existem pacotes pequenos, vale muito a pena mudar o arroz branco de sua alimentação, pela melhora rápida de crises e equilibrio, mesmo não sendo obrigatório para alguns médicos.
Iogurtes light, existem de marcas regionais baratas. Esses são muito bons também para alimentação do hipoglicemico. Outros também mais caro seriam os alimentos como pão integral, biscoitos etc, você não precisa comprar os biscoitos mas o pão é fundamental.
Alimentos adoçados com adoçante e até o próprio adoçante é um custo a mais sim, mas essa é a nossa realidade atual, enquanto fazemos o tratamento. Remédios também são caros, e mesmo assim procuramos toma-los. O importante são os alimentos fundamentais, as guloseimas nem tanto, podem ser esporádicas.
Exercícios físicos fazem com que o pâncreas volte a funcionar de forma equilibrada e todo o organismo também, mas devem ser sob aconselhamento médico.

Tenho muita fome, parece que vou devorar tudo que vejo, como muito e não sei o que fazer, quanto mais como, mais engordo...?
R: Pois é a fome é terrível mesmo, mas isso ocorre por causa do desequilibrio da glicose e aumento de insulina no corpo. Saibam que quando estiverem com essa fome voraz, é sinal que estão em plena crise. Assim vcs se conhecem melhor, e podem administrar as medidas para que isso melhore e acabe. Não coma tudo que ver, não é fome, o estomago pode se alimentar de algo correto e vc ficar satisfeito, o restante faz parte da crise. Por exemplo: a fome veio como furacão, de uma hora para a outra, vc deve continuar a dieta, deu a hora de comer, coma o lanche integral, se qusier um mais reforçado e se persistir a fome, coma uma maçã. Aguente, vc não vai morrer, dentro de mais um tempo coma outra fruta, e vá controlando. O que vc não pode fazer é comer coisas erradas que nesse momento só iram agravar seu estado de crise. Assim vc vai controlando seu corpo, e insulina. Caso venha acompanhado de outros sintomas como suores frios, queda de pressão, irritabilidade, cansaço, então seria melhor tomar um pouco de coca-cola comum, esperar o resultado e depois comer algo dentro da dieta. O importante é não exagerar, pois o exagero leva a crises. Lembrem-se que de qq forma, mesmo sendo integral, não deixam de ser carboidrato, e por serem integrais, alimentam mais e não há necesidade de comer em mais quantidade. Não fique em jejum mais de 3hs.

É verdade que não podemos ganhar barriga e peso?
Pelo que aprendi, não podemos ganhar barriguinha, não podemos descuidar da saúde. Se ja tem, deve perde-la.
Quanto ao ganho de peso, só não pode ficar acima do peso, ou engordar de forma muito rápida. Estar em seu peso e sem barriga ajuda a previnir a diabetes, ja que somos alvo em potencial dela.
Evitar comer mta qtdade de frutas como banana, pois ela tem muito carboidrato. Recomenda-se em mais quantidade quando se pratica esporte.

Como diagnosticar uma hipoglicemia reativa? Qual exame e qual a forma de se ter certeza? Como sei se tenho mesmo?
R: Bom pelo que os médicos mais informados e hipoglicemicos ja diagnosticados, assim como eu sabem é de que é uma doença sutil, muitas vezes se diagnostica com um exame chamado curva glicêmica de 5hs, às vezes até de 3hs pode se chegar no resultado. Mas não é um método que funciona com todos, e assim dificulta o diagnóstico, levando muitos médicos a descartarem a doença, tratando o paciente como se ele tivesse outro problema, por isso os sintomas. Mas hoje sabemos que pelos sintomas, ja pode-se diagnosticar, junto de exames de insulina e hormônios, e melhora com a dieta. Os sintomas são basicamente: Aumento do apetite, que passa a ser voraz. A fome surge poucas horas após o almoço ou o jantar e está presente nos intervalos entre as refeições. Vontade exagerada de comer doces, tontura, vertigem, suores noturnos, fraqueza, falta de energia, acordar com dor de cabeça de madrugada, ansiedade, irritabilidade, inquietação, impaciência, confusão mental, sonolência, sono irresistível que vem de repente e fora de hora, diminuição da memória, diminuição da concentração, síndrome do pânico, crise de labirintite, câimbra noturna nas pernas e pés, dores nas pernas, dor lombar, dores musculares, dor de cabeça freqüentemente pela manhã ao levantar, no final tarde ou quando tem fome.
Eu por exemplo, não fui diagnosticada pela curva glicêmica de 3hs, talvez fosse diagnosticada pela de 5hs, mas não é certeza. A palavra final foi a minha aparência geralmente pálida, meio amarelada (por causa da insulina) olheiras e lábios arroxeados. Também sintomas que descrevi como suores noturnos, fraqueza, suores frios quando em jejum, tremores, desmaios e irritabilidade.

Existe cura?
R: Não há cura. O tratamento é a sua prevenção, obedecendo-se a uma dieta adequada. Existe a regressão da doença, não ocorrendo mais episódios de crises. Tudo depende basicamente do tratamento e disciplina para com ele. Alimentos sem farinha branca, sem açúcar e comer de 3hs em 3hs horas no máximo. Mas descobertas de tratametnos também com remédios e medicinas alternativas como a ortomolecular trazem muto bons resultados.
O tratamento interrompido ou negligenciado pode agravar o quadro para uma diabetes.

Devo ou não fazer a dieta?
Sim! Se vc não é diabético mellitus, sim deve fazer, pois é a base do tratamento, é o nosso maior remédio, pois o pancreas que produz muita insulina, provoca uma reção maior ainda quando ha uma alimentação normal, causando picos de insulina no sangue, o pâncreas trabalha a mais do que deveria e podendo ocorrer a falência parcial ou total do órgão. Caso a hipoglicemia seja causada por queda momentânea de glicose por uso de algum medicamento, de qualquer forma é a insulina que o faz. A dieta é o unico tratamento mais eficaz no momento.

Mas o que realmente sente um hipoglicêmico, de forma mais pratica? Como sei se posso ser um reativo?
R: Basicamente a hipoglicemia se resume em se sentir mto mal qdo em jejum e depois que come pior ainda.Isso pode parecer ironia, mas não é.

Como posso ajudar alguém em crise? Como posso me ajudar?
R: Olha vou comentar algo aqui bem particular, algumas vezes não percebemos que vamos entrar em crise. Sabemos que fizemos algo errado, mas não somos muito diferente dos outros, muitos de nós esquecemos por momentos que temos ela, ou perdemos a hora de comer, passamos de 3hs desde a ultima vez que comemos, (3hs é o limite) ou come-se carboidrato ou doces de estomago vazio, ou simplesmente comer esses alimentos. Muitos não percebem e começam a entrar em crise, por pequenos sintomas, sentidos e deixado de lado, até também pela distração causada pela crise.
Você pode ajudar se quiser, percebendo se a pessoa esta mais pálida, com a pele mais fria, lábios mais arroxeados e suando. Pode também fiar mais irritada, desatenta demais, olhar fixo. Coloque a mão na pessoa para ver a temperatura se tiver intimidade, se ja percebeu tarde, qdo ver ela ja sente-se suores frios, calores, taquicardia, mãos trêmulas, mta tontura e sensação de que "a vida se esvai" ofereça coca-cola comum (nos 2 casos). Isso ja melhorará os sintomas e voltará a seu normal, dae então terá de alimentar-se. Se for diabético, de a glicose que geralmente diabéticos carregam, ou suco de laranja adoçado.

Hipoglicêmicos desmaiam ? Passam muito mal, como ter convulsões? Devo trata-los diferente?
R: a hipoglicemia é uma doença séria, mas não grave. A não ser que seja diabético.
Há casos de desmaios, que não são poucos, mais causados pelo jejum prolongado. Convulsões também estão presentes em algumas pessoas, mas nesse caso não é tão frequente.
Não são regra, eu por exemplo não desmaiei com ferquencia, poucas vezes, somente no começo, assim como na maioria. Há casos de desmaios várias vezes ao dia. Mas como disse não é regra, portanto não precisa temor para com um hipoglicemico, somente se ele não se alimenta corretamente de 3hs em 3hs horas.
O mais sério nisso tudo é que desmaios e convulsões não podem ocorrer em nenhuma hipótese. O risco é de danos neurológicos, muitas vezes irreversíveis. Por isso o diagnóstico e tratamento tem de ser levado a sério, não deixando de lado os que não desmaiam com frequencia.
A hipoglicemia é séria, pelo fato da glicose ser imprescindível ao cérebro, portanto oscilações não são nada bem vindas ao organismo.

hipoglicemia não é a falta de glicose? Por que não se pode comer doces?
R: O fato de "faltar" gliose no sangue que é levado ao cérebro, no caso ocorre pelo aumento de insulina no sangue, causado pelo Pâncreas.
A hipoglicemia funcional ou reativa ocorre quando quantidades excessivas de insulina são secretadas em resposta à ingestão de alimentos ricos em hidrato de carbono (a base de açúcares e farinhas). Esses alimentos estimulam a síntese exagerada de insulina, que faz com que o açúcar do sangue (glicose) seja rapidamente armazenado causando uma diminuição do aporte de glicose ao cérebro. A falta de glicose no cérebro é responsável por sinais e sintomas variados. Duas a quatro horas depois de uma refeição o paciente sente fraqueza, fome, fica agitado e, às vezes, fica inconsciente. Para fugir dos sintomas da hipoglicemia o indivíduo recorre novamente aos alimentos a base de açúcar e farinhas brancas, o que acarretará em hipoglicemia... E o ciclo vicioso se repete, agravado pela instalação de excesso de peso que se vai acentuando com o passar dos anos. Por isso, é importante o diagnóstico precoce, já que, nesses casos, a queda da taxa de glicose pode provocar sérios danos neurológicos.


Curiosidades...

Com o tempo, acontecem alguns sintomas como: perda de memória recente, labirintite, mta sede, fome voraz, sono excessivo e desmaios

Outra curiosidade é a de comer mto carboidrato e doces, e qto mais come, mais fome tem. O sono depois da alimentação é inevitável. Não só sono mas como dormem, não somente coxilos, mas sono profundo.

Outra característica curiosa é a aparência, geralmente pálida, meio amarelada (por causa da insulina) olheiras e lábios arroxeados

Em jejum, sente-se suores frios, calores, taquicardia, mãos trêmulas, mta tontura e sensação de que "a vida se esvai"

A depressão aparece de forma expressiva qdo em crise e descontrole da glicemia

Uma das + evidentes é a irritação qdo em jejum...essa é nossa velha conhecida. Em crianças com mais intensidade e chega a violência

Em crianças: geralmente irritadiças, agravando para agressões físicas, ficam pálidas, geladas e suando frio, quase como nos diabéticos. Geralmente usa-se para subir os níveis de glicose,suco de laranja adoçado ou leite c achocolatado adoçado e bem quente, o alívio é imediato.

Os adolescentes e adultos ja n possuem mais essas características na maioria dos casos, portanto não se pode dar o suco ou achocolatado que faria o oposto do resultado, e sim a coca-cola comum.

Mas de qq forma temos q evitar desmaios e convulsões, p n causar danos cerebrais.

Dieta das crianças é igual a dos adultos, mas dependendo do caso, a atenção deve ser redobrada, pois elas acabam burlando

Conheci um caso em que de tão descompensada a glicose em 2 irmãozinhos, acabaram ficando diabéticos, hoje o tratamento é para diabetes.bs. Eles tinham crises severas de hipoglicemia, mesmo sendo reativa, por isso tenho duvidas enormes qto a crianças.

Qto a preconceito, ja cheguei a ouvir q tenho doença de velho, como eu pod ter adquirido tal problema? N, é + complexo que isso meu sr

A depressão pela hipo ainda é causa de diagnósticos errados, pessoas são tratadas com antidepressivos sendo que são hipo reativas. Posso garantir que a maioria dos reativos tem depressão qdo em crise, pelo menos foi oq constatei, mesmo os que n percebem, com o tempo avaliam esse estado de angustia,nervosismo, ansiedade, taquicardia e alguns casos pânico

Não é nada espantoso, afinal a queda da glicose no cérebro resulta em falta de energia, causando transtornos psicológicos, qdo recobramos a glicose necessária no cérebro, ele logo causa a melhora dos sintomas

Geralmente os sintomas mais fortes varia de pessoa pra pessoa, mas algum são causa de negligencia

As pessoas a minha volta só sabem qdo estou em uma fase ruim dela, assim como a que entrei poko tempo, dae n consigo esconder, mesmo travada feito uma atriz em cena...rs Por isso busco tanto a perfeição no tratamento, temos q ter qualidade de vida

Na verdade a hipo é algo que temos q controlar e viver normalmente como todas as doenças, seja qual for!


Outro post sobre detalhes a leigos: http://hipoglicemico.blogspot.com/2010/04/ola-todos-olha-gente-eu-vou-salientar.html

Vamos lá!




10 comentários:

  1. Meu marido tambem tem hipoglicemia,em casos de crises, qual o melhor a fazer?

    ResponderExcluir
  2. Tenho 60 anos, desde os 28 tenho crises de depressão, a svezes passo 2 ou 3 anos sem sentir nada, fazem 10 meses fui internada com anorexia, perdi 12 kgs, comecei o tratamento , melhorei bem, e agora, fazem dois meses venho sentindo muito sono, dificil é sair da cama pela manhã, durmo bem , 8 hrs, sempre; se passo muito tempo sem me alimentar ou se façõ muita atividade em casa, tenho tremores no corpo, sensação de tontura, como deslocamento, vista ruim, e sensação de morte.
    Tomo paroxetina, tenho muito medo quando sinto qualquer coisa diferente, fora do normal.
    Lembrei que fazem uns 20 anos o médico me disse que tenho hipoglicemia, que bastava comer ou tomar algo doce e realmente isso sempre me ajudou.
    Mas agora estou mal, meus exames são normais, pressão, sangue, tudo, enfim; sinto minha cabeça vazia, não sinto alegria, não consigo sair de casa por medo de passar mal sozinha, na rua, dirigindo.
    Se encostar , mesmo na parede, durmo...isso é hipoglicemia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler o artigo, pois estou com suspeita de hipoglicemia reativa. E pelo o que eu entendi você precisa fazer o exame de curva glicêmica para ter um possível diagnostico, você já fez??? Se não fez seria interessante conversar com o seu médico e fazer. Mas ainda assim como foi citado acima e exame pode não mostrar. Acho super válido você levar essa dúvida ao seu médico ele poderá lhe orientar melhor.

      Excluir
  3. Descobri que tinha hipoglicemia reativa esse ano, mas venho sofrendo com isso desde 2011 sem saber o que era.

    Já fui diagnosticado com depressão e TAG, tomei antidepressivos e ansioliticos que não resolveram o problema, engordei 30kg por comer descontroladamente.

    Hoje comecei um tratamento com uma nutricionista e procurei uma endocrino que me diagnosticou com hipoglicemia. Pra mim foi um alivio, pois achei que estava ficando maluco, pois as variações de humor e dores de cabeça e tremores em mim são muito agudos.

    Espero ir reduzindo os sintomas, entrei em dieta, mas preciso adequa-la agora a hipoglicemia para as refeições não passarem do intervalo de 3 horas.

    O bom que a dieta já me fez perder 9 dos 30 que eu ganhei, ainda falta muito, mas vamos lá.

    ResponderExcluir
  4. Tenho faz mais de dez anos e é complicado controlar... mas continuo na luta...

    Mi
    www.feminices.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou hipoglicemico, sou apenas um curioso que me interessei pelo assunto momentaneamente!
    Desejo força a todos e meus parabéns pela iniciativa da criadora do bloog !

    ResponderExcluir
  6. Olá, já tinha lido sobre, mas sua postagem está bem clara sobre a hipoglicemia, muitas pessoas não sabem e confundem os sintomas com pressão baixa. Quando criança/ adolescente eu tinha muitas crises de enxaqueca, ficava amarelada, com suores frios, tremores, dores fortes de cabeça e vomitava, geralmente depois dos vômitos as dores passavam e vinha o sono. Hoje tenho os sintomas, mas quando os tenho sinto nojo só em ver algum doce ou pensar em açúcar, também sinto desconforto na região do fígado e pâncreas, e em um período da vida já tive aumento de insulina, e quando isso acontece pode trazer danos ao fígado e ao pâncreas. Boa alimentação é a melhor saída e faz bem a outros fatores.

    ResponderExcluir
  7. Ola, tenho uma amiga hipoglicemica e gostaria de saber se nem de vez enquando ela não pode comer algum doce?? E o leite??

    ResponderExcluir
  8. Sou hipoglicêmica há três anos! Descobri da pior forma possível com uma terrível tontura, fraqueza e taquicardia no meu trabalho! Eu era auxiliar de enfermagem e estava atendendo aos pacientes numa triagem quando senti os sintomas! Foi horrível Daí prá cá tenho lutado constantemente. Às vezes melhoro e quase não tenho crises mas de repente entro em depressão e e começo a comer carbohidratos! E pronto lá vem elas de novo! E aí do nada minha glicemia cai para 70 ou 60 e já chegou a 50! Olha só quem tem é que sabe o inferno que é isso! Eu tenho certeza que eu já tinha e não sabia o que era mas há oito anos comecei a ganhar peso numa situação de tristeza em que eu substituí a dor por comida e ganhei 30 kg! Aí elas vieram com força! Eu atendi tantos pacientes com hipoglicêmia na minha vida profissional por conta de medicamentos anti-diabéticos. Nunca imaginei que houvesse tal doença sem a pessoa jamais ter tomado insulina na vida! A depressão não me deixa sair de casa evito sair de qualquer forma.Me aposentei há um ano e nem ao mercado da esquina vou mais e se saio, levo um carregamento de comidas e frutas com medo da crise. Sempre compreendi os pacientes e os respeitei.Agora mais do que nunca!Sei que preciso fazer ginástica e chego a invejar as pessoas que fazem mas tenho muito medo de passar mal e ter que pedir ajuda a desconhecidos que não têm nada com isso e pior que não são capazes de entender o que está acontecendo! O mundo é muito frio e são raras as pessoas de bom coração e solidárias hoje em dia!

    ResponderExcluir
  9. Sinto tonturas, sensações de estar ficando louco, esquecimento e muitas vezes confusão mental. Acham q pode ser hipoglicemia ? Estou com isso a quase 5 meses e perdi muita auto estima dps disse e me sinto mal direto... me ajudem :(

    ResponderExcluir