O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sexta-feira, 12 de março de 2010

Infromações para acrescentar

Sempre é bom saber:

Nem todas as manifestações acima ocorrem em todos os casos de hipoglicemia e não há ordem consistente para o aparecimento dos sintomas. Manifestações específicas variam de acordo com a idade da pessoa e severidade da hipoglicemia. Em crianças pequenas vômito geralmente acompanha a hipoglicemia matinal com cetose. Em crianças mais velhas e adultos a hipoglicemia moderadamente severa pode ocasionar mania e doença mental. Em idosos a hipoglicemia pode ocasionar efeitos de derrame localizado. Em recém-nascidos a hipoglicemia pode ocasionar irritabilidade, dificuldade de respirar, episódios de apnéia, suor, hipotermia, sonolência, recusa em alimentar-se. Os sintomas de um indivíduo tendem a ser similares de um episódio para o outro.

Quase sempre a hipoglicemia forte o suficiente para provocar ataque apoplético e inconsciência pode ser revertida sem danos aparentes para o cérebro. Casos de morte e dano neurológico permanente devido a um único episódio geralmente são devidos à inconsciência prolongada e sem tratamento, interferência com a respiração, outra doença concorrente grave ou algum outro tipo de vulnerabilidade.

Revertendo hipoglicemia aguda

A glicose no sangue pode ser elevada ao normal em minutos com 10-20 gramas de carboidratos tomados como bebida ou comida se a pessoa estiver consciente e capaz de engolir. Essa quantidade de carboidratos está presente em: 100-120 ml de suco de laranja, maçã ou uva; 120-150 ml de refrigerante comum (não-light), uma fatia de pão ou em torno de uma porção de alimentos com bastante amido. O amido é rapidamente digerido em glicose, mas adicionar gordura ou proteínas retarda a digestão. Os sintomas devem começar a melhorar dentro de 5 minutos, porém a recuperação total pode levar 10-20 minutos. Dar muita quantidade de alimentos não acelerará a recuperação, e se a pessoa tiver diabetes poderá ocasionar hiperglicemia posteriormente. Se a pessoa estiver sofrendo de efeitos tão fortes de hipoglicemia que não for capaz de ingerir nada pela boca, a glicose pode ser dada através de infusão intravenosa ou ser dada injeção de glucagon.

Prevenção de episódios de hipoglicemia

O meio mais eficiente de prevenir hipoglicemia depende da causa. O risco de episódios de hipoglicemia diabética pode ser reduzido ao abaixar a dose de insulina ou outros medicamentos, ou ao ter atenção mais meticulosa ao equilíbrio de glicose no sangue em ocasiões fora do comum como em caso de muito exercício físico ou ingestão de álcool. Muitos dos problemas metabólicos em recém-nascidos requerem carboidratos extra, ou evitar ou diminuir os intervalos de jejum. Vários tratamentos são usados para hipoglicemia hiperinsulinêmica dependendo da forma exata e severidade. Hipoglicemia devido a deficiências hormonais geralmente cessa quando o hormônio apropriado é reposto. Casos de hipoglicemia devidos a condições pós-cirurgicas são melhores tratados com alteração da dieta. Hipoglicemia reativa com baixos níveis de glicose pode ser evitada consumindo gorduras e proteínas com carboidratos, adicionando lanches ou reduzindo a ingestão de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário