O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Hipoglicemia Reativa pela Medicina Biomolecular

"Diário Hipoglicemico: Estive bem, passei a Páscoa em dieta felizmente (poderia ter eme enchido de ovos de páscoa por exemplo...rs), vcs resistiram bem ou entraram de cara no chocolate comum? Ovos diet? Hum...Felizmente resisti a essa coisa toda de ploriferação abundante de chocolate que a páscoa muitas vezes é. Só não abri mão de um pouquinho de vinho...hehe.
Como o vinho aqui em casa só pode ser suave, eu simplesmente bebi bem pouquinho para acompanhar o peixe no almoço, mas mesmo assim deu fraqueza depois. Na Páscoa outra garrafa aberta mas de bordô, e como toda neta de europeu, não resisti
novamente a um bom vinho, como ele era meio seco (por sorte compraram errado), tomei um pouco mais do que um dedinho como no anterior. Mas ainda bem que não me fez mal. Passei bem.
Hoje confesso que me deu uma leve crise, com direito a um pouco de tontura, pouco de fraqueza, palidez e lábios arroxeados, mas nada demais. Será que foi reação ao Bordô?"


Olá a todos, como vão? Espero que bem como sempre.
Encontrei um artigo muito bom sobre a hipo reativa num site da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular (não é interessante?) e fala sobre os EUA e Brasil, aumento de hipoglicemicos reativos pela ingestão exagerada de refinados e açúcar branco, assim como no post : Mal do Século.
Fora muitas outras informações muito legais, vale a pena ler viu ! gostei muito. Tem muitas coisas que não encontramos por ae e finalmente algo plausível com a realidade, parabéns à medicina biomolecular. Vou colocar aqui para vcs tb lerem, é bastante coisa (ainda bem).


Hipoglicemia Reativa:

A hipoglicemia reativa ou funcional está atingindo proporções epidêmicas nos EUA e no Brasil, onde são exagerados o consumo de carboidratos refinados como o açúcar e a farinha branca e os alimentos processados. Em recente entrevista envolvendo 134.000 pessoas da população norte americana, cerca de 50% apresentaram respostas espontâneas de alguma manifestação hipoglicêmica.

As manifestações clínicas da hipoglicemia funcional se manifestam em crise , particularmente em períodos prolongados de jejum ou desencadeadas pela ingestão de carboidratos refinados.
Manifestações gerais:
- vontade exagerada de comer doces
- tontura, zonzeira, vertigem
- suores noturnos
- fraqueza
- falta de energia
- acordar com dor de cabeça de madrugada
- sensação de calor no corpo

Humor
- ansiedade / apreensão
- irritabilidade
- inquietação / impaciência
- labilidade emocional , sem motivo aparente

Sistema Nervoso Central
- confusão mental
- sonolência / atordoamento
- sono irresistível que vem de repente e fora de hora
- diminuição da memória em crise
- diminuição da concentração em crise
- desmaio
- síndrome do pânico
- crise de labirintite

Neuro - muscular
- caimbra noturna nas pernas e pés
- dores nas pernas
- formigamento / adormecimento : mãos ou pés
- dor lombar
- dores musculares

Dor de cabeça
- dor de cabeça pela manhã ao levantar
- dor de cabeça em crise, no final tarde ou quando com fome

Trata-se de um problema dificilmente diagnosticado pelos médicos em geral. As pessoas passam pela adolescência, por exemplo, com dores de cabeça diagnosticada como " enxaqueca" , tomando vários tipos de analgésicos até o dia em que se descobre o verdadeiro motivo: hipoglicemia funcional. O diagnostico é confirmado com curva glicêmica prolongada até 5 horas. Não adiantam as curvas até somente a terceira hora. O diagnostico é feito quando ocorre uma queda igual ou superior a 20 mg% em relação ao valor inicial. Lembrar que em 20% dos pacientes com hipoglicemia a curva glicêmica se comporta como normal , atestando mais uma vez que a clínica é sempre soberana.

O tecido cerebral depende primariamente de glicose para produzir energia e sabe-se, há muito tempo, da consistente associação entre os sintomas de neurose e os de hipoglicemia reativa. Podemos encontrar depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, fobias, pânico, falta de concentração e confusão mental. Acompanhando estes sintomas estão: fadiga, sudorese, taquicardia, indigestão crônica e diminuição do apetite. Muito importantes são a dor de cabeça, a tontura, a sensação de desmaio, as dores musculares e as dores lombares.
Alguns autores chegam a firmar que um terço das pessoas que procuram seu médico sofrem de hipoglicemia não diagnosticada.

Roberts, em 1971, analisando 421 pacientes com diagnostico de enxaqueca severa e outros tipos de cefaléia de origem vascular refratários à terapia habitual constatou que:

1- 226 pacientes (54%) apresentavam hipoglicemia no teste de tolerância a glicose (TTG) de 5 horas de duração.
2- 155 pacientes (37%) apresentavam sinais e sintomas de hipoglicemia reativa, porém com TTG normal. Os sintomas clínicos eram típicos de crise hipoglicemica, 2 a 5 horas após a alimentação com pronto alívio com a ingestão de açúcar.
3- 40 pacientes (9%) não apresentavam hipoglicemia.
Este trabalho nos mostra que 91% desse grupo de pacientes com cefaléia apresentavam hipoglicemia reativa.
Os pacientes com hipoglicemia estudados por Roberts apresentaram os seguintes sinais de sintomas:
90% - Narcolepsia: sono irresistível ou sono inapropriado
56% - edema recorrente
50% - caimbras espontâneas e dores nas pernas
46% - obesidade
32% - neuropatia periférica: formigamento dos dedos das mãos e dos pés
30% - ansiedade, depressão ou ambos pouco responsivos a medicamentos ou à psiquiatria
15% - angina pectoris e arritmias
12% - úlcera péptica
7% - alcoolismo

É interessante notar neste estudo a necessidade de prolongar-se o teste de tolerância à glicose até à 5ª hora e que este teste pode ser normal mesmo na presença de sintomas típicos de hipoglicemia, isto é, ele pode dar falsos negativos. Neste estudo os falsos negativos foram de 155 em 381 pacientes ou 41% dos casos.

Os pacientes que nos procuram com essa disfunção, geralmente mulheres, não sabem por onde começar a contar suas queixas. Dizem possuir todas as doenças e que já procuraram vários médicos, sem nenhum resultado. Uma anamnese dirigida e um alto grau de suspeição em muito nos será útil. No Brasil, nas classes média e alta, também é elevada a incidência de hipoglicemia reativa. Muitas vezes as pessoas contam espontaneamente que não podem viver sem o açúcar e que possuem verdadeira compulsão para doces e alimentos açucarados. É muito freqüente encontrarmos dores de cabeça de madrugada ou ao acordar pela manhã; sudorese inexplicada; palpitação e tremores de madrugada ou no cair da tarde, isto é, longe da última refeição. A queda do rendimento intelectual e o sono fora de propósito no horário vespertino, tonturas inexplicadas, sensação de desmaio ou de "apagamento" da consciência também são achados comuns. O paciente refere que está com a pilha fraca ou está trabalhando com a energia em meia fase. Não é raro encontramos diabéticos na família.

Devemos estar atentos e alertas para não deixar passar despercebido este diagnóstico, que apesar de muito freqüente nas consultas de medicina interna, nós médicos não estamos lhe dando o merecido valor. No tratamento, além das clássicas 6 refeições ao dia, ricas em proteina e pobres em carboidratos refinados, é util acrescentar o dinicotinado glicinato de cromo 200 microgramas 3 vezes ao dia no 1º mês, e após, 2 vezes ao dia por mais 2 meses. Alguns preferem o cromo na forma de picolinato. É provável que existam vantagens concretas no uso do cromo picolinato. Não devemos nos esquecer dos suplementos com magnésio, zinco e manganês.

Muitas vezes fica difícil para o paciente entender o que está acontecendo. O carboidrato refinado quando ingerido passa rapidamente para o duodeno e estimula a produção de insulina pelo pâncreas. No paciente com hipoglicemia funcional esta produção de insulina é exagerada e assim duas a cinco horas depois provoca a hipoglicemia. A não ingestão de refinados não estimula exageradamente o pâncreas e controla o problema. A ingestão de alimentos cada 3 a 4 horas também impede a queda da glicêmia no sangue. Desta maneira para previnirmos a queda da glicemia evitamos o açucar branco. Entretanto , se acontecer os sinais e sintomas de hipoglicemia , deve-se ingerir o açúcar branco ou mel para elevar a glicose no sangue e sair da crise hipoglicêmica.

site: http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca_doencas_hipoglicemia.asp

(Esse site é muito bom e tem sobre os outros tipos de hipo tb).

Achei td de bom, acho que estou encontrando o começo do caminho, fala de dores musculares e tudo mais que reclamamos. Viram como mtos médicos estão desinformados? Viram que não inventamos nada? Um dos melhores artigos que li. E vcs?

8 comentários:

  1. Um dos melhores artigos que li também. Post riquíssimo em informações. Eu me joguei em barras de chocolate branco, bombons e ainda tem um ovo para eu devorar. Mas vai durar, porque nem paro em casa direito. Bom, eu acho que meu estado não é tãão crítico assim não. Quando fico 2hrs sem comer, fico fraca, com moleza, tonta e umas pontadas na cabeça. Mas logo como um biscoito. Alguma coisa que me distráia.. há três anos que tenho hipoglicemia, mas só agora que vim me tocar, depois de um exame de sng. Eu fiz dança em 2009, participei de muitos concursos e sempre me sentia muuuito fraca depois. Mas agora já estou precavida, talvez minha glicose já tenha até aumentado. Fico muuuito contente por esse blog existir. Aqui eu tiro todas as minhas dúvidas. Força para todas nós. Amém :)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Enviei pra várias pessoas da família e traduzi pro marido poder entender melhor o que eu passo.
    Seu blog tá super informativo, parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente esse artigo eu recomendo fazer como eu e a flor estamos fazendo, e acredito q mais algumas pessoas: Imrpimam, mande por email, façam as pessoas saibam de tudo isso e nos entendam. Todos que duvidam acreditem e mostre aos médicos assim que eles duvidarem dos sintomas!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que foi Deus que me ajudou a achar esse blog porque, este problema de hipoglicemia é terrivel e a falta de capacidade de alguns medicos tamb.achei uma luz no fim do túnel...
    Pois fiquei hipoglicemica `a três anos, depois da minha última gravidez! Pensei que ía morrer!
    Até que comecei a pedir à Deus entendimento, e comecei a pesquisar... Passei num endócrino e fiz o exame da curva glicemica, foi constatada!
    Mas acredito que graças à Deus, estou bem melhor
    mas pensei que era o meu fim! mas deus é fiel e cuida de nós, quando li neste blog depoimentos, a respeito deste problema me conformei mais, mas n~desisti, quero minha liberdade de volta! E quando li sobre o suplemento GLUCERNA esperimentei e deu super certo, obrigado pela dica!Este problema n~é o fim, mais sim o começo de uma nova faze das nossas vidas! Vamos vencer em Cristo jesus tudo é possível! bjs Patricia Alves.

    ResponderExcluir
  5. Amei esse comentário e depo Patricia!
    Sim Deus nos guia sempre, é só ter fé!
    Amei saber que glucerna deu certo com vc!
    Bjos e muito obrigada querida!
    Fico feliz que se juntou a nós aqui!

    ResponderExcluir
  6. Eu é que agradeço, por vc ter tido esta disposição de esrever sobre um problema tão complicado!Com certeza vai ajudar muitas pessoas,porque parece que as dúvidas são as mesmas... Esta semana fui ao médico homeopata, tentando encontrar um tratamento auxiliar, gosto muito de homeopatia, mas foi surpreendente e ilárico, a médica que me atendeu tamb. tem hipoglicemia e apenas me pediu um ultrasom para ver o meu pancreas à pedido meu! E tentou me orientar à respeito da alimentação, confesso que eu estava mais informada à respeito do que ela, kkk! De tanto que eu leio e pesquiso, acho que os médicos estão meio que perdido à respeito... O último endocrino que eu passei me tratou durante um e meio com antidepressivo, esquisito mas n~me ajudou quanto à hipo. mas os sintomas que eu sentia na cabeça, dor no corpo, tontura, melhoraram, mas só que ele n~quiz mais me receitar, porque o remédio n~era para ser usado mais que um ano! conclusão mandou meu marido me levar a um psiquiatra! Parece que ninguém entende mesmo este problema, só Deus nosso criador e amigo fiel, que nos dá força para suportar este problema triste! Mas a boa nova é que Jesus sofreu muito mais por nós, na cruz do calvário! E Ele disse que nele somos muito mais que vencedores! Acreditem, Deus cuida de nós!
    Gostaria de tirar uma dúvida ´a respeito do artigo que fala sobre dinicotinado glicinato de cromo, será que tem contra indicação? E qual será a especialidade que cuida de fato deste problema? Porque nenhum médico até hoje quiz envestigar o meu caso apenas mandam fazer dieta!Se puder responder agradeço, bjs Paty! que Deus continue te abençoando e te fortalecendo!

    ResponderExcluir
  7. querida me desculpe coloquei este comentário no email do meu merido Marcos,kkkk! foi destração minha Paty!

    ResponderExcluir
  8. kkk
    eu percebi, não tem problema, foi mais um ótimo comentário paty.
    Veja bem, tem hipos que conseguem ótimos médicos, homeopatas, ou seja, são endócrinos-homeopatas.
    Sei também de biomédicos e endrocrinos-boimoleculares que são ótimos.
    Na verdade as informações que vc leu são somente para ficarmos a par, o estudo do cromo e outras substancias a biomedicina e a medicina biomolecular se aprofundam mais. São só informações de conclusões médicas, de médico para médico e nós fazemos a parte de nos informar mesmo. Vale muito a pena vc ser como vc é, pesquisa, vai atrás, sabemos mais que médicos muitas vezes no nosso problema, pq somos considerados não muito importantes talvez, deve ser porque a mãe deles ainda não adquiriu tal doença não sei. Desculpe o jeito de falar mas isso me revolta e enfim criei o blog para que ele se torne nossa casa. Tdoso temos histórias parecidas e só nós sabemos o que é ter hipoglicemia, mais ninguém.
    Bjos e o que eu puder fazer para vcs todos eu farei com o maior prazer!

    ResponderExcluir