O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grão de bico e receita de Puchero (Olé)

Olá a todos!
Meninos e meninas, Saiu uma matéria sobre o grão de bico no ExpressoMT no Mato Grosso do sul, como vcs podem ver na barra lateral do blog, em atualidades, que o grão de bico é maravilhoso, e principalmente não é ruim para nós, assim como a maioria dos grãos.Vejam:

"Apesar de pouco consumida no Brasil, essa leguminosa é amplamente utilizada como ingrediente de pratos indianos e em diversas localidades do Oriente Médio, na forma de hummus, falafels e curries. Ele apresenta, em média, 20% de sua composição total de pura proteína. É uma dica valiosa para quem está querendo substituir a carne vermelha em seus menus: o grão-de-bico é uma rica fonte de proteínas que, quando combinado com um cereal integral (macarrão de trigo integral, arroz integral, etc.), tem sua biodisponibilidade potencializada no organismo."
"Outro destaque de sua composição é o elevado teor de fibras (12% da sua composição total), principalmente na casca, que auxilia no melhor funcionamento do intestino. Além disso, a ingestão do grão-de-bico também evita elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Isso ocorre porque ele proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo assim os danos causados pela resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes."

Minha família por parte de pai são de descendência espanhola, e por isso, o grão de bico sempre foi presente para eles, não para mim pois na minha casa minha mãe não curtia muito fazer.
Mas uma das lembranças mais fortes com esse grão milagroso são de meu avô, vindo de Almeria na Espanha, cozinhava grão de bico e fazia puchero quase todos os dias, mas ele fazia mais com frango. Olha, como comiam grão de bico essa família! rs
Vou deixar aqui para vocês uma receita de Puchero, para vcs aproveitarem bem esse grão, a famosa feijoada espanhola e divina. Agora é mais uma opção de refeição!
Olé!

Tipo de Culinária: Espanha
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: CarnesRendimento: 10 porções

Ingredientes

500 gr de grão-de-bico
750 gr de coxão-mole em cubos médios
100 gr de toucinho em cubos pequenos1 unidade(s) de paio Sadia em rodelas1 unidade(s) de lingüiça calabresa defumada em rodelas
2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
3 unidade(s) de cenoura em cubos pequenos
4 colher(es) (sopa) de óleo de soja
1 unidade(s) de cebola picada(s)ver vídeo
1 tablete(s) de Caldo de carne Knorr
1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, cozinhe em panela de pressão por 30 minutos. Aqueça o óleo em uma panela e frite a cebola até dourar. Acrescente, aos poucos, a carne, o toucinho, o paio, a lingüiça e o tomate. Deixe refogar por alguns minutos. Junte a cenoura e o caldo de carnever vídeo e deixe cozinhar, acrescentando água fervente, se necessário.
Quando a carne estiver cozida, junte o grão-de-bico escorrido e cozinhe por mais 15 minutos. Enfeite com salsinha e sirva bem quente.


Receita tirada do site Cybercook da Knnor : http://cybercook.terra.com.br/receita-de-puchero.html?codigo=11731
Campanha de incentivo a dieta: Façam ja!
  • Troquem carboidrato branco por integral;
  • Não comam doces;
  • cortem o açúcar da alimentação;
  • comam frutas, verduras e legumes em mais quantidade;
  • pratiquem exercício físico conforme o médico indicar, com cuidados especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário