O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Blogagem Coletiva - Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?!

Hipoglicêmicos, voltei depois de muito tempo não é mesmo? Pois é, hoje preciso definir as prioridades da minha vida e essa é uma delas. Me comprometo a escrever no prazo máximo de um mês!

Me sinto mal esses dias, pois adoecia de gripe e os remédios, ou um remédio medicinal que tomei descompensaram minha glicose e tive um mal estar no trabalho, além do mal estar da gripe forte que tive.


Estava esse tempo todo misturando alimentos com farinha branca na dieta, mas isso não foi uma grande idéia, foi meio catastrófica. Bom serviu para eu descobrir que nem todos ficam bem depois de um ano de dieta, se esse for o teu caso, é o meu também...Pensei em escrever esse tempo todo, mas a correria do dia-a-dia não me deixaram. Por isso definir prioridades foi uma forma de executar os planos que mais dou importância! Agora terão minha companhia mais constantemente! Não que eu seja indispensável na vida de vocês, mas a responsabilidade de criar o blog e de me juntar a vocês é algo que não pode ficar de lado! Hoje estou bem melhor.







Como vão todos vocês queridos Hipoglicêmicos ?! Eu estou voltando a minha dieta!

Percebi que cada vez mais pessoas novas participam do blog. Uma das características mais comuns entre os novos são a de muitas dúvidas e muitas pesquisas a respeito da Hipoglicemia Reativa. Farei mais um post sobre isso, especialmente aos novos seguidore e leitores!

Hoje estou aqui por um motivo especial, nós blogueiros diabéticos e hipoglicêmicos estamos em um evento divulgado no Facebook com o título: "Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?", iniciada pelo Marcelo Raymundo ; pelo blog Viver com Diabetes e nossa querida Nicole Lagonegro do Blog Minha Filha Diabética. Estamos todos juntos para levantar a polêmica questão: Diabetes tem cura?

Resolvi Participar dessa idéia pois sabemos que a Hipoglicêmia Reativa pode avançar para o Diabetes. Então se somos diabéticos em potencial, porque não levantar essa questão? A idéia basicamente foi criada porque, vejam vocês, o tratamento com insulina foi iniciado em 1921. Desde essa data, sou seja, 90 anos atrás até hoje a única coisa que aconteceu de avanço foi a tecnologia na fabricação da insulina. O tratamento continua o mesmo.

Há um investimento pesado nas pesquisas de aprimoramento no tratamento farmacêutico da diabetes que melhoram a qualidade de vida do paciente. Mas em se tratando de diabetes tipo 2 (aquela que não precisa de insulina, somente tratamento com remédis e dieta) não há nenhuma hipótese promissora de cura.
Tirarei uma parte do texto da postagem do blog Viver com Diabetes, para explicar sobre as últimas informações do diabtes tipo 1, vejam:

"Já o tipo 1 tem pesquisas muito mais promissoras. Recentemente, veio à tona a informação de que a equipe da pesquisadora do Hospital de Massachussets, Denise Faustman, descobriu que a vacina BCG induz o sistema imunológico a produzir o Fator de Necrose de Tumor (TNF), que mata as células T que fazem com que o pâncreas pare de produzir insulina. Para continuar as pesquisas que até hoje foram custeadas por ONG e pelo próprio Hospital, ela esbarra em falta de financiamento. Ela disse que correu nos laboratórios para tentar conseguir a verba que falta para concluir a pesquisa. Segundo os pesquisadores, a resposta foi: “se você está propondo a cura, de onde vamos tirar nosso lucro”. Vale lembrar que ainda não se trata de uma cura definitiva. Faustman explica que a droga produz um efeito transitório, que teria de ser tomada em intervalos repetitivos, talvez a cada quatro ou seis semanas. Mas, segundo a pesquisadora, “seria um indício de que o pancreas pode ser restaurado.”

O que basicamente eles querem com esse dia de blogagem coletiva? Levantar a questão sobre a cura do diabetes!
Isso mesmo, Mesmo que a indústrias farmacêuticas tenham se empenhado em remédios cada vez mais eficazes, sabemos que nada foi feito com relação a cura da doença. O que podemos dizer sobre isso seria o porque do não questionamento desse fato. Talvez a indústria farmacêutica lucre muito mais com a dependência química dos pacientes. Teoria da conspiração? Não exatamente.

Comentem, postem. Vamos tirar essa dúvida das conversas informais em rodas de amigos ou bate-papos. Vamos pesquisar mais sbre o assunto, afinal os pacientes morrem, sofrem muito com as consequências, privações e cotidiano nada comum dos diabéticos.

Tenho que comentar aqui, que minha mãe foi diagnosticada diabética tipo 2 a pouco tempo. Ela não iniciou a dieta corretamente na primeira consulta, não como agora. Consequência? Esta com uma labirintite bem avançada, problemas oculares e início de depressão. Os sintomas foram rapidamente aparecendo e avançando em seu organismo, só pelo aumento da glicose.

A glicose é nossa fonte de energia, mas em grande quantidade, motivo de falecimento?! Vamos buscar respostas? Por nós, por nossos amigos e por nossos familiares tão queridos.
Cura do Diabetes?! Uma causa perdida?! Pensem nisso.


Comentem!

16 comentários:

  1. Que bom que vc voltou a postar! Precisamos desse espaço pra nos ajudarmos, já que somos tão carentes de informação sobre a Hipo Reativa aqui no Brasil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uma dica para os hipo reativos é observar no rótulo se o produto, mesmo sem adição de açucar, contém "xarope de frutose de milho", um veneno pior ainda que o açucar e muito usado pela indústria como adoçante. Fujam dos produtos com esse aditivo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. olá meninas gostaria de tirar uma dúvida com vcs...emagreci muito ao fazer a dieta com integrais e estou muito triste com isso..será nós os hipoglicêmicos podemos tomar remédio para engordar? tipo complexo B e etc...

    ResponderExcluir
  4. Lídice, veja, você pode se alimentar de 2h em 2h e aumentar a quantidade de carboisratos. A dieta não precisa ser com restrição total de gorduras. Você pode aumentar também as proteínas.
    Existem até pizzarias que fazem pizza com massa integral!
    Bjos Querida!

    ResponderExcluir
  5. Lala eu preciso tirar algumas dúvidas aqui no blog,quero entender algo, com a dieta radical só com diets os sintomas da hipo somem ou só atenuam? e lí num site algo que eu desconhecia, que a hipoglicemia pode ser sintoma de outra doença escondida tipo câncer,meu Deus!!! que Jesus nos guarde de todo mal amiga...e aí vem a preocupação pois eu ainda tenho muitos sintomas, as tonturas são o pior, estou arrasada...suas palavras e respostas são nosso alívio pois sei que vc já pesquisou bastante sobre o assunto por isso gosto de trocar idéias com você,muito obrigada e que Deus continue abençoando a todos nós neste blog.

    ResponderExcluir
  6. Lídice, cuidado com as coisas que vc lê na internet. A hipoglicemia pode, sim, ser sintoma de câncer, mas a hipoglicemia REATIVA é bem diferente da hipoglicemia sozinha. Nosso problema é uma síndrome metabólica que está ligada à alimentação. Muita informação por aí diz respeito somente à hipoglicemia sem ser reativa. Não se desespere. Vc já procurou um médico para acompanhar seu problema? Precisamos saber sempre como está nossa insulina e se está tudo ok com o pâncreas. Procure também uma nutricionista pra te ajudar com uma dieta que atenda as suas necessidades. A gente precisa focar no que podemos comer, e não no que não podemos. Existem chocolates e doces diet que são deliciosos. Não perca o prazer de comer! Assim vc vai se adaptando e conseguindo qualidade de vida. Estou há 1 mês fazendo a dieta e meus sintomas são bem leves, a cada dia estou melhor. :)
    Não desanime!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pessoal!
    Faz alguns meses que descobri que tinha hipoglicemia, numa consulta com um otorrino, depois de muitos anos de tontura, descobri que tenho sindrome de meniere que afeta o equilibrio e a audição; mas um dia não estava em crise, mas com todos os sintomas ele pediu o exame da curva e constatou ela foi de 80,00 basal pra 161,00 em 60 min, e pra 12,00 em 120 min.
    Ele me indicou um nutricionista disse que nunca tinha visto tão baixa, que o minino que já tinha visto era 33, e que eu poderia entrar em coma, danos cerebrais enfim, o que vcs conhecem.
    Na época tinha mais problemas que soluções não tive dinheiro pra ir ao nutricionista e fiz a dieta por conta própria deu resultado em 3,4 semanas, mas 1 mês depois da melhora eu piorei muito fiquei pior do que estava e voltei a comer açucar e me sentir muito bem como fazia muito tempo que não me sentia.
    Mas também não durou muito tempo um mês depois comecei a ficar ruinzinha de novo e faz uns 2 meses tenho empurrado com a barriga então decidi voltar pra dieta que é muito dificil.
    Eu tenho que fazer até porque ando com muito medo de voltar a desmaiar ou cair como veio ocorrendo nos ultimos 2 meses; estou com quase 7 meses de gestação - minha princesinha chega em dezembro-.
    Meu Go nunca deu muita importancia pra isso disse que era pra eu chupar uma balinha quando eu me sentisse mal :(
    Não faço isso claro, minha mãe então foi procurar um endocrinologista que fosse especialista nisso, não encontrou, ligamos pro plano de saúde eles nos indicaram o setor gestacional do hospital da unimed, lá o médico responsavel ouvindo o caso disse que eu tenho que ir pro grupo de gestante de risco do hospital pois meu caso é sério, e é de risco pois eu tenho hipoglicemia.
    Pedi encaminhamento pro meu médico que pela reação achou desnecessário, e nos próximos dias estou indo pra lá começar com o grupo.
    Torçam por mim!
    Fazem 6 anos depois de uma cirurgia de estomago que me sinto mal, desde lá nada foi descoberto, este ano que fui descobrir com o otorrino, e só me preocupei porque estava no começo da gravidez e por isso fui procurar ajuda mais ou vez depois de um desmaio e dois joelhos bem ralados e machucados, Deus é tão bom que quando caio ou desmaio sempre é de joelhos, nunca bati a minha barriga o que não posso de maneira alguma, pois meu sangue tem rh - e do meu marido é rh+, e meu Go disse que vacina só se toma depois que o bebe nasce.

    Agora algumas duvidas...

    A sucralose da finn e linea é boa? dá pra usar? e da pra tentar fazer algum doce com isso? e o gosto é bom? é a mesma da splenda?
    Achocolatado e chocolate em pó diet pode? porque todos os que eu vejo tem carboidrato, mesmo não tendo açucar.
    E pão integral quando tem açucar ou carboidrato pode?
    Refrigerante zero, como coca, sprite e guaraná pode?
    Farinha de trigo integral pode, mesmo tendo carboidrato?

    Tudo que eu vou tentar comprar seja leite condensado, chocolate, pão, mesmo diet tem carboidrato, não consigo entender...
    Tô virando a maria rótulo, tudo que eu vejo eu leio pra saber se tem carboidrato ou açucar e acabo não comprando nada porque tudo tem.

    Por favor me ajudem minha dieta tah assim.
    manhã: Yogurte natural com uma fruta batido no liquidificador,
    lanche: umas duas bolachas de agua e sal
    almoço: arroz, feijão, ovo frito , ou carne muito raramente(detesto carne)
    tarde: yogurte com fruta de novo
    lanche: bolacha de novo
    Janta: o mesmo do almoço, ou pão integral com queijo e presunto.

    Tah dificil principalmente a parte do yogurte porque tem gosto de nada e meu maior medo é da minha bebe não estar sendo "bem alimentada" por conta da dieta.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga,Natye...

    Não sou médica, mais tenho hipo tbm, andei olhando seu cardápio e não está muito legal amiga, ainda mais para uma gravida, cadê as verduras e legumes...isso ajuda muito na hipo tbm são fibras. Vc pode tomar leite, existem alguns achocolatdos dieteticos que são até gostosinhos,...rsrsrs, algumas coisas eu não levo muito ao pé da regra, eu estou tomando o toody ligth, tem alguns produtos light que são aduçados por sucralose, e não costumo sentir nda, qd consumo.Tbm virei a rainha dos rotulos, existem alguns produtos diet, que são tão doces que chega ser horriveis, mais isso só experimentando que vc vai conhecendo, agora o iorgute estou usando o activia ele não é muito doce, o de amexa, vc pode comer barrinhas diets tbm são boas, como muitas frutas, claro as que podem, que contem menos açucar, como pera, maça, mamão, melão, cuidado com laranja, uva, caqui, banana nanica, essas contem muito açucar.
    Olha suas dúvidas sobre os produtos diets, na proxima semana irei a um nutricionista e vou perguntar tudo e se ele passar um cardápio vou colocar aqui no blog, talvez pode ajudar.

    Já tive algumas crises complicadas, já passei por vários tipos de sintomas, tonturas..já me ralei toda tbm, cai na rua..rsrs., sensação de desmaios, dores no corpo, cansaço, dor de cabeça, minha endocrinologista me passou um complexo de vitaminas manipulado, que tem cromo, que ajuda muiiiito, não tem efeito colateral, me sinto muito melhor tomando ele, tomei por 90 dias e já me sentia curada, já tinha voltado a comer de tudo, ai ele acabou e com 15 dias sem, voltaram todos os sintomas, fiquei muito mal, não conseguia vaga na minha médica, nossa não aguentei e consegui manipular o remedio novamente, devido ser apenas vitaminas, não tinha importancia, mesmo com o remedio ainda fiquei mau por 1 mes, com crises diarias de sensação de desmaio... mesmo fazendo a dieta, certinha demorou que meu organismo se organizasse, hj estou bem, mais nem arroz ando comendo diariamente mais, fiquei 10 dias sem comer arroz, e não sei se foi a dieta ou os remedios, estou bem melhor agora, a minha médica e me pediu para ir a um nutricionista, e vamos ver como vai ser essa dieta... se precisar de alguem para conversar e trocas experiencias meu email é alinne.p.pierazo@gmail.com...
    MELHORAS..
    ABRAÇOS..

    ResponderExcluir
  10. meninas,se alguma de vcs puder responder minhas perguntas,se souberem lógico,alguém de vcs emagreceu muito com a dieta sem carboidratos e sem açucar? vcs ainda sentem tonturas quando comem demais ou quando saem da dieta? como eu já havia comentado antes aqui no blog e que me deixa pensativa é porque a maioria das historias que leio as pessoas que produzem excesso de insulina são gordas ou engordam e nós os magros? emagrecemos porque? bjss e obrigada por todas as respostas.

    ResponderExcluir
  11. Olá, meninas...

    Hoje me consultei com uma nutricionista, e ela me tirou algumas dúvidas e uma delas é que jamais podemos cortar todo carboidrato de nossa dieta.. Temos que diminuir o consumo, mais não pode deixar de consumir.

    Ainda estou aguardando que ela me passe por email o meu cardápio...quando ela me passar, coloco aqui no blog, talvez ajude alguem...então amigas se tem muitas de vcs que estão tendo perca de peso, pode ser por falta de carboidrato no organismo....a falta de carboidrato em nosso organismo pode nos levar a ter crises de hipoglicemia também... vai a dica.

    Espero ter ajudado alguem.

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Se alguém estiver com consulta marcada com nutricionista favor perguntar se os hipoglicemicos podem tomar o BCAA que é um complexo composto de proteinas usado pelos atletas este composto aumenta a massa magra e dá força.Postem resposta dos nutricionistas obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas tudo bem? Que legal encontrar um site onde as pessoas podem compartilhar as duvidas sobre uma situação a qual não temos muita informação. Descobri que tenho hipo reativa a dois dias, imaginem que faz 3 anos que sou tratada como sindrome do panico! Pois é... eu mesma descobri minha doença lenso os sites e fui ate um endocrino que me pediu o exame e diagnosticou o meu problema. Eu esotu tomando um remedio para isso, vcs ja to maram? o nome do remedio é : GLIFADGE 500 mg, essa senama devo tomar 1 por dia, e a partir de semana que vem devo tomar 2 por dia. Meus sintomas são horriveis, mau estar horriveis... faz dois dias que estou tomando o remedio e estou me sentindo muito melhor! O que vcs sabem sobre isso! Muitissimo obrigada meninas! beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Renata, tbm tomei muitos remédios errados, sempre fui diagnosticada como ansiedade, rsrsrs, já tem um ano que descobri a hipo, já passei por periodos horríveis e por momentos melhores, isso faz parte da doença, te dou uma dica, faça a dieta isso vai ajudar muiito a controlar as crises. Eu sempre tomo CROMO, é uma vitaminda manipulada que me ajuda muiiito. Agora sobre esse remedio que vc está usando nunca ouvi falar, pode ser que suas taxas seja muito baixas talvez por isso o medicamento.

    Qualquer coisa quiser conversar meu msn: alinne.pereira-rv@hotmail.com

    Abraços e melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline vi que vc faz uso do cromo, eu quero mt tomar, gostaria de saber mais a respeito cm dosagem e tal, minha endocrino ñ acredita nisso...( decepção) mas vou na nutri, na esperança que ela passe...desde já mt obrigada

      Excluir
  15. Oi pessoal, até descobrir que tenho hipoglicemia reativa sofri mtcm tds os sintomas que vcs conhecem bem...mas infelizmente os médicos que fui não me passou nada que me pudesse ajudar tb, em várias pesquisas ei vi que o cromo ajuda mt, alguém aqui que faça uso poderia me explicar melhor se funciona mesmo e a dosagem...

    ResponderExcluir