O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sábado, 27 de março de 2010

Comparação de sintomas: Diabéticos e Reativos

Bom, como eu havia dito, estou na pesquisa sobre as reações, sintomas de um diabético à hipoglicemia e um hipo reativo.
Preferi pesquisar videos, pq lembro-me de ter assistido um filme e que a menina diabética tipo 1 usava de medicamento. Ela tem uma crise de hipoglicemia mas estranhamente no filme mostra como uma crise glicemica, tendo ela que usar do medicamento (que não sei qual seria, pois insulina seria a morte). Enfim, a crise era exatamente como a minha. Isso me fez ver que mostrar imagens vale mais que mil palavras e pode nos ajudar a nos reconhecer, como aconteceu comigo assistindo ao filme e entendendo na época que eu poderia ter sim a hipoglicemia.
Mas como havia colocado no post anterior, sobre o texto que fala dos sintomas do diabético em crise seria muito pior que os reativos.
Para nossa sorte encontrei exatamente isso vasculhando em busca do filme q vi, mas no meio da procura vi um bem interessante num Blog desses que se associa-se com cadastro para divulgação. Era um post de um blogger diabético e ele afirmou que quem era diabético tipo 1 sabia bem o que era aquela crise. Um filme chamado Steel Magnólias, de 1989 em que a personagem cômica de Julia Robert é diabética e tem uma crise hipoglicêmica em meio a conversas hilárias. Claro que choquei ao ver, mas não esqueçam que é uma comédia. Valhe a pena ver e acredito que seja algo muto difícil, apesar de passarmos pouco perto disso.
Peço desculpas pela falta de dublagem, pois não encontrei a cena dublada ou legendada, mas da pra entender.
http://www.youtube.com/watch?v=jnz94wSOw40

Bom agora vou falar do filme q assisti e tanto procurei, ele se chama: O quarto do pânico (Panic Room 2002) Com Jodie Foster e Kristen Stewart. Jodie faz a mãe Meg e Kristen faz a filha Sarah, que é diabética. É um filme de suspense mas que fez com que eu entendesse mais e me enxergasse, sendo uma cena bem real em que Sarah esta meio a uma crise que acredito ser de hipoglicemia. Não encontrei nada sobre a cena por enquanto, mas pelos comentários no youtube entendem que o medicamento era Glucagom, que aumenta a glicose no organismo reforçando minha idéia de crise de hipo.
Portanto, é um filme de suspense, e a cena da crise era para reforçar o clima de claustrofobia. Da mesma forma não esta dublado ou legendado.
Eu simplesmente me vi ali e vcs?

http://www.youtube.com/watch?v=SykcVYwupIM&feature=related

O que posso dizer é que ainda estou em dúvidas sobre as diferenças e familiaridaes das crises reativas e mellitus tipo 1. Se alguém que esta lendo for um diabético tipo 1 e quiser deixar sua contribuição desde ja agradeço muito, enqunto isso continuo a pesquisa e também vou em busca de diabéticos. Vamos lá!

Um comentário:

  1. Oi.. sendo filha de mãe diabética tipo I e assistindo as crises desde pequena, só de olhar para minha mãe eu sei quando ela está com hipoglicemia. Mesmo qdo ela diz que não está mal.

    A fala fica mole, lenta, custa a terminar uma frase, como ela mesma diz, tem ausências, vai perdendo a memória e a capacidade de pensar, agir. Não atende ou obedece meus chamados. Fica gelada, suando muito e o andar fica trôpego, como de um bêbado.

    Infelizmente algumas vezes nessas crises ela se torna agressiva e teima em não beber o suco (com açúcar para subir a glicose mais rápido)eu dou com canudo por ser mais fácil para ela beber, bate os pés, parece estar olhando para o nada, pode inclusive emitir gemidos e grunhidos como se fosse louca, mas não é.. é somente uma crise violenta de hipoglicemia.

    Se a hipoglicemia acontecer com ela ainda dormindo, é bem difícil fazer voltar. Nesses casos eu tento acordá-la, mas se não der passo açúcar na parte de dentro da gengiva, embaixo da língua.

    Meu filho e eu já conseguimos salvar minha mãe várias, inúmeras vezes, mas tem vezes que ela simplesmente apaga e aí só com glicose na veia mesmo. Ela usa uma insulina que age durante 24 hs e tb usa uma outra, a rápida, qdo ela precisa baixar a glicose. Notei que após longos anos assim (são 37 desde que ela ficou diabética), as crises são mais severas e ela nem sempre consegue perceber que está passando mal.

    No filme da Jodie Foster, a menina teve uma crise de hipoglicemia, ela precisava comer algo e, se não estou enganada, o que a mãe injetou foi algo para levantar a glicose da menina.

    ResponderExcluir