O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sábado, 3 de abril de 2010

E na hora de comer? O que vc come?

Oláááa a todooos !!! Feliz Páscoaa! Sem ovooooo!!! rs

Como vão vcs? Estão bem? Espero que sim, dentro no nosso possível.
Gente, recebi mais um comentário da Nani, ela fala algumas coisas bem interessantes e também a dúvida que algumas pessoas estão quanto ao que como, bom vejam o comentário resumido:

"...por enquanto estou me habituando a comer de 3 em 3 horas (pois é... meu medicou receitou comer de 3 em 3 horas e nao de 2 em 2 horas como eu já li em um de seus posts)e tb me habituando a não comer banana, uva, beterraba e cenoura (pelo menos por enquanto, no início da dieta, ordens do meu médico, rsrsrrs)ele me passou uma dieta bem severa, principalmente por causa das síncopes q eu estava tendo, e tb me passou um remédio chamado Inderal... pq a hipoglicemia afetou mto a minha pressão arterial, e acredito q a função desse remédio, conforme eu li na bula é pra amenizar esse mal-estar q me dá e normalizar a pressão...
... como eu estou começando com a dieta... enfim... gostaria q vc postasse o q vc come, os horários, os tipos de frutas, verduras, pães, enfim... td... se possível... desde já, obrigada!!!!!!!"

Nani

Bom Nani, estou fazendo a dieta de 2hs em 2hs por conta própria, porque os médicos realmente indicam 3h, mas eu passava muito mal mesmo assim, até eu ler em uma comunidade no orkut e pesquisas que tinham pessoas que haviam sido indicadas por alguns médicos a comer de 2hs em 2hs e achei interessante, resolvi fazer o mesmo e foi ótimo, descobri que 3hs é o máximo, simplesmente é a tolerância maior, como eu li. com 3hs o organismo ja esta entrando em crise, por iso eu nunca estava bem.
Hoje fico muito bem com as 2hs, apesar de admitir que estou cada dia me sentindo como se a hipo avançasse um grau a mais.
Agora antes de falar em dieta, quero dizer que nada adianta se vc estiver passando por períodos de ansiedade, depressão ou tensão nervosa, isso faz com que fiquemos em crises bem ruins, (agressive) como as que tive ou piores, e inclusive alguns médicos se vc der uma certa "confiança" e ficar indo em vários, vai ouvir da boca dele a sentença que vc tem síndrome do pânico, entre outras coisas, simplesmente por desconhecer as consequencias neurológicas da hipoglicemia, mesmo que na maioria das vezes (maioria mesmo) somente momentânea.
Ora, se o cérebro precisa de glicose para funcionar, e a glicose cai, como eles querem que fiquemos pensando, falando direito, sem dores de cabeça, sem fala mole, sem visão turva e tudo mais que sentimos e inclusive desmaios e falta de coordenação motora, sem falar no nervosismo (afeta o sistema nervoso central), com tudo isso ainda querem diagnosticar outras coisas? Fora que estou lendo artigos muito interessantes de médicos estrangeiros sobre hipoglicemia, principalmente infantil que fazem uma menção muito didática e moderna a tudo. Estudos sendo feitos e a preocupação deles e mais, tratando como uma doença séria porém não grave.
Portanto, aos ansiosos dentro do padrão assim como eu, os ansiosos patológicos, aos que são portadores da depressão e todas as coisas que podem afetar o neurológico, sustos etc. Vamos tratar isso, em primeiro lugar para que não tenhamos dificuldades em nossas vidas e como hipoglicêmicos, temos que ter cuidado redobrado com tudo, até mesmo fobias e dores agudas, que percebi causarem forte crise logo que sentido. (Por exemplo: tenho fobia de barata, lagarto, filhote de Jacaré e parto, mas terei de controlar esse tipo de coisa pois se eu me deparar com algumas dessas coisas, poderei ter uma séria crise. Dores fortes e estresse emocional devem ser diminuídos com alguma atividade como Yoga, caminhadas ao ar livre para liberar endorfina, tudo que conseguirem, menos comer chocolate comum gente! rs
Bom falando em dieta, fu recomendada a comer mais carnes e verduras, legumes, frutas e diminuir gorduras e carboidratos, mais nada e disse q eu não tinha nada, e isso foi unânime. Fora alguns dizer que era somente para diminuir o açúcar, e ja ouvi também piadas sobre jejum prolongado. (minhas experiências com médicos não foram das melhores...rs).
Para mim a dieta não caiu como uma bomba, por que eu não a fiz depois que saí do consultório, não levei a sério assim como eles também não. Hoje faço dieta diante de muitas crises que tive e me senti maltratada, por que os anos foram passando e as coisas foram se agravando e somente um médico me alertou sobre a diabetes caso eu não fizesse a dieta.
Comecei a faze-la faz um 2 meses somente. Para mim é mais restrito, pois sou intolerante a lactose desde que nasci, outras coisa que descobri o fato mais velha, pois mesmo eu sabendo que passava muito mal com leite e odiando com todas as forças esse alimento pelo mal que me fazia, eu não queria deixar de comer os derivados, mas decidi mudar minha vida de vez, para acabar com tudo que faz mal ao meu organismo. Comecei minha dieta.
Minha dieta consiste em cortar lactose, açúcares e isso inclui o carboidrato em excesso. Frutas eu não tenho restrições.
Não é fácil, pois além de não poder comer lactose que é difícil pois tudo tem lactose, eu não cuto muito carnes, como pouco e por que necessito. Descobri que a farinha branca e o açúcar branco que fazem o mal de verdade, e por isso diabéticos não comem, e então em sites de diabetes peguei algumas dicas como alimentos integrais. Tudo que tem farinha branca eu não como ou como pouco. Vejamos o antigo e o novo hábito comparados:

Café da manhã:
novo: pão francês e café com adoçante. (tenho que me acostumar a comer frutas também).
antigo: pão francês com queijo, capuccino que ja vem adoçado e colocava adoçante.

Lanche da manhã:
novo: fruta ou leite de soja com adoçante.
antigo: cheetos ou qualquer outro salgadinho desses.

Almoço:
novo: arroz branco (2 colheres), feijão(uma concha), carne, salada, verduras a vontade.
antigo: arroz, feijão, carne (um pedacinho), salada (um pouco), batatas ou qualquer outra coisa ue contenha carboidrato em peso como também farofa.

Lanche da tarde:
novo: frutas (depois do almoço, meio da tarde ou sempre que sinto fome) pão francês e café com adoçante.
antigo: (ai lá vem a vergonha) Qualquer coisaaaaa e isso inclui bombas de chocolate, cheetos, sorvete, sonho de padaria, pão doce, coxinha, enfim, o que e estivesse com vontade essa é a verdade, quando não, comia o pão francês com algo e café com leite e achocolatado com adoçante, o falso capuccino que era em qtdade maior que o verdadeiro pela manhã.

Janta:
novo: sanduiche natural que faço com pão, salada e alguma carne (mas veja bem, se eu não tiver comigo o pão no lanche), frutas, leite de soja.
antigo: não jantava, no máximo uma sopa, detestava comer antes de dormir.

Ceia:
novo: leite de soja e frutas.
antigo: ia dormir.

Obs: o adoçante era por que eu tinha consciencia pesada e usava-o nas bebidas, e detalhe, o adoçante da minha mãe que é diabética tipo 2, (outro fato desencadeou minha hipo: hereditariedade).

Percebam que minha dieta esta faltando coisas, não esta correta, preciso entrar agora naquela coisa de comer alimentos integrais, para não ficar com fome muito rápido pq não é de rápida absorção que para nós é ótimo, por isso estou comendo pouco arroz e pão. Podem comer também cereais, castanhas, como farei também. A maçã é forte aliada viu, ela me faz muito bem semper, um coringa quando estou com fome de carboidrato que eu tanto amava.
Fora que não tive restrições para comer frutas pelos médicos, quem sabe eu tomendo esses cuidados em não comer algumas como os diabéticos e a receita do médico da Nani eu fique mais disposta. Fora que eu tomava aquele leite no lanche da tarde mesmo não gostando, porque sentia muita fome e o leite me sustentava mais, porém tinha suas consequencias. (Fome por que eu estava em crises e nunca sabia).
Para mim chega daquela vida antiga em que eu estava sempre passando mal com a lactose, e crises de hipo. O amor que eu tinha pelo carboidrato foi morrendo com as crises. Hoje não vejo mais vontade de consumi-los, somente necessidade que da mesmo e bate forte algumas vezes, como antes também, mas é esse danadinho que me derrubava direto.
É isso ae meninos e meninas, ainda cometo erros mas agora é realmente entrando na luta, um dia de cada vez na nossa adaptação. Essa páscoa me fez ter delírios com chocolates, mas não tenho coragem de come-los mais. A dieta consciente nos tira tudo que nos faz mal, como se desitoxicasse. hoje sinto que esses alimentos agem como se tivesse cacos de vidro misturados na massa, eles me fazem muito mal, a ponto de eu chorar em crises. Não quer mais isso.
Hoje luto por uma qualidade melhor de vida.
Queridos, eu quero também dizer a vocês uma coisa muito legal e que vocês vão gostar muito, mas deixarei para o outro post. Esse ta bem graaande..rs Abraço a todos e vamos lá!

11 comentários:

  1. Oi lala... antes de td, obrigada por tirar minhas dúvidas e valeu por passar o seu cardápio da dieta... pois é... eu pude observar q a única coisa q o meu médico definitivamente mandou eu evitar é o pão frances e outra coisa q eu como mto é queijo... pois segundo ele é uma ótima fonte de proteína e cálcio... uma coisa q eu pude notar depois q eu comecei a minha dieta é q houve um aumento mto grande de cãimbras nas minhas panturrilhas... será q isso é comum em hipoglicemicos?????? eu vou perguntar na próxima consulta para o meu médico... com vc aconteceu o mesmo????

    bom... mto obrigada pela sua atenção!!!

    bjokas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, olha eu tb vivo tendo caimbra tb nao sei se tem haver com hipoglicemia.. mas to comendo bastante é a banana e ta ajudando mt..

      Excluir
  2. Nani querida, não precisa agradecer, sempre estarei aqui por nós, é pra isso que existe nosso blog e adoooro.
    Sabe não tive caimbras mas algumas pessoas reclamaram comigo tb delas, junte todas as perguntas que tiver dúvidas que farei entrevista com médico para postar aqui no blog ok?
    Bjinsss!
    Aguarde surpresa!

    ResponderExcluir
  3. Ah e sobre o pão frances...poxa eu até desconfiei, mas com certeza vou substituir now!
    Pena que queijo e laticínios nem pensar eu posso...

    ResponderExcluir
  4. Oi salvadora da pátria.. olha eu estou emocionada de ver seu blog sua determinação e bom astral sempre e acima de tudo eu me xamo Kerly tenho 33 anos e mta confusão mental tbm tenho hipoglecemia reativa se eu comer um simples pao com manteiga passo mto mal e sinto uma fome de leão depois e etc.. mas tenho muuuuitas duvidas sobre o que comer ha 7 dias mais ou menos estou fazendo a dieta impecácelmente.. bom se ela estiver certa né cortei açucar e massas em geral só como açuçar que vem nas frutas mais nada.. mas sinto mta sede e sinto uma leve dor nos rins pq isso??? To kerendo arrisacar comprar pao integral mas ele ja me deu fraqueza uma vez mas axo que pode ser pa eu tomava com café adoçado né.. bom enfim como vc ver eu estou tentando mas as duvidas são mtas me ajude por favor.. ah e as dores de cabeça de madrugada vc sente??? eu sinto.. meu e-mail é kerlycristina01@hotmail.com
    vou ler tudo sobre o seu blog e adorei as dicas de alimentos vc é demais não te conheço mas sua iniciativa me consquistou.. saúde é tudo na vida da gente né!!!
    Abraços

    Kerly Uberaba - MG.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kerly, acabei de ler esse comentário e agradeço muito pelos elogios, eu faço com todo coração, principalmente pq nós ficamos assim como vc, muitos de nós não sabiam nem o que fazer, nem de dieta!
    Fiz o blog para dar a devida importancia aos hipoglicemicos! Nós merecemos credibilidade e total atenção, precisamos levar a sério e sermos levados a sério, assim como nosso tratamento!
    Querida que bom que pude te ajudar nos emails, e espero poder ajudar mais, assim como os outros hipo reativos ou não aqui no blog, nos ajudando mutuamente!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Cynthia ,venho aqui hoje buscar informações para o pai ,ele sofre com a hipoglicemia algum tempo chegou a estar com 400 e nesse periodo ele ja se cuidava a mais de cinco anos que não faz o uso de açucar mas fazia o uso do famoso pão frances e de arroz branco junto o refrigerante zerO ,e mesmo assim passou por situações que eu como filha nunca quero deixar acontecer novamente.Meu pai se chama Luiz tem 59 anos ,no momento esta fazendo a dieta no qual só come saladas com folhas e algumas verduras ,e tambem fazendo o uso da agua de quiabo ,eu particurlamente nunca inha ouvido falar antes ,mas por incrivel que pareça em uma semana a glicose esta em 150 é alta sim , a intenção é diminuir mais e mais.Preciso de informações do que ele não pode comer se alguem puder me ajudar eu aceito e sou grata desde ja .

    ResponderExcluir
  7. Oi Lalá amei seu blog, pois eu sabia que eu era hipoglicêmico, mas desconhecia a reativa. Sinto todos esse sintomas cheguei a achar que estava ficando louca e nenhum médico consegue me ajudar só passava antidepressivos e eu nunca tomei, venho lutando contra esse sintomas desesperadamente. Na verdade descobri isso essa semana, tomei um sorvete no período da tarde e passei muito mal e fui pesquisar onde eu vi a reativa e por um lado fiquei aliviada em saber o que eu tenho. Pedi tanto a Deus para me ajudar a melhorar ou encontrar um solução para minha aflição. Obrigada Deus ... Lalá enfim amei ter encontrado seu blog e gostaria que me envia-se mais dicas de alimentação no meu e-mail Bianca.souza9@hotmail.com.. Obrigada bojs... Bianca Cuiaba -MT

    ResponderExcluir
  8. Oi... cheguei ao seu blog pesquisando sobre a hipoglicemia. Tive um mal estar horrível ha alguns dias atrás! A princípio achei que fosse só a pressão, porém agora tenho certeza que é hipo. Há 3 anos meu marido descobriu ser diabético tipo 2 ( na verdade pré diabetes pois no exame deu 123 ). Como ele mudou totalmente os hábitos alimentares, acabei entrando no ritmo de certa forma. Integrais, arroz, massa, pães.... porém o pai eu como o francês mesmo hj. E eu não tinha horário pra acordar, porém ano passado minha filha começou a estudar de manhã, e eu tomava café(7h) e depois só ia almoçar . Em Outubro fui fazer uns exames de check up e minha glicemia de 64. Imaginei que foi as mudanças em casa e o intervalo entre cafe- almoço. Pq meio da tarde tomamos um café, e a noite jantamos. Agora há alguns dias atrás, tive uma crise horrivel: coração acelerado, fome e ânsia! Achei que fosse minha pressão, tomei um iogurte integral de ameixa e relaxei. Em poucos minutos eu estava melhor. Agora cheguei ao seu blog e me deparo com esse texto. "Nada de carboidratos"? E isso mesmo? To meio sem tempo agora, mas vou dar uma boa olhada no seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Oii, bom dia!!
    Essa pesquisa me fez muito bem!!
    Gostaria de saber de você, quais as frutas que você mas indica?

    ResponderExcluir
  10. Olá como faço pra acompanhar seu blog são depoimentos interessantes tenho hipoglicemia reativa.

    ResponderExcluir