O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Salientando os sintomas da Hipoglicemia Reativa.

Olá a todos!

Olha gente, eu vou salientar aqui de forma mais específica e rápida, os sintomas da hipoglicemia reativa. Eu senti necessidade de fazer isso, pois algumas pessoas hipoglicemicas ou não estão tendo muita dificuldade para entender, passam despercebidas de informações básicas, não tiveram muita orientação, estão meio perdidas ou simplesmente não gostam de ler um texto ou post grande.
Eu achei bem necessário, por que se quero ajudar a nós, ajudar aos que como eu precisam ainda orientar a família e amigos ou seja quem for, preciso também levar informação rápida e eficiente.
Para você que tem desconfiança da hipo reativa ou sabe que tem e ainda estão confusos com algumas informações básicas mas que por obra do acaso ou descaso não chega de forma eficiente até nós. Então mostre a quem lhe interessar e vc achar necessário, por que o entendimento muitas vezes abre portas não é mesmo? Fora que até nós descobrirmos que algumas coisas são causadas pela hipoglicemia ja nos traz um bom conforto. Informação é tudo e quanto mais cedo melhor.
Vou também deixar sobre insulina, a hipo reativa e dieta pela Drª Vera Ligia Lemos que falou de forma muito clara e completa. Vamos lá!

Hipoglicemia Reativa

Sintomas (Prestem atenção):

Aumento do apetite, que passa a ser voraz. A fome surge poucas horas após o almoço ou o jantar e está presente nos intervalos entre as refeições.
Vontade exagerada de comer doces, tontura, vertigem, suores noturnos, fraqueza, falta de energia, acordar com dor de cabeça de madrugada, ansiedade, irritabilidade, inquietação, impaciência, confusão mental, sonolência, sono irresistível que vem de repente e fora de hora, diminuição da memória, diminuição da concentração, síndrome do pânico, crise de labirintite, câimbra noturna nas pernas e pés, dores nas pernas, dor lombar, dores musculares, dor de cabeça freqüentemente pela manhã ao levantar, no final tarde ou quando tem fome.


A Insulina e a Hipoglicemia Reativa


A insulina é um hormônio produzido no pâncreas. Sua secreção é estimulada pela hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue).

O nosso pâncreas atualmente é estimulado pelo açúcar e pelas farinhas refinadas a produzir mais insulina em um só dia do que foi durante toda uma vida dos nossos ancestrais. O diabetes tipo II (resultado da falência do pâncreas em produzir insulina) está se tornando uma epidemia mundial.


A hipoglicemia funcional ou reativa ocorre quando quantidades excessivas de insulina são secretadas em resposta à ingestão de alimentos ricos em hidrato de carbono (a base de açúcares e farinhas). Esses alimentos estimulam a síntese exagerada de insulina, que faz com que o açúcar do sangue (glicose) seja rapidamente armazenado causando uma diminuição do aporte de glicose ao cérebro. A falta de glicose no cérebro é responsável por sinais e sintomas variados. Duas a quatro horas depois de uma refeição o paciente sente fraqueza, fome, fica agitado e, às vezes, fica inconsciente. Para fugir dos sintomas da hipoglicemia o indivíduo recorre novamente aos alimentos a base de açúcar e farinhas brancas, o que acarretará em hipoglicemia... E o ciclo vicioso se repete, agravado pela instalação de excesso de peso que se vai acentuando com o passar dos anos.

Por isso, é importante o diagnóstico precoce, já que, nesses casos, a queda da taxa de glicose pode provocar sérios danos neurológicos.

Não há cura. O tratamento é a sua prevenção, obedecendo-se a uma dieta adequada.

Sempre que houver suspeita de sintomas, procure ingerir calorias extras. Frutas, verduras e legumes continuam liberados, mas convém trocar o arroz branco pelo integral.
A dieta adequada deve conter todos os nutrientes essenciais ao organismo: aminoácidos, gorduras, vitaminas, minerais essenciais e antioxidantes


Dr.a Vera Ligia Lemo São Paulo, São Paulo, Brazil BIOMEDICA ACUPUNTURISTA. ***Lato Sensu em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (ETOSP). ***Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura (ETOSP). ***Especialização em Saúde Pública (São Camilo). ***Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Biomedicina (UMC).




Essas informações foram postadas com o nome de: Acunpuntura, hipoglicemia em recém-nascidos e hipoglicemia reativa aqui no blog: http://hipoglicemico.blogspot.com/2010/04/acupuntura-hipoglicemia-em-recem.html

Link para o site da Drª Ligia também no post.


84 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo excelente trabalho de esclarecimento, estou perplexo com as informações descobertas por mim aqui. Bom, primeiramente gostaria de pedir sua ajuda em algumas questões: Acabei de descobrir que tenho essa tal de hipoglicemia reativa(muito prazer? ou desprazer?),e confesso não saber o próximo passo. Devo procurar um médico? Porque os meus médicos não me alertaram a respeito? Fiz cirurgia bariátrica à 4 anos e tenho vivido péssimos dias... Todos os sintomas aqui descritos bateram com o meu quadro, e eu até estou tendo acompanhamento psiquiátrico por causa de alguns sintomas, aqui descritos!! É impressionante. Tenho dumping, fome exagerada o dia todo, irritabilidade, pânico, suores noturno,fraquesa,labirintite, confusão mental... Vou vou parar por aqui senão vc vai me mandar pra um manicômio kkkkkkkkkkk. Minha nutricionista (não é a primeira), me passou aquela "dieta" que eu jamais consigo seguir, pois se conseguisse não teria feito a cirurgia! Aliás, qualquer revista dessas de banca contém dezenas de dietas... Mas, o que realmente posso fazer a curto prazo? Pra começar hoje? Algo pra dar uma melhorada... Agradeço muito pela atenção e parabenizo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conhece a dieta paleo? Eu me adaptei muito bem e sou adepta. Vale conhecer: http://www.lowcarb-paleo.com.br/

      Excluir
    2. Eu fiz bariátrica há 7 anos e tenho msms sintomas, e já tentei de td inclusive reposição hormonal o q me ajudou muito. Já não comia pães e bolos, mas estava comendo rosquinhas secas e biscoitos de água e sal. Esta semana tomei a atitude mais acertada da minha vida, cortando TD derivado de trigo radicalmente o qual foi minha surpresa estou ótima!
      Ainda sinto o duping, principalmente quando como as pressas.

      Excluir
  2. Oi André! Seja Bem vindo!

    Muito obrigada pelos elogios e incentivo! Precisamos muito! rs
    Bom para começar André, não vou achar que vc esta ficando maluco...haha Não aqui no blog, deixe isso para os não hipoglicêmicos! Haha

    Quanto aos seus sintomas,se você ja foi diagnosticado hipoglicêmico reativo, então você precisa de acompanhamento nutricional e endocrino.
    A dieta é assim: você corta os carboidratos brancos, ou seja, tudo que não for integral. Corta também o açúcar ou qualquer tipo de carboidrato de absorção rápida da alimentação.
    Dê uma fuçada mais demorada aqui no blog para entender direitinho como isso funciona.
    De forma mais prática, deve cortar a farinha de trigo comum, qualquer alimento feito com ela para farinha integral, consumindo somente alimentos fabricados com ela.
    Frutas são liberadas, verduras e legumes, quanto mais melhor. O açúcar refinado, ou açúcar branco deve ser cortado da alimentação radicalmente, só adoçando com adoçantes sintéticos ou naturais.

    André, eu vou ser bem sincera, não é uma escolha agora fazer a dieta, e sim um tratamento. Ninguém quer se privar de coisas gostosas, mas aqui é um caso de saúde e urgente. Pense que todas as vezes que consumir algo errado, os sintomas viram de forma pior e debilitará seu pâncreas até a falência, tornando-se um diabético tipo 1, mellitus (aquele de injetar insulina).

    Força de vontade é o segredo, depois que você sentir os sintomas desaparecendo aos poucos, não vai pensar duas vezes para comer algo correto. É uma libertação...rs.
    Aqui no blog dou várias dicas de alimentos, principalmente para lanches rápidos, pois deverá se alimentar de 2 em 2h, ou de 3 e 3h dependendo de seu organismo.
    Esse tratamento tem prazo, quanto mais rigorosamente seguir, mais rápido ficará melhor e poderá voltar a se alimentar normalmente, mas sem exageros.

    Existem tratamentos alternativos para a hipo reativa, você pode procurar na medicina alternativa da acupuntura e também na conhecida medicina ortomolecular, a mais usada aqui pelos leitores do blog! Esse lado B da medicina esta fazendo avanços quanto ao nosso problema.

    Obrigada pelo contato e continue aqui conosco André, será muito importante para nós!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Querida Larissa, tudo bem? Espero de coração que sim! Estou escrevendo este comentário porque achei muito importante compartilhar algo que descobri à pouco tempo! O perigo de confundirem hipo com depressão, e tem acontecido muito, comigo não foi diferente! Os sintomas da hipo começaram durante a minha gravidez e desencadiou durante os primeiros dias da minha dieta lá mesmo no hospital, comecei sentir náuseas, muitaaaaaaaaa adrenalina angustia de vontade de se jogar da janela da maternidade para fora! Não conseguia comer nada, a capacidade de sentir fome e de comer não existia em mim, parecia um zumbi!
    Depois disto foi diagnosticada depressão, uma depressão diferene das outras.
    Fui parar no psicólogo, no psiquiatra e por fim no endócrino que receitou anti depressivo! De nada me adiantou,foi Deus lindo como sempre, que me curou porque eu nem sabia o que eu tinha, e graças á Deus passou! Mas hoje pesquisando em um site, descobri que existe mesmo esta semelhança de hipo com depressão! A hipo manifesta sintomas igual a da depressão, que graças à Deus com dieta, e paciencia desaparecem com o tempo! O nome do site é:www.artigosdepsicologia.com.br DEPRESÂO MASCARADA, forte não é? Nesta matéria é indicado um livro chamado "SUGAR BLUES' O GOSTO AMRGO DO AÇÚCAR se puderem dêm uma lidinha este livro é on line, muito esclarecedor, muito intersante. Bjs a todos e não dasanime! Paty alves.

    ResponderExcluir
  4. Tamb. quero aproveitar esta oportunidade que responder a pergunta da nossa colega de blog Solange Morales que me perguntou à respeito do cromo! O cromo eu descobri pequisando alimentação para hipos, para mimtem sido uma benção de Deus.
    Não é um remédio é um complemento alimentar, eu tomo um de manhã quando acordo e um á noite depois do jantar! Acho que não tem contra indicação, mas mesmo asim, leve ao conhecimento do seu nutricionista, eu tamb. vou falar com a minha nutri. quando voltar lá! Tenha pasciencia e vá nutrindo seu organismo, comendo direitinho! Com pasciencia, e sabedoria de Deus! Quero tamb. falar de outro alimento que eu estou apaixonada é a o FARELO DE AVEIA, descobri que ela é uma grande aliada nossa no controle da glicose! Pesquisem e esperimentem os beneficios da AVEIA.E mais caprichem no sono durmam bem, mais bem mesmo, e para ajudar nada de remédios, tomem chá! Uma benção de Deus, é o chá de ALECRIM, os benefícios são imensos, mas lembrem-se: Antes de tudo sempre pesquisem antes! O Alecrim entre tantas propriedades, tem a de fortificante do coração, que maravilha.Vamos cuidar bem do nosso coração, que às vezes em crise dá as suas aceleradinhas, não é? E tamb. o chá é um ótimo calmante natural, pesquisem primeiro:BENEFICIOS DO ALECRIM! Bjs à todos e que Deus nos guie sempre, e nos ajudem a vencer este mal, porque em Cristo jesus somos muiotooooo mais que vencedores, amé! Que Deus abençoe a todos,Paty Alves.

    ResponderExcluir
  5. Oii gente!
    Comecei a sentir muitos dos sintomas acima sitados a cerca de um ano, fui investigar e descobri um problema na tireoide, porém comcei o tratamento e alguns sintomas ainda persistem. Por desconfiar de hipoglicemia fiz o exame de tolerancia a glicose e o resultado foi o seguinte:

    Dextrosol: 75 gramas
    Jejum: 68 mg/dl
    1 hora: 73 mg/dl
    2 horas: 69 mg/dl
    3 horas: 91 mg/dl

    Vocês saberiam me dizer se aponta para uma hipoglicemia?
    (ps:. todos os exames de jejum que fazia antigamente dava iguais ou superiores a 75.) Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!!!

    Não sou médica, mais tenho hipoglicemia reativa,há alguns meses, pelo que já pesquisei, alguns médicos falam que abaixo de 70 já é hipoglicemia, mais os indices abaixo de 50 que são mais perigosos...abaixo de 40 a pessoa já pode ficar inconsiente.
    Comparando aos meus indices,do exame que fiz na semana passada, alguns dos meus são mais baixos,que os seus:

    jejum:73mg/dl
    1 hora:111mg/dl
    2 horas:87mg/dl
    3 horas:52mg/dl
    4horas:67mg/dl

    Comparando os seus exames, sua glicose não teve quedas muitos bruscas, ficou meio que em uma média...mais cada organismo é diferente, mesmo com esses indices vc pode ter passando mal tbm.

    Quando passei pela terceira hora, passei muiiito mal, tive uma crise, com sensação que fosse desmaiar.Fiquei mal o dia inteiro...com muito sono, dormi boa parte da tarde.... olhando seus exames acho que o médico não vai acusar hipoglicemia. Mais quais são seus sintomas? Como é sua alimentação? isso pode ter ajudado a cair suas taxas de glicose.
    Tenho uma prima que sofreu muito com a tireoide, passava muito mal, tinha fraquezas, tonturas, ela teve que fazer um tratamento bem sério.

    Não sei se consegui te ajudar, mais caso precise de alguem para conversar pode contar comigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. alinne,
    nossa, ajuda sim! :)
    Pois eh... os valores do meu exame estão mesmo altos perto do seus!
    Mas sabe, o que me deixou meio assim é que eu tbm passei muito mal entre a segunda e terceira hora. Acho que a glicemia deve ter baixado um pouco mais depois da segunda hora para dar o pico!
    Tive sensação de desmaio muito forte.
    Brigada :)

    ResponderExcluir
  8. Meninas vcs estão conseguindo fazer a dieta radical? e as magrinhas como eu hein? gente preciso ganhar peso estou redícula, magra demais e ainda tem os chatos que perguntam toda hora "PORQUE VC ESTÁ TÃO MAGRA? E PORQUE NAO COME AÇÚCAR? ESTÁ DIABÉTICA? É TERRÍVEL GENTE!!as pessoas não conhecem a situação e enchem nossa paciência,meninas alguma de vcs conseguiu ganhar peso com alguma coisa? acredito que a dieta é necessária, mas implica no emagrecimento e aí para as magras como eu mas difícil ainda.Por favor postem novidades a respeito da hipoglicemia reativa,eu ainda tenho muitos sintomas o que mas me chateia são as tonturas tem dias que estou melhor e dias pior mas ainda creio num Deus que pode todas as coisas e sei que em pouco tempo em nome de Jesus todas nós contaremos as boas histórias de cura desta coisa.Um beijo pra todas.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha está fazendo tratamento com gh e desencadeou a hipoglicemia, onde veja uma dieta para eu por em pratica? lucianezeggio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá minhas amigas, depois de um mês tendo crises diárias, minhas crises estão sumindo, tive que voltar a dieta radical, comia apenas uma colher de sopa de arroz, agora não como nenhuma, estou praticamente sem comer nenhum tipo de carboidrato, e qd tenho muita vontade de comer doce, como algo diet... não sei se foi o arroz,ou se foi a dieta ao todo, mais meus sintomas diminuiram, graças a Deus...

    Que todas consigam fazer a dieta e que seus sintomas desapareçam.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Aline como vc consegue viver totalmente sem carboidratos? por que quase tudo é feito de massas e outros ingredientes cheios de misturas,me fala o que vc come o dia inteiro,por que quando eu como até uma fruta estimula minha fome depois que como a fruta dá uma fome voraz,super estranho.E eu não como nada com açúcar,todavia sempre como um pedaço de pão branco,será que ainda sofro por conta dos pãezinhos? bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline como vc está conseguindo viver totalmente sem os carboidratos? o que vc come durante o dia? só integrais sempre? eu não como açucar mas sempre estou comendo um pãozinho comum,será que ele é o responsável pelas minhas tonturas,e no almoço é muito difícil pra mim, trabalho num banco e a comida vc sabe, tudo carboidrato e aí se não como, também passo mal, por que não podemos ficar muitas horas de estômago vazio,no mais é isto me conta o que vc come durante o dia,obrigada.bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá Lídice, já que vc quer saber meu cardápio diário, segue ai: por volta as 7:30, eu costumo tomar leite , como aqueles biscoitos de sal que aqui em Goiás tem o apelido de peta, ele é feito de povilho. Como não consigo comer muito no café, ando comendo de 2 em 2 horas no período da manhã, geralmente é o horário que tenho mais fome, então como um pct de club social integral e um iorgute por volta das 9:30 até as 10:00, quando é 11:00, costumo comer uma fruta, sempre que tenho fome como frutas, ameixa, pera, banana, maçã, observei que maça dá mais fome, então como menos. No almoço as 12:30, como salada e proteína, até que como muita protéina pq sustenta por mais tempo, lá pelas 15:00, costumo não está com fome, mais como uma fruta ou uma barrinha de ceral, que ajuda muito, também a saciar a fome, não fico sem uma barrinha na bolsa, e o restante da tarde, como alguma fruta, um iorgute, suco diet, ajuda muito também. No jantar uma coisa bem leve, filé de frango ou de carne bovina, salada, talvez um caldinho de feijão. Um dia ou outro como uma batatinha, ou um pouco de macarrão, dependedo, como até arroz, mais só como se tiver com muita vontade, agora, pão, bolo, roscas ,doces, isso eu cortei tudo, como raramente. Os doces somente os diets.
    Agora como vc trabalha em banco, vc pode carregar diariamente, esses biscoitos integrais, vc pode carregar frutas, mais fácies de carregar, ou mamão, melão, cortados em cubinhos em uma vasilha que vc pode colocar na bolsa, mais no lugar de comer pão, tente as barrinhas, acho que vão te ajudar mais.
    Já marquei com uma nutricionista, mais ela só tem vaga para o mês que vem, então vou continuar como estou pq estou me sentido muito melhor esses dias.
    Espero que tenha te ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá gente ..

    QUE SINA A NOSSA ,,ESTOU FAZENDO A DIETA DIREITINHO QUASE NÃO COMO HIDRATOS E QUANDO COMO SÃO INTEGRAIS E ATÉ ESTAVA ME SENTINDO MELHOR ..HÁ DIAS COMEÇEI A SENTIR UMA E SENSAÇÃO DE DESMAIO E MEDI MINHA PRESSÃO ARTERIAL ESTAVA SUPER BAIXA ,A MEDICA PASSOU UNS COMPRIMIDOS PARA REGULAR .ACHO QUE ESTÃO FAZENDO MAL POIS AS FOMES VOLTARAM QUANTO MAIS COMO MAIS FOME TENHO ATÉ DOI POR DENTRO O QUE ACHO ESTRANHO É QUE OS VALORES DA GLICEMIA ESTÃO DENTRO DOS VALORES NORMAIS E A PRESSÃO ARTERIAL SE NÃO TOMO O COMPRIMIDO BAIXA LOGO PARA VALORES TIPO 8,5 OU 9 POR 5.5 6
    ESQUECI DE REFERIR QUE OS COMPRIMIDOS TEM SACAROSE E LACTOSE...SE TIVEREM UMA DICA DIGAM BJSSSSSSS A TODASSSSS

    ResponderExcluir
  15. Oi Madalena, eu já tive essas crises de queda de pressão, como seus indices de glicose estão normais, pode ser que vc esteja passando por um momento de stress, talvez vc esteja preocupada com alguma coisa, isso influencia a sua pressão oscilar desse jeito, sempre me ensinaram que nunca colocar o sal diretamente na boca, pois pode fazer mais mau ainda, os médicos sempre me falavam para comer uma coisa salgada, uma fruta com sal, azeitona, até tomar um pouco da água da azeitona ajuda a subir a pressão. Eu sempre como azeitona.
    Ficar muito tempo em jejum pode causar as quedas de pressão tbm, então coma de 3 em 3 horas.
    Meus médicos sempre falavam, para ficar deitada com as pernas para cima, pois ajuda a circulação voltar ao normal.

    Espero que tenha ajudado um pouco.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  16. Meninas,

    Há anos sofro de hipoglicemia reativa, mas moro em uma cidade pequena e já fui em inumeros médicos e quando falo disso eles nem me dão bola. Descobri de tanto pesquisar na internet.
    Já fui até em um endocrinologista que fez um tomografia computadorizada no meu pancreas e nada!!
    Mas eles não entendem que eu sinto muita muita muita fome, preincipalmente se como pão dai o negócio fica péssimo.
    Este médico memandou procurar um psiquiatra porque disse que não há nada endocrino que deixe a gente sem ter saciedade.
    Fui na psiquiatra e a mesma me intupiu com um mnte de remédio!
    Estou mais de 10 Kg acima do meu peso e não consigo emagrcer por nada!

    Também pudera com tanta insulina no meu organismo como vou emagrecer!

    Pior que eu não consigo ficar sem doce! Me dá desespero quando não como!

    Estou fazendo caminhada todos os dias e manerando na alimentação!

    Até comprei uma balança mas não consigo por nada abaixar nenhum número!

    Será que tenho que fazer uma dieta só de proteína pra desintoxicar meu organismo do açucar!

    Por favor me ajudem

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Di.. Meu nome é Lidice, e há dois anos recebí um diagnostico de hipoglicemia reativa, ou seja tenho vários sintomas quando como carboidratos,pães,massas e etc..os sintomas são tonturas o dia inteiro, mal estar, tremores e äs vezes quando termino de almoçar já estou sentindo fome novamente,o que é diferente entre nós é que eu emagreci completamente nestes dois anos e eu já era magra fiquei mas magra ainda, no entanto vc precisa saber se realmente tem hipo reativa e com certeza vc vai ter que ficar sem comer açucar,massas carboidratos e optar por uma dieta com alimentos integrais,acredito que após esta dieta vc perderá peso pois os maiores responsáveis em engordar o corpo humano são os carboidratos e o açúcar,continue visitando o blog e dê uma olhadinha também numa comunidade do orkut chamada HIPOGLICEMIA SEM STRESS vc vai tirar muitas dúvidas no fórum da comunidade.bjss e saúde.

    ResponderExcluir
  18. Olá meninas...como havia dito, vou colocar o cardápio que a nutricionista me passou:
    CARDÁPIO SEMANAL

    Desjejum
    Pão integral – 2 fatias – Lista 2
    Queijo fresco 1 fatia com Presunto magro 1 fatia
    Leite com café e adoçante
    Fruta 1 porção Lista 7

    Colação
    Fruta 1 porção Lista 7 ou Castanha do Pará - 4 unidades

    Almoço
    Vegetais á vontade - Lista 6
    Arroz integral - 2 colheres de sopa – Lista 3
    Feijão – 3 colheres de sopa– Lista 4
    Carne magra (+branca) 1 bife – Lista 5
    Fruta 1 porção Lista 7

    Lanche da Tarde
    Fruta 1porção Lista 7 ou Iogurte com 3 colheres de sopa de Granola Diet
    Ou
    Barra de cereal + Suco com adoçante ou Iogurte

    Jantar 19:00
    Igual ao Almoço
    Ou
    Sopa

    Ceia
    Fruta 1 porção Lista 7

    LISTA DE SUBSTITUIÇÕES

    LISTA 01:

    Substituir: 01 copo de leite desnatado (200ml) por:
    Coalhada 01 Copo americano
    Iogurte 01 Copo americano
    Leite em 02 C. sopa
    Queijo 02 Fatias


    LISTA 02:
    Substituir: 01 pão francês (50g) por:
    Granola OU Aveia 03 C. sopa
    Pão de forma integral 02 Fatias
    Bolacha Integral 04 unidades
    Torrada bauduco Integral 04 Fatias


    LISTA 03:

    Substituir: 02 C sopa de arroz integral por:
    Macarrão Integral 1/2 Copo de requeijão (Cozido)



    LISTA 04

    Substituir: 02 Colheres des opa de feijão cozido Por:
    Lentilha 02 C. sopa
    Ervilha 02 C. sopa
    Soja 02 C. sopa



    LISTA 05

    Substituir: 01 bife médio (100g) de carne bovina por:
    Bife 01 Bife médio
    Carne cozida 02 Ped. Médio
    Carne moída/ picada 04 C. de sopa
    Frango assado ou de mnolho 01 Ped. Médio
    Hamburguer 02 2 Unidades
    Ovo 02 Unidades
    Peixe 01 Posta peq. Ou 1 filé médio
    Presunto 02 Fatias
    Salsicha 02 Unidades


    LISTA 06:

    Vegetal: à vontade:
    Acelga, Agrião, Alface, Chicória, Couve, Espinafre, Mostarda, Rúcula, Salsa, Palmito, Pepino, rabanete, Repolho, Tomate.
    Abóbora, Abobrinha, Beringjela, Beterraba, Brócolis, Cenoura, Chuchu, Couve-flor, Guariroba, Jiló, Quiabo, Vagem.


    LISTA 07:

    UMA PORÇÃO DE FRUTA É IGUAL A:
    Abacaxi 01 Fatia média
    Acerola 15 Unidades
    Água de côco 01 Unidade
    Ameixa / Pêssego 02 Unidades médias
    Amora 20 Unidades
    Banana 01 Unidade pequena
    Cajú 01 Unidade grande
    Caqui 01 Unidade média
    Damasco 07 Unidades pequenas
    Figo 02 Unidades médias
    Goiaba ½ Unidade média
    Jabuticaba 15 Unidades
    Kiwi 01 Unidade média
    Laranja /Mexerica 02 Unidades médias
    Limão À vontade
    Maçã 01 Unidade pequena
    Pêra 01 Unidade pequena
    Manga 01 Unidade pequena
    Mamão 01 Fatia média ou ½ papaya
    Melancia 01 Fatia média
    Melão 02 Fatias médias
    Morango 10 Unidades pequenas
    Uva 15 Unidades

    Espero que ajude...
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Estou colocando tbm uma lista de orientação, para quem tem hipoglicemia:

    ORIENTAÇÕES NUTRICIONIAS PARA HIPOGLICEMIA REATIVA

    A hipoglicemia não é uma doença, mas sim um sintoma da alteração no metabolismo do carboidrato. Os sintomas observados são sudorese, fraqueza, fome, taquicardia, tremores internos, além de cefaléia, visão obscurecida, confusão mental, fala incoerente.
    Segue abaixo uma orientação dietética.
    Alimentos a serem evitados:
    - Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas
    - Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas
    - Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates
    - Massas como lasanha, caneloni, ravióli
    - Pizzas
    - Farinhas ( mandioca, milho, trigo, aveia)
    - Refrigerantes
    - Bebidas alcoólicas
    - Alimentos refinados
    - Abóbora e Beterraba
    Alimentos permitidos:
    - Leite desnatado, café, chá, suco de frutas
    - Queijos magros
    - Verduras, legumes e frutas
    - Carnes magras
    - Óleo vegetal em pouca quantidade
    - Bolachas, pão e torradas integrais
    - Arroz Integral e Macarrão Integral
    - Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem
    Recomendações Importantes:
    - Utilizar adoçante no lugar do açúcar
    - Praticar exercícios físicos regularmente
    - Alimentar-se de 3 em 3 horas
    - Dar preferência a alimentos integrais
    - Doces chocolates (mesmo Diet) sempre após comer um cereal integral
    - Frutas como Abacaxi e melancia, consumir apenas nas sobremesas, nunca em jejum


    meninas a nutricionista, me receitou, linfish, tbm tomo um complexo de vitamina que tem CROMO, e um suplemento, para usar quando for fazer atividade física:

    maltodextrina: tomar 2 colheres de sopa diluída em água, 300ml, 30 minutos antes do treino e durante o treino.

    Estou tomando o CROMO desde março desse ano, e não fico sem, pois tentei ficar sem ele, e os sintomas voltaram, foi mais de um mês tomando o medicamento para, parar os sintomas da hipo, esse eu sei que ajuda muito , não tem efeito colateral..estou bem.

    Agora vou começar uma nova etapa, no próximo mês vou voltar na nutricionista e vamos começar o acompanhamento para que eu consiga emagracer, vou fazer o exame de biopedancia, dizem que nesse exame, ver tudo, até que nutrientes e enzimas que possam está faltando em nosso corpo, há ele também mede a gordura e a massa corporal, nele vou descobrir o que tenho de perder em gordura e adquerir de massa, ai vou saber realmente o quanto de peso que tenho que perder....

    Até mais,
    Saúde para todos!!!



    Estou fazendo a dieta e tomando os remédios

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, parece q finalmente tô descobrindo meu problema. Já são 9 meses de sofrimento. Coincidência ou não td veio a tona semanas depois de uma cirurgia de vesícula. Pergunto a vcs se tem alguém aí q qd dorme tarde, dorme pouco ou acumula sono tbm tem as sensacoes desse problema mais intensas. Vou procurar um endocrinologista, mas quero muito conhecer esse problema, pois os sintomas são muito parecidos c o q sinto. Quero tbm chegar c o médico e estar seguro, pois até hj disseram q eu tenho stress, falta vitaminas, etc, mas nenhum médico sequer citou hipoglicemia reativa. Abs

    ResponderExcluir
  22. Oi pessoal, estou me sentido muito bem com o acompanhamento com uma nutricionista, quase esqueço que tenho a hipoglicemia, graças a Deus minhas crises sumiram, estou bem melhor, já estou até conseguindo fazer academia, claro que ainda tenho um desanimo, mais tento fazer 3 vezes por semana, espero logo fazer todos os dias, estou fazendo a dieta e estou bem, agora só estou tomando o CROMO 2 vezes por dia, espero que vcs estejam bem tbm,

    Abraços,

    Alinne

    ResponderExcluir
  23. OLÁ, TENHO HIPO REATIVA, JÁ FIZ MINHA CURVA GLICEMICA, AS VEZES FICO MUITO TRISTE, NAUM CONSEGUI FAZER A DIETA Q A NUTRI ME PASSOU, É MUITA COISA PRA MUDAR DE UMA VEZ, CHORO MUITO E SEMPRE ACORDO BRIGANDO COM TODO MUNDO TEM HORAS QUE NINGUEM ME SUPORTA,FUI NUM PSIQUIATRA ELE ME PASSOU UM REMEDIO QUE ME DEIXA MELHOR DE HUMOR SÓ Q ABAIXA MAIS A MINHA PRESSÃO, NAUM TEM MUITA SOLUÇÃO QUANTOS ALIMENTOS SÃO RUINS PRA GENTE EU ATÉ DESANIMO DE FAZER DIETA. QUERIA SABER COMO VCS CONSEGUEM TRABALHAR? TODO MUNDO ACHA Q EU SOU MUITO PREGUIÇOSA,OS PATRÕES NAUM INTENDERÃO MUITO BEM Q VC TEM Q PARAR PELO MENOS DE 3 EM 3 HS. E O MAL HALITO Q DA QUANDO A GENTE PASSA MAL, SOU SUPER INSEGURA, DETESTO SAIR DE CASA, NAUM POSSO USAR SALTOS MUITO ALTOS PQ É QUEDA NA CERTA, FORA Q A LOUCURA POR DOCE É TERRIVEL, DOCE DIET SÃO MUITO CAROS, E EU DETESTO ADOÇANTE, NAUM ADOÇA MUITO BEM E DEIXA UM GOSTINHO AMARGO.
    ALEM DE TUDO ISSO AINDA SOU MUITO MAGRA TEM GENTE Q ACHA Q EU TENHO ANOREXIA E QUER ME FAZER COMER TUDO Q VIR NA FRENTE. UFA ACABEI DESABAFANDO, MAS Q É COMPLICADO É PRA TODOS. TENHO OUTRA PERGUNTA UNHA FRACA É POR CAUSA DA HIPO? MINHAS UNHAS SÃO COMO PAPEL. QUEDRAM COM FACILIDADE. SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR ME RESPONDA POR FAVOR. BJS BOA SORTE A TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ TEM DE REAGIR A ESSE MAU ESTAR, VAI FAZER O SEGUINTE : TOME PELA MANHÃ UM PRATO PEQUENO DE FRUTA COM ABACACHI, OU MORANGO MISTURADO COM 3 BOLACHAS INTEGRAIS DE SACARINA TEM O MESMO SABOR QUASE COMO SE FOSSE AÇÚCAR , ADICIONE TRÊS COLHERES PEQUENAS DE LINHAÇA . A SEGUIR TOME A MEDICAÇÃO PARA OS DIABETES QUANTIDADE REDUZIDA SE TIVER DIABETES MÉLITOS TIPO 2 SE TOMA METFORMINA RISIDON 1G SÓ TOMA 500 MG VAI FAZER NATAÇÃO 1 HORA SEM MUITO ESFORÇOS DEMASIADOS CERCA DE 30 PISCINAS DE 25 MTROS, DE BRUÇOS E COSTA NADA DE KROL SENÃO ATIRA COM ISSO PARA BAIXO DE MAIS E PODE ENTRAR EM HIPÓGLICEMIA LHE GARANTO QUE DEPOIS DE ESTA ACTIVIDADE FÍSICA DA PARTE DA MANHÃ AO MEIO DIA TEM ISSO NOS 100 DEPOIS FAÇA UM ALMOÇO NORMAL COM MEDICAÇÃO REDUZIDA A METADE , DE TARDE COMA UM LANCHE DE UMA NATA COM CANELA E FAÇA UMA CAMINHADA DE 4 KL. HÁ NOITE JANTE E DIVIRTA-SE E VAI DORMIR BEM 3 DIAS POR SEMANA SEM FALHAR FAÇA ISSO ESPERO TER AJUDADO , SOU PORTUGUÊS E O CLIMA É MAIS AMENO , PORQUE AI COM O CALOR DO BRASIL O DIABETE VAI LOGO ABAIXO COM A CAMINHADA OK ESPERO TER AJUDADO CUMPRIMENTOS. vAI FICAR COM O MEU EMAIL E DEPOIS DIGA ALGUMA COISA OK. ( CIRDENTAIRE@GMAIL.COM (LETRA MINÚSCULA - NOME lUIS CARVALHO MENESES - PORTUGAL

      Excluir
    2. ESTE TEXTO É PARA A ANIELE RODRIGUES .

      Excluir
  24. Eu tenho hipo reativa há 12 anos e convivo bem com ela. NO início não foi fácil. Precisei trocar de endocrinologista pq o primeiro só mandava eu continuar com a dieta e voltar dps de um mês, na semana seguinte voltava pior e ele me falava a msm coisa. POr conta própria, até conseguir passar com outro médico, cortei todos os carboidratos e açúcares da minha dieta. Nada de farinha branca e nada de qq tipo de açucar. Só comia frutas cítricas, verduras, feijão, ervilha, lentilha, aveia, yogurte, leite desnatado e as vezes torrada integral. Evitava até produtos industrializados. As vezes sentia vontade de algo e era só lembrar como ficava mal que, não só passava a vontade, como sentia até enjoo. Legumes e frutas ricos em frutose ou carboidratos tambem me faziam mal. Como meu organismo não reagia o novo endócrino me recitou glucosamina, remédio para diabetes que segura a glicose e libera aos poucos. Aos poucos comecei a ver os resultados, precisava tomar o medicamento antes de qualquer alimento. Quando adoeci emagreci dez quilos em menos de um mês e demorou para que conseguisse recuperá-los.Durante quatro anos fiquei sem ingerir um grama sequer de açucar e até hoje evito. Estou Bem, mas sequelas ficaram, como a depressão que surgiu junto com a hipo e não posso viver sem medicação. Porém me sinto muito bem e de bem com a vida que é o mais importante!

    ResponderExcluir
  25. Meu comentário sumiu... esqueci de dizer que não tenho apetite exagerado, e me alimento a cada 3 horas, sempre.

    ResponderExcluir
  26. eu tenho hipoglicemia foi muito dificil ficava nervoso direto muito ansiedade , minha familia a maioria sao diabeticos ai sou predisposto ater mas com fé em deus devagazinho vou ficando melhor ......

    ResponderExcluir
  27. eu queria saber que pessoas que tem ansiedade e nunca fica bom com medicamentos poder ser hipoglicemia ?

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal
    Me chamo Alexandre, e só fui pesquisar sobre Hipoglicemia hoje, eu sinto muitos sintomas sobre os quais o Blog fala, mas não estava tão assegurado deque tinha Hipoglicemia, até que os comentários e os sintomas começaram a falar sobre evitar açúcar(Que é uma coisa que não faço),coincidentemente me lembrei que toda vez que levo dinheiro para escola, gasto em balas, e nesses mesmos dias que compro e ingiro, ao passar de algumas horas fico com tontura, não consigo enxergar nada(minha visão fica muito escura, escura mesmo), meu corpo fica mole e sinto um formigamento quase que inexistente mas muito presente no corpo inteiro, sinto como se fosse cair, é como se não houvesse parede ou chão, fico sem noção de profundidade, depois de instantes volta ao normal.
    Pesquisei para ver se era Hipotensão Postural, a visão escura batia e a tontura e o corpo mole também, mas falava que só ocorreria na mudança rápida de postura, oque não acontece comigo.Tenho uma fome voraz, toda vez que vou comer um pão de noite(após o jantar) da uma vontade de pegar mais um, e talvez mais 1 e assim vai, tem dias que é só eu deitar em um sofá ou cama que bate aquele sono desejável, irresistível de negar, dou uma cochiladinha e acordo ainda um pouco indisposto.Gosto muito de comer algo entre as refeições, é uma fome muito forte, principalmente com doces, principalmente aquelas bolachinhas de nata(aquelas que desmancham na boca) com goiaba junto, é algo muito bom, quando como uma quero comer todas e mais um pacote, e ainda por cima sou magro.
    Acham que isso pode ser Hipoglicemia, e se for, como tratar desses desejos?

    ResponderExcluir
  29. Oi gente,
    descobri que tinha hipoglicemia há 5 anos, o que venho estranhando é que esse ultima semana passei mal todos os dias, muito mal mesmo e não mudei nada na minha alimentação nem na minha rotina.. já aconteceu isso com alguem aqui? estou preocupada até porque estava sem crise ha quase 6 meses e de repente estou tendo todos os dias.

    Obrigada gente..
    Força a todos na vida de hipoglicêmicos.. pq não é fácil !!!

    ResponderExcluir
  30. Existe tratamento medicamentoso alem do octreotide?

    ResponderExcluir
  31. noss a eu estou totalmente como o Andre Reis relatou. a unica diferença que..tenho 6 anos de cirurgia baiatrica...
    Meu Deus ests terrivek conviver cim issi quase q diario...muito boa ajuda de todos vou buscar ajuda enquanto a tempo...
    me tirem essa duvida, mas pq o irganismo reage dessa naneira..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 5 anos de bariatrica fui diagnosticada com hipoglicemia reativa, tenho um desânimo anormal, ansiosa e mais todos os sintomas que aqui apresentam, graças a Deus hj sei a causa disso td

      Excluir
  32. Pessoal por acaso qdo vcs comem muitas coisas "proibidas" vcs sentem dorzinha no rim e tem mta vontade de urinar?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  33. gente!
    sibto isso tudo.. como faço pra descobrir se é hipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito simples!!! do modo por conta própria sem orientação médica, você vai ficar durante 24 hs sem comer nenhum açúcar, nada mas nada de doce nenhum.
      Mas faça isso com alguém ao seu lado com um pote de melado, se durante as 12 primeiras hs você senti-se mal, peça a pessoa para quando te vê caída ao chão! colocar uma colher de melado em sua boca. Que voltará rapidamente ao normal. E se durante as 6 horas começar ter a necessidade de comer algo salgado. Então você não tem nada. É a vida. Tchau!

      Excluir
    2. Muito simples!!! do modo por conta própria sem orientação médica, você vai ficar durante 24 hs sem comer nenhum açúcar, nada mas nada de doce nenhum.
      Mas faça isso com alguém ao seu lado com um pote de melado, se durante as 12 primeiras hs você senti-se mal, peça a pessoa para quando te vê caída ao chão! colocar uma colher de melado em sua boca. Que voltará rapidamente ao normal. E se durante as 6 horas começar ter a necessidade de comer algo salgado. Então você não tem nada. É a vida. Tchau!

      Excluir
  34. Gente eu sou hipo e quando a minha glicemia chega em 73mg/dl eu ja começo a sentin tontura e dor de cabeça pq isso acontece em 73mg/dl????

    ResponderExcluir
  35. Bom, as mensagens são antigas... Tem muitas informações erradas aqui, então eu vou tentar ajudar, não sou profissional mas a informação vai ficar aqui pq eu sei o quanto é difícil ter uma doença assim é não saber por onde começar. Os colegas acima falaram que não comem carboidrato mas comem sim: feijão, pão, biscoito de polvilho, clube social, barra de cereal, tapioca, cuscuz, farinha, arroz, trigo, bolo... Tudo isso é carboidrato simples, ou seja, vai causar um pico de insulina no seu organismo e vc vai passar mal, obviamente alguns farão mais mal que os outros. O que vc pode fazer... O ideal na minha opinião é vc cortar os carbos em geral, não se preocupe que vc não vai morrer, o seu organismo é capaz de sintetizar glicose a partir de outros alimentos que não seja carbo (procure na internet o blog do Dr. Souto e vc vai compreender). Bom.... Para vc manter seus níveis de energia terá que colocar gordura no lugar de carboidrato, não se preocupe que o que engorda e o que faz mal são os carbos e não a gordura: azeite, óleo de coco, amêndoas, castanhas, queijo e até creme de leite. Se vc não conseguir cortar todos os carbos vale vc reduzir o consumo para umas 60g no máximo de carbos mas sendo carbos complexos: batata doce, macaxeira(aipim), cará além de legumes, verduras e hortaliças como abóbora, couve, brócolis, acelga e etc. Também é bom ir diminuindo o uso de adoçantes gradativamente vc vai conseguir... E outra coisa... Para detectar se vc tem hipoglicemia reativa o exame de curva da glicose tem que ser de 5 horas e não de 3 como os médicos (a maioria) solicita.... Então já chegue logo falando mesmo que eles não gostem... É sua saúde que vc ta buscando... Não interessa se vão ficar com raiva ... Paciência.... Espero ter ajudado.... Mais uma coisa se vc tem necessidade de comer fruta... Por favor coma acompanhada de castanhas pq a gordura ajuda a baixar o índice glicemico.
    Não tome suco, prefira a fruta.
    Abraço

    ResponderExcluir
  36. uma pessoa que esteve urinando adocicado e taxa glicemica de 251 (feita no glicosímetro) e depois voltou a urinar salgado, é considerado diabético?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Lázio Vieira.
      Sabe como é marido é mulher faz suas loucuras, e tendo relação com minha esposa tinha percebido que a urina dela estava adocicada, sim! ela é diabética, e tinha descoberto naquele dia que a urina do diabético realmente fica doce, mas não serve para consumo. Porque tenho Hipoglicemia. kk... Desculpa! Abraço!

      Excluir
  37. CURVA GLICEMICA

    JEJUM 64.0 mg/dL
    Valor de referência: 60 a 99 mg/dL

    60 MINUTOS 64.0 mg/dL
    120 MINUTOS 49.0 mg/dL

    Valor de referência: NORMAL....: < 140
    INTOLERANCIA AO CARBOIDRATO: 140 - 199
    DIABETES MELLITUS: >= 200

    180 MINUTOS 38.0 mg/dL
    240 MINUTOS 58.0 mg/dL
    300 MINUTOS 63.0 mg/dL

    O que pode me dizer desses resultados da Curva Glicêmica que fiz hoje pela manhã?

    Ps. Parabéns pelo blog, muita informação, certamente terei lido tudo em breve! ;)

    ResponderExcluir
  38. oi boa tarde... derrepente sinto um sono incontrolável e fraqueza muscuar e muita dor nos ossos das mãos e pés,dor de cabeça ..será que pode ser ?

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Eum sinto minha visão ficar estranha, fico fraca trêmula! Ja fiz vários exames e deram normais.Sará que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Olá! eu sinto minha visão ficar estranha, fico fraca e trêmula, fiz vários exames e deram normais.Será que pode ser essa hipo reativa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Olá, queria agradecer pelo blog! E fazer perguntas...
    Fui diagnosticada com hipoglicemia em 2000 (não tenho o exame)
    e após o exame de 2007 abaixo, me proibiram de fazer outra curva glicêmica, pois escapei da morte por pouco.
    Tenho todos os sintomas citados, tremo desde pequena, mas nem tenho em casa açucar refinado tanto menos sal.
    Os sintomas mesmo, todos, iniciaram após um trauma em 2000. A ponto de comer um sorvete na rua e desmaiar.
    Talvez sendo assim desde criança, meio quieta e na minha, ninguém deu atenção.
    Agora, aos 52, e outros traumas, (mortes), a coisa anda bem pior. Não bebo alcoólicos, não tenho açúcar em casa, não como salgado... noite passada comi um omelete e depois de umas duas horas me entupi de fruta! Acordei na sala completamente zonza. Fui para cama com dificuldade e acordei 6 horas depois quase sem conseguir me levantar tamanha a tontura. em 6 anos passei de 70 kg (meu normal era 68, tenho 1.80 de altura) para 96! Consegui baixar até 86 para voltar para os 90 depois de ter parado com os antidepressivos.
    Minha pergunta é: com esta curva sou hipo reativa ou de jejum?
    Se como de 3 em 3 horas simplesmente engordo porque não termino a digestão, mesmo fazendo dietas como as citadas.
    Alguem tem o mesmo problema?
    Obrigada

    2005:
    0 min 97 mg/dL
    60 min 210 mg/dL
    120 min 172 mg/dL
    180 min # 48 mg/dL

    em 2007:
    EM JEJUM ......: 91,8 mg/dl
    60 MINUTOS.....: 177,4 mg/dl
    120 MINUTOS....: 135,2 mg/dl
    180 MINUTOS....: #42,8 mg/dl

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, estive lendo o seu blog e me surgiram várias dúvidas. Lembro que fui diagnosticada com hipoglicemia quando criança, mas nunca mais foi discutido sobre isso. Quando faço exame de sangue minha glicose em jejum sempre está no limite(70) ou pouco abaixo. O que carrego comigo, que acredito ter vindo dessa doença é a falta de firmeza nas mãos(mta tremedeira), mas olhando os sintomas, minha dificuldade de concentração fica explicada. Venho passando por muitos mal estares, não consigo identificar a que, tanto que vou fazer exames de intolerância a gluten e lactose para ver se descubro. A dúvida: UMA VEZ HIPOGLICEMICA.... SEMPRE HIPOGLICEMICA?

    ResponderExcluir
  45. olá meunome è jeus geraldo eu ontem estava trabalhando na rua pois sou vendedor e passei da hora de comer o climaauqi em serra Talhada-PE é muito quente então senti um tontura e logo pensei é fomepeguei a moto e fui pro restaurante ao chegar lá pedi o almoço mas quando chegou o almoço mas ao sentir o cheiro da comida eu comecei a passar mal a suar friu e pedi socorro e logo eles chamaram meus parentes no carro e eles melevaram e passamos numa farmascia e tiramos a presção e tava 10 pr 13 e as batidas do coração normãl então a mulher da farmacia mandou só eu ircomer então fuipra casa daminha tia etentei comer mas nãotinha apetite econtinuava umpouco tonto hote tácom um dia que issoaconteeu ainda sinto uma tonturinha mas o apetite está voltando o que você s me disem é bom eu ir no hospital fazer isames ou não ? meu celularÉ : (87)999024666

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Me sinto grata por encontrar vcs....há tempos venho me sentindo mal, e piorando a cada mes ,achando que era coisa da idade ou do hipotiroidismo,mas cerca de 2 messes ,desencadeou crises parecendo de figado,perdi o apetite,emagreci mto e a fraqueza aumentou,passei ame policiar ainda mais na alimentação,já que sem fome ficava dificil ter o que comer, mas faço tbm uso quase continuo de corticoide e lendo a bula vi que ha relatos de sintomas que sinto e associei erroneamente ao medicamento,mas nestes últimos dias tenho piorado considerávemente,me sinto fraca,suores constantes (quase não suava antes)sono o tempo todo e dores de cabeças constantes,principalmente no incicio da manha e ao final do dia..os relatos e tds vcs me chamou mto a atenção e tbm me acalmou um pouco... parabens a vcs e a Aline que teve essa atitude honrosa de se ajudar e ajudar o proximo....melhoras a tds nós....

    ResponderExcluir
  48. Nossa! Estou chocada e agradecida por ter lido a matéria do Blog e os comentários de todos vcs. Vivo sentindo quase todos estes sintomas relatados, passo muito mal, faço exames, vou ao médico e nunca dá nada. Vou procurar um endocrino e pedir uma investigação melhor. Sinto muita fome e acabei engordando bastante, mas o que mais me incomoda são os enjoos diarios, as dores de cabeça, o suor frio e a fraqueza. Bjs e que Deus esteja com todos!

    ResponderExcluir
  49. Nossa! Estou chocada e agradecida por ter lido a matéria do Blog e os comentários de todos vcs. Vivo sentindo quase todos estes sintomas relatados, passo muito mal, faço exames, vou ao médico e nunca dá nada. Vou procurar um endocrino e pedir uma investigação melhor. Sinto muita fome e acabei engordando bastante, mas o que mais me incomoda são os enjoos diarios, as dores de cabeça, o suor frio e a fraqueza. Bjs e que Deus esteja com todos!

    ResponderExcluir
  50. Bom Dia.
    Tenho hipoglicemia desde os 14 ano e hoje tenho 47 anos.
    Alem da hipoglicemia tenho labirintite, simplesmente lido com essa situação com a maior facilidade.
    Não é necessário se entufar de açúcar, basta consumir, por exemplo, é primordial tomar o café da manhã, nunca deve ficar sem o almoço. Antes de ir dormir comer alguma coisa doce, por que a morte vem em silêncio. Beba bastante água e para onde for! leve com você algumas balas para algum caso de emergência. Isso é muito importante, nunca fique exposto ao sol, o sol faz a sua temperatura subir e começa a transpira em sequente mente o seu açúcar começa á ficar baixo. Lembra das balas, pois é! é o momento de consumi-las. Sei que tem suas desvantagens mais também tem as suas vantagem! para quem bebe cerveja, esse é o momento que você se dá bem! todos sabem que a sevada abaixa a taxa de açúcar, depois de beber algumas cervejas correto, ao sentir que está meio tonto, é só chupar balas ou comer algum doce, espere por 30 minutos... E! comece a beber como se fosse a primeira vez! Bom! espero que minhas palavras seja de algumas ajuda. Deus o abençoe e tenha uma ótima manhã..

    ResponderExcluir
  51. Olá, Boa noite!!!
    Gostaria de saber quando nao como carbo integral ou não, fico tremendo isso tem a ver com hipoglicemia reativa?

    ResponderExcluir
  52. Olá, Boa noite!!!
    Gostaria de saber quando nao como carbo integral ou não, fico tremendo isso tem a ver com hipoglicemia reativa?

    ResponderExcluir
  53. Olá, Boa noite!!!
    Gostaria de saber quando nao como carbo integral ou não, fico tremendo isso tem a ver com hipoglicemia reativa?

    ResponderExcluir
  54. ola..sera que ficar com a vista meio escura de manhã e em algumas horas do dia eh hipoglicemia????

    ResponderExcluir
  55. Meus deus tenho isso a tempos nem sabia achei minha cura obrigado foi sem querer pior que ate minha esposa não entende meu pai TDs po se ta ficando Loko de tanto exames kk ninguém

    ResponderExcluir
  56. Meus deus tenho isso a tempos nem sabia achei minha cura obrigado foi sem querer pior que ate minha esposa não entende meu pai TDs po se ta ficando Loko de tanto exames kk ninguém

    ResponderExcluir
  57. Meus deus tenho isso a tempos nem sabia achei minha cura obrigado foi sem querer pior que ate minha esposa não entende meu pai TDs po se ta ficando Loko de tanto exames kk ninguém

    ResponderExcluir
  58. Meus deus tenho isso a tempos nem sabia achei minha cura obrigado foi sem querer pior que ate minha esposa não entende meu pai TDs po se ta ficando Loko de tanto exames kk ninguém

    ResponderExcluir
  59. Então quer dizer que meu pâncreas parou de funcionar é isso

    ResponderExcluir
  60. Oi meu nome é êmille emanuelle e tenho sentindo alguns desses sintomas ate me assustei quando comecei a ler.. desse que comessei a sentir uma sensacao extranha depois de comer como corpo pesado, fico um pouco zonza, sinto um pouco de dor de cabeca.. na hora que acordo as veses no decorrer do dia e quando acordo tenho alem da dor de cabeca uma sensasao extranha no corpo fico deitada o tempo td no sofa e por conta disso n estou me alimentando direito pq qualquer coisa q eu como me deixa assim.. deaconfiu de um possivel gravidez por ter algums sintomas e n sei se oque estou sentindo esta relacionada aos sintomas

    ResponderExcluir
  61. Oi meu nome é êmille emanuelle e tenho sentindo alguns desses sintomas ate me assustei quando comecei a ler.. desse que comessei a sentir uma sensacao extranha depois de comer como corpo pesado, fico um pouco zonza, sinto um pouco de dor de cabeca.. na hora que acordo as veses no decorrer do dia e quando acordo tenho alem da dor de cabeca uma sensasao extranha no corpo fico deitada o tempo td no sofa e por conta disso n estou me alimentando direito pq qualquer coisa q eu como me deixa assim.. deaconfiu de um possivel gravidez por ter algums sintomas e n sei se oque estou sentindo esta relacionada aos sintomas

    ResponderExcluir
  62. BOM MEU CASO CHEGA A SER IRÔNICO.
    ACHO QUE CONTÁ-LO AJUDARIA!
    AOS 10 ANOS DE IDADE, SENTIA TODOS ESSES SINTOMAS, SOMADO À FALTA DE VONTADE DE FAZER QUALQUER COISA, MINHA QUERIDA MÃEZINHA ME LEVOU A UMA PEDIATRA, QUE AO OUVIR TODAS AS MINHAS QUEIXAS DE SONOLÊNCIA E CORPO PESADO (COMO SE NÃO CONSEGUISSE MEXER OS BRAÇOS)... TEVE OS DISPARATE DE DIZER QUE AQUILO ERA PREGUIÇA. FALOU ASSIM, NA MINHA CARA, JUNTO DA MINHA MÃE: VOCÊ ESTÁ COM PREGUIÇA.
    ENTÃO, PASSEI ANOS DA MINHA VIDA LUTANDO CONTRA MINHA "PREGUIÇA", TODA VEZ QUE MEU CORPO FICAVA DAQUELA FORMA EU SAIA DO LUGAR, IA FAZER ALGUMA COISA, ATÉ QUANDO NÃO AGUENTAVA MAIS E CAIA EM SONO PROFUNDO.
    COM O PASSAR DO TEMPO, FUI PERCEBENDO QUE FICAVA ASSIM COM MAIS FREQUÊNCIA. ANTES, ERA SÓ NO HORÁRIO DO ALMOÇO, DEPOIS NO CAFÉ DA TARDE, E DEPOIS NO JANTAR, E DEPOIS CALAFRIOS NOTURNOS, E DEPOIS ACORDAR COMO SE ESTIVESSE HA UM ANO SEM COMER.
    DECIDI QUE AQUILO NÃO ERA PREGUIÇA, RESOLVI PROCURAR OUTRO MÉDICO, JÁ 15 ANOS MAIS TARDE.
    QUANDO TERMINEI O MEU RELATO AO CLINICO GERAL, ELE DISSE: SEM DÚVIDAS, VOCÊ ESTÁ COM HIPOGLICEMIA, VOU PASSAR O EXAME SÓ PARA CONFIRMAR.
    NA HORA EU NÃO PENSEI NADA A RESPEITO, NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DISSO.
    NO DIA DO EXAME FUI SOZINHA, JUSTAMENTE NO DIA, ACHO QUE PARA ME APAVORAR, ESTAVA PASSANDO UMA REPORTAGEM DE UM SENHOR QUE FAZIA ZIG ZAG EM UMA BR E QUASE BATEU EM OUTRO CARRO, PARECIA BÊBADO, MAS OLHA! NÃO ERA BEBIDA.
    ERA A TAL DA HIPIGLICEMIA. AI SIM, ENTREI EM PÂNICO!!! E COMEÇARAM AS SESSÕES DE AGULHADAS, FORAM UMA 5, E ME DERAM O TAL CONTRASTE (NUNCA BEBI NADA MAIS DOCE DO QUE AQUILO) SOBRE A ORIENTAÇÃO: BEBE DE UMA VEZ, SE NÃO VOCÊ PODE FAZER VÔMITO.
    AQUILO TUDO ESTAVA PARECENDO UM FILME DESSES DE DRAMA.
    ENFIM, CONFIRMADAS AS CERTEZAS DO MÉDICO. PENSEI: QUEDA DE AÇÚCAR!!! HUMMMMM!!!!! VOU PODER COMER QUANTOS DOCES, DE TODOS OS TIPOS E SABORES QUE EU QUISER!!!!
    E FUI FELIZ DA VIDA AO NUTRICIONISTA.
    RSRSRSR ISSO FOI IRÔNICO.
    ACHO QUE SAI DE LA MAIS APAVORADA DO QUE DO LABORATÓRIO ONDE FIZ A CURVA GLICÊMICA.
    EU NÃO PODIA COMER MAIS NADA, E TINHA QUE COMER TODA HORA.
    COMO???? EU NÃO PODIA COMER DOCES, NEM AÇAI, NEM NADA COM TRIGO NORMAL, E ATÉ O ARROZ ELE ME MANDOU TROCAR.
    PENSEI, PRONTO CHEGOU O MEU FIM, DEFINITIVAMENTE NÃO IRIA CONSEGUIR FAZER A DIETA.
    PORÉM, OS SINTOMAS ESTAVAM CADA VEZ PIORES JA NÃO CONSEGUIA TRABALHAR DIREITO E ESTUDAR - ESTUDAR? SIMPLESMENTE NÃO ME LEMBRAVA DE NADA_ COMECEI A DIETA E CONSEGUI FICAR QUASE 6 MESES, EMAGRECI MUITO,ENTÃO, PAREI E AGORA ESTOU NA LUTA DIÁRIA PARA CONSEGUIR VOLTAR.
    HOJE OS SINTOMAS EM RELAÇÃO À MEMÓRIA ESTÃO MUITO PIORES, CONSIGO ESQUECER O CELULAR EM MINHAS MÃOS, TREMORES, DOR DE CABEÇA, MAU HUMOR, TIVE DEPRESSÃO, NERVOSISMO, HAAA E O MAIS NOVO TAQUICARDIA E FOME EM INTERVALOS MUITO MENORES.
    A INTENÇÃO DE TODO ESSE BLAH BLAH , É QUE MEU RELATO SIRVA PARA MÃES E PAIS QUE POSSAM TER FILHOS COM ESSES SINTOMAS, DEEM ATENÇÃO, TALVEZ SE EU TIVESSE COMEÇADO A DIETA AOS 10 ANOS, HOJE ESTARIA ESTABILIZADA E ACOSTUMADA COM NÃO PODER COMER DE TUDO.

    ResponderExcluir
  63. Olá estou me indentificando com esses sintomas relacionados a hipoglicemia. .vc poderia me informar que tipo de especialistas devo procurar...muito bom esse blog Parabéns. ..desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  64. Eu tenho problema com Hipoglicemia desde os 15 anos. Descobri qd não jantei e desmaiei pela manhã e fraturei o crânio.
    Agora acima dos 40 engordei,meu marido italiano,massas doces etc.
    Quero fazer regime...mas é duro pq tenho fome...de manhã muita fome.
    Estou tentando tapioca etc.Mas está dificil.Vou tentar seguir os conselhos...
    Muito bom estas informações...pq descobri q tinha o problema sozinha o médico disse que era stress.

    ResponderExcluir
  65. Oi gente como faço esse izame para saber se eu estou com esse problema. Eu às vezes tenho muita vontade de comer doces fico com as mãos tremendo. E me dar tonteiras

    ResponderExcluir
  66. Oi gente como faço esse izame para saber se eu estou com esse problema. Eu às vezes tenho muita vontade de comer doces fico com as mãos tremendo. E me dar tonteiras

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde, sou diabético tipo 2 a dois anos, e desse tempo até hoje venho pesquisando sobre o assunto. Não deixei de observar que aqui sugere o consumo de frutas (quanto mais melhor) e eu justamente agravei meu quadro de diabetes com suco de laranja. Ai pergunto( a fruta tem frutose que é açúcar isso não vai piorar o quadro do diabético?

    ResponderExcluir
  68. qual especialidade médica tenho que ir para me diagnosticar pois acho que tenho isso. Tenho me sentido muito mal.

    ResponderExcluir
  69. boa tarde , minha esposa senti vontade de vomitar , enjoou... ela nao esta gravida .. quando ela tem esses sintomas so passar quando como doce ... sera que e hipoglicemia

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Galera, boa noite!!! há tempo minhas refeições eram muito ruim, comia de tudo e tomava muito Nescau, era no café da manhã, lanche e jantar. Ano passado tive uma crise de hipoglicemia, todos esses sintomas que vocês disseram...impressionante, todos os sintomas!!Mas foi tratado como hipertensão.. Então decidi corta com refrigerante nescau e emagreci 8k...mas continue com arroz banco e outras guloseimas, soverte, pão branco etc..e os episodio voltaram com mais frequência..estava com muito medo achando que poderia ser um monte de coisas...orei ao Senhor e entrei aqui nesse site e pronto todos os sintomas iguais!! Então.. na semana passada comecei a passar mal com esses sintomas 1 hora depois de almoçar e passando mal peguei o glicosímetro e fui aferir, minha glicose estava 45...fiquei desesperado o panico e a ansiedade pioraram, tomei um copo com água e açúcar fui melhorando logo..Não imaginava que poderia ser hipoglicemia retiva!! muito Obrigado galera pela dicas!!

    ResponderExcluir
  72. Olá, ja faz alguns messes que tenho tido queda da glicose. Porem tenho acordado com tonturas e não conseguo comer coisas muito doce. Fico palida começo a suar e me da um enjoo, fico um pouco confusa .
    Suspeito de ter algum tipo de problema como a hipoglicemia.
    Não é todo médico que se enteressa em pesquisar e tentar descobrir o que é e o porque.

    ResponderExcluir
  73. Oii, é possível saber através de teste de glicemia se tenho esse problema?

    ResponderExcluir
  74. Desconfio que tenho glicemia pois muitos dos sintomas sitados tenho, muita fraqueza mas depois de dois dias que ingeri doces. Ingerindo limão ou laranja melhoro, mas o que mais me deixou perplexa e o sintoma da síndrome do panico que desenvolvi, agora penso será mesmo? Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  75. Qual exame mais indicado? tem algum exame para saber se tenho Hipoglicemia?

    ResponderExcluir