O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Acupuntura, hipoglicemia em recém-nascidos e + hipoglicemia reativa

"Diário Hipoglicêmico: A fraqueza passou, continuo a dieta e isso eh mto bom. Que ligação deve existe entre TPM e a fraqueza, pois assim q uma TPM passou, logo a outra foi junto...rs. Continuo passando por estresse emocional e isso n é bom, pois a fraqueza passou mas voltou a antiga sudorese noturna que ja não me visitava faz anos. Também estou tendo insônia e uma coisa leva a outra, pois sem dormir direito, ansiosa do jeito q sou e passando por estresse, simplesmente agora fiquei com suspeita de uma dispinéia suspirosa. Portanto fujam de estresse por favor! Sem brincadeiro, isso é bem sério. Se vc é ansioso(a) como eu, equilibrem isso. Vou recorrer a medicação natural para a insônia que tb é a causadora de problemas".

Olá Hipoglicêmicos! Bem? Espero q sim.
Olha, eu resolvi focar na pesquisa sobre medicina alternativa, que acho que no momento nos cai bem, afinal a medicina comum esta meio que dizendo: fim da linha, só tenho isso a lhe dizer a fazer.
Então estou começando pela acupuntura.
Achei algo que eu não imaginava, mortalidade de recém-nascidos pela hipoglicemia nas maternidades. A acupuntura veio salvar a vida dessas pequeninas novas vidas que mal chegaram ao mundo. Vcs sabiam dessa? Eu não...Deixarei o link do site da fonte.
Na sequencia encontrei sobre hipoglicemia reativa num site de acupuntura que recomendo muito a dar uma vasculhada pois eh bem interessante. No texto a Drª Vera Ligia Lemos fala de um jeito muito inteligente, verdadeiro e claro sobre a hipo reativa e detalhes de tratamento como a dieta que tanto queríamos saber. Também linkarei o site pra vcs ta bom?
Bom espero que gostem assim como eu gostei e vamos seguir na luta, em frente que como minha mãe diz: "Vamos segir em frente que atrás vem gente!" Bjos todos!

Efeito preventivo da acupuntura sobre hipoglicemia em recém-nascidos de alto risco

A hipoglicemia em recém-nascidos e prematuros é responsável por grande parcela de morbidade e de mortalidade em bebês internados na UTI Pediátrica. O presente estudo tem a finalidade de estudar a açao da Acupuntura na prevençao da hipoglicemia, em recém-nascidos de alto risco. Material - O estudo constou de observaçoes obtidas de 121 bebês, internados na Unidade de Alto Risco do Berçário do Hospital Alvorada, Santo Amaro, SP. Método - O método de estudo foi comparativo, em que, prospectivamente, 59 bebês tratados com acupuntura, durante quatro meses, foram comparados a 62 bebês nascidos em período imediatamente anterior, internados na mesma unidade e sob condiçoes gerais idênticas. Foram avaliadas as relaçoes existentes entre as variáveis peso ao nascer e idade gestacional com a incidência de hipoglicemia neonatal. Resultados - Os testes estatísticos aplicados mostraram que houve uma incidência de hipoglicemia significantemente menor nos recém-nascidos tratados com acupuntura, em relaçao ao grupo-controle, e que nao houve diferença significante, quando a hipoglicemia foi relacionada com o peso dos bebês ao nascer e com a idade gestacional. Conclusoes - Em bebês de alto risco, o estímulo dos pontos de acupuntura Ting mostrou ser significantemente eficaz na prevençao de hipoglicemia neonatal. (AU)


Apresentado em: Congresso Internacional de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina, 1, Säo Paulo, abr. 1995.
Autor: Menezes, Aparecida Assumpçäo; Yamamura, Ysao; Tabosa, Angela; Novo, Neil Ferreira.
Biblioteca Virtual em Saúde: http://migre.me/y52d
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hipoglicemia Reativa

Se você sente dores de cabeça freqüentes, adora doces e acredita que não pode viver sem eles, é gordinho, irrita-se facilmente, sente um sono irresistível durante o dia, cansaço sem causa aparente, tem falta de concentração, infecções de repetição... Preste atenção: você pode ser portador de hipoglicemia reativa.

A hipoglicemia reativa ou funcional está atingindo proporções epidêmicas nos Estados Unidos e no Brasil devido ao excesso do consumo de carboidratos refinados, como o açúcar e a farinha branca, juntamente com o aumento de alimentos processados.

Frutas, verduras, legumes, cereais, ovos, leite, manteiga, peixes... A natureza nos fornece alimentos saudáveis e garante há milênios a sobrevivência da espécie humana. Mas infelizmente o ser humano cria muitas coisas nada saudáveis. Em 1890 as bebidas à base de cola foram criadas popularizando-se rapidamente, inicialmente nos EUA e depois no mundo todo. Na mesma época foram criados os moinhos que refinavam o trigo e o transformavam em farinha branca. O açúcar e as farinhas refinadas são nocivos à saúde de qualquer um. Eles diminuem a resposta imunitária do organismo, causando infecções de repetição e podem ser associadas à dificuldade escolar, alergias, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e doenças degenerativas.
O açúcar é tóxico. Ele estimula uma síntese aumentada de insulina com conseqüente aumento de peso, aumento das taxas de colesterol, maior depósito do colesterol nas artérias, causando infarto e derrame.
Tanto o açúcar como as farinhas brancas são alimentos que aumentam a glicemia no sangue, estimulando o pâncreas a produzir mais e mais insulina.

A INSULINA

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas. Sua secreção é estimulada pela hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue). Estímulos nervosos e hormonais também controlam sua secreção. Sua principal ação é o aumento da permeabilidade das células à glicose, resultando na diminuição de seus níveis sanguíneos.
O nosso pâncreas atualmente é estimulado pelo açúcar e pelas farinhas refinadas a produzir mais insulina em um só dia do que foi durante toda uma vida dos nossos ancestrais. O diabetes tipo II (resultado da falência do pâncreas em produzir insulina) está se tornando uma epidemia mundial.

A HIPOGLICEMIA REATIVA

Hipoglicemia significa baixa taxa de glicose no sangue. A hipoglicemia funcional ou reativa ocorre quando quantidades excessivas de insulina são secretadas em resposta à ingestão de alimentos ricos em hidrato de carbono (a base de açúcares e farinhas). Esses alimentos estimulam a síntese exagerada de insulina, que faz com que o açúcar do sangue (glicose) seja rapidamente armazenado causando uma diminuição do aporte de glicose ao cérebro. A falta de glicose no cérebro é responsável por sinais e sintomas variados como depressão, cansaço, falta de vontade, sonolência, ansiedade, síndrome do pânico, falta de concentração, sensação semelhante à queda de pressão arterial, tontura, fraqueza, labirintite...
Duas a quatro horas depois de uma refeição o paciente sente fraqueza, fome, fica agitado e, às vezes, fica inconsciente.
Freqüentemente o obeso passa a comer os alimentos que mais lhe aliviam os sintomas: pão, bolachas, doces, chocolates, refrigerantes... Isso conseqüentemente aumenta a taxa de insulina no sangue, que promoverá a hipoglicemia. Para fugir dos sintomas da hipoglicemia o indivíduo recorre novamente aos alimentos a base de açúcar e farinhas brancas, o que acarretará em hipoglicemia... E o ciclo vicioso se repete, agravado pela instalação de excesso de peso que se vai acentuando com o passar dos anos. Crianças também são afetadas pela hipoglicemia. Por isso, é importante o diagnóstico precoce, já que, nesses casos, a queda da taxa de glicose pode provocar sérios danos neurológicos.

OS SINTOMAS

Aumento do apetite, que passa a ser voraz. A fome surge poucas horas após o almoço ou o jantar e está presente nos intervalos entre as refeições.
Vontade exagerada de comer doces, tontura, vertigem, suores noturnos, fraqueza, falta de energia, acordar com dor de cabeça de madrugada, ansiedade, irritabilidade, inquietação, impaciência, confusão mental, sonolência, sono irresistível que vem de repente e fora de hora, diminuição da memória, diminuição da concentração, síndrome do pânico, crise de labirintite, câimbra noturna nas pernas e pés, dores nas pernas, dor lombar, dores musculares, dor de cabeça freqüentemente pela manhã ao levantar, no final tarde ou quando tem fome.

O DIAGNÓSTICO

Trata-se de um problema dificilmente diagnosticado pelos médicos em geral. O exame laboratorial para o diagnostico é a curva glicêmica prolongada até 5 horas. O diagnostico é feito quando ocorre uma queda igual ou superior a 20 mg% em relação ao valor inicial. Porém cerca de 20% dos portadores apresentam este exame normal. Portanto, os sinais e sintomas relatados ao médico são fundamentais para que ele feche o diagnóstico.

O TRATAMENTO

Não há cura. O tratamento é a sua prevenção, obedecendo-se a uma dieta adequada.
Em primeiro lugar, deverão ser definitivamente abolidos os alimentos desencadeadores das crises: açúcares refinados e farinhas brancas (bem como todos os seus derivados). Estaremos assim controlando os efeitos nocivos da insulina.
Já para prevenirmos a queda da glicemia (taxa de açúcar no sangue) devemos realizar seis refeições ao dia: desjejum, às 10 h, almoço, às 15 h, jantar e antes de deitar-se. Faça seus horários, mas procure alimentar-se a cada 3 horas. É recomendável fazer estas refeições com número igual ou aproximado de calorias em cada refeição. Sempre que houver suspeita de sintomas, procure ingerir calorias extras. Frutas, verduras e legumes continuam liberados, mas convém trocar o arroz branco pelo integral.
A dieta adequada deve conter todos os nutrientes essenciais ao organismo: aminoácidos, gorduras, vitaminas, minerais essenciais e antioxidantes. Não deixe de consultar seu médico, pois provavelmente ele fará uma reposição de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Mesmo que você não seja portador da hipoglicemia reativa, procure eliminar definitivamente da sua dieta o açúcar refinado, as farinhas brancas, refrigerantes artificiais, cremes gordurosos, enlatados e embutidos, frituras, conservantes, acidulantes,... Respeite seu organismo e propicie a ele apenas alimentos saudáveis, assim, você viverá mais e melhor.

Dr.a Vera Ligia Lemo São Paulo, São Paulo, Brazil BIOMEDICA ACUPUNTURISTA. ***Lato Sensu em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (ETOSP). ***Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura (ETOSP). ***Especialização em Saúde Pública (São Camilo). ***Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Biomedicina (UMC).
Acupuntura e Equilibrio: http://migre.me/y4IJ

Um comentário:

  1. mto instrutivo esse post... já passei para os meus amigos e familiares até pq ainda tem mta gente q nao entende o nosso problema...

    bjokas!!!!!!!

    ResponderExcluir