O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


terça-feira, 27 de abril de 2010

A verdade do dia-a-dia de muitos hipoglicemicos

Olá hipoglicêmicos! Voltei hoje para falar de algo que não consegui ficar quieta.
Olha gente, é cada vez mais frequente as pessoas falando sobre seus desmaios, em situações cada vez mais perigosas, muitas vezes em lugares onde estão sozinhos. E mesmo assim, mesmo contando aqui ou em outro sites, nossas experiências e frustações, mesmo trazendo de tantos sites e blogs informações claras sobre nossos sintomas e nossa síndrome (como a Drª Márcia Telles denominou), ainda temos que aguentar pessoas de piadinhas maldosas, parentes desacreditando, pessoas ao nosso redor e ja li a respeito que até mesmo maridos sem um pingo de interese em saber que FALAMOS A VERDADE, QUE TEMOS EPISÓDIOS DE CRISES, DESMAIOS E ALGUNS CASOS DE CONVULSÕES, e sabem por que? Por que nosso cérebro assim como de todos necessita de GLICOSE para funcionar !!! A glicose é o combustível dele, sem ela ele entra em pane!
Quantos casos de hipoglicêmicos reativos (nesse caso falo com os reativos como eu) precisaram desmaiar, sofrer preconceito fora e dentro da família? Quantos precisaram ter um AVC como ja li, qto precisaram ter convulsões, crises em lugares públicos, ter cirses de pânico, mudar sua rotina visivelmente para que todos acreditem que Hipoglicemia Retiva não é uma bobagem! Que não é por que não comemos doces suficientes, ou comemos poucos! Que não é somente comer mais doces ou sei lá mais o que nos falam como "dicas" nos tratando de exagerados?
Por que temos que ouvir que não temos nada, que é só cortar alimentos adoçados, diminuir carboidratos e fazer exercícios e ir embora pra casa?
Quantas vezes temos que ser tratados como depressivos, preguiçosos, mimados, fraquinhos, anêmicos, etc?
Sabe gente, hoje refleti que quando saímos da sala do médico, que diz faça iso e akilo e tenha uma vida saudável que ele mesmo não tem, ele não nos da uma orientação, ele nos da um veredicto igual como se fala para uma criança assustada com a dor de barriga que teve depois de comer muito chocolate, então ele diz: não foi nada...é só vc agora não exagerar mais...
E só a gente passa por aquela sensação "Ah ufa...não é nada. Poxa que bom, então será que tudo aquilo era psicológico? Pode ser afinal é só fazer o que ele falou e esta tudo resolvido!"
Dae voltamos para casa e pensamos: "Se não tenho nada, então nem vou seguir tão a risca assim a dieta, afinal não sou uma doente ou uma diabética." E acomeçamos a agir como aquelas pessoas mais velhinhas desobedientes com o médico.
E o que acontece? Ficamos com a glicose descontrolada, afinal deveria ser um ultimato: "Vc vai fazer exames para descobrirmos o que esta causando essa hipoglicemia." Então o médico com o resultado na mão positivo para a reativa diria: "Bom, vejo que vc tem hipoglicemia reativa. Olha vc vai ter de mudar alguns habitos diários, avise a todos e sua vida também vai mudar um pouco...Deixe me explicar o que ela causa...
Deveria haver propagandas na teve sobre a síndrome, pois algo que nos faz ter crises extremamente limitantes e desagradáveis, faz-no entrar em dieta de diabético, controlar glicemia e ter de conviver com isso sem qualquer tipo de alívio, somente o conforto de uma dieta restrita, sim deverria ser divulgado, esse aumento de pessoas adquirindo nos EUA e Brasil, a má alimentação, tudo isso tem que ser divulgado e levado a sério sim!
Minha vida mudou consideravelmente, não sei quanto a vocês, mas não posso mais brincar de girar com minha sobrinha, girar pra nada; não posso mais sentir dores muito agudas que tenho crise; muito menos tirar sangue tranquilamente; bebidas alcoólicas não podem mais, somente muito pouco e vc tem que saber bem o que esta tomando, digo isso aos que costumam ir pra balada e beber algo ou até mesmo em reuniões famíliares, churrascos; não posso mais me exercitar como antes nem andar km sem ter uma crise, sem ter de me cuidar para isso. Ae vc me diz: o médico sabe o que é isso? Mutos não, somente alguns. Então digo que minha vida mudou sim, com as crises péssimas a espreita de um descuido. Não que a hipo tenha limitado muito minha vida, não mesmo pois não deixaria, mas mudou ela, não da pra ficar negando.
Mesmo assim, vamos imaginar que é algo quase normal, não precisa fazer tanto drama, ok!
Mas na vida real isso não é a realidade meu Deus!
Veja bem, vc saiu do consultório com a "orientação alimentar" do consultório médico (que deveria ser obrigatória e não admitida a negação dela, assim como para cardíacos, hipertensos e diabético, não comparando as doenças, mas como único tipo de tratamento específico).
Dae com a "orientação" na mão, vc tenta seguir tudo. Muito bem.
Mas convivemos com pessoas, elas sabem que passamos mal em algum momento certo? Desmaio, crise etc, mesmos assim não levam muito a sério (não entendo pq).
Dae quando sabem pela nossa boca o que é e o que o médico diz e o tratamento que é uma "orientação alimentar", respiram fundo e dizem: nossa então não é nada, aquilo tudo é moleza.
Ótimo, aí temos que fazer a alimentação diferente, cortamos o açúcar, não comemos doces, aumentamos a quantidade de frutas e tudo que é saudável. Agora eu pergunto a vocês: Quem em nosso convívio social, não repararia essa mudança? Quem em nosso trabalho não repararia no adoçante que começamos a usar no cafezinho? No almoço com arroz integral, nos doces que vc não come mais? Nas besteiras que não entraram mais na nossa boca?
Todos mundo repara, pergunta e se assusta com desmaios, crises etc. E o que vocês falam? Explicam tudo? Eles acreditam? Levam a sério?

Incrivelmente a maioria não!
Não conheço alguém que entenda e acredite na hipoglicemia reativa e leve a sério. Somente 2 pessoas na minha vida: meu pai que depois de muito explicar e mostrar o blog, depoimentos e artigos ele acreditou, e meu marido, que acredita mas não fica muito por dentro, até se preocupa mas não entende o fato de hipoglicemia não poder comer doce e açúcar e os sintomas que sinto, talvez essas atitudes também se deve ao fato da medicina também não estar levando tão a sério, pois não é doença como eles dizem e não há remédio.
Bom eu criei o blog sim, e conto sim o que sinto, minhas crises e minha dieta por que tudo isso é bem real para nós, é bem real a forma que nos privamos de alimentos, que passamos mal, que desmaiamos, que temos de controlar e não descuidar.
Hoje, eu tive de desabafar com vocês, estou fazendo dieta, estou me esforçando, minha vida mudou, hoje acordei fraca mas tamso ae e ainda tenho que aguentar como muitos de vcs, a falta de credibilidade e atenção n nossa vida, com os sintomas e tudo mais. Nossa vida continua, mas vamos combinar que ela mudou um pouco nossa forma de viver.
Gente obrigada e vou deixar aqui o comentário da nossa lua que teve muito a ver com meu desabafo.
Estou pensando em deixar a cada post um protesto de alum tipo de preconceito ou desrespeito feito a mim ou alguém que eu tenha informação. Que acham?
Cansei de colocar um véu na realidade que é algo tão simples e que poderia estar sendo levado também deuma forema bem simples, mas eficaz, com respeito ao que sentimos e a nosso tratamento. Bjos e até lá!

Ooooi (:
Estou tomando sulfato ferroso antes do almoço e janta, 30minutos antes. E assim continuarei por 6 meses, após esse tratamento faço um novo exame de sng. Eu entro na escola 7h e saio 12h, quando dá 8h eu como um biscoitiinho look, ou um boliinho da bauduco, só pra não ficar sem açúcar, 10h é o intervalo e a escola dá lanche, depois 12h eu vou pra casa correndo almoçar. Ano passado eu ficava de 7h às 18h na escola e ainda fazia dança, as pessoas achavam que era palhaçada minha quando eu ficava tonta, me chamavam de esfomiada e que toda hora tava comendo. Gente ignorante e imbecíl é assim mesmo, e eu ainda perdia meu tempo tentando explicar o que é uma hipoglicemia. Minha professora de Jazz sempre tinha uma bala e quando eu ficava tonta ou suando frio ela me ajudava. Uma pena tantas pessoas e até médicos fecharem suas cabeças para um problema desse tipo. Força para todas e todos. Um sorriso, Lua (;

Obrigada Lua! Também ja fui chamada de esfomiada. Eu estava em plena crise por dias e nem sabia. Condordo com vc querida.

Obs: recomendo a todos a procurar seu endocrino para ver qual melhor "orientação alimentar" pra vc.

3 comentários:

  1. Olá!!!!!!!!

    Ao contrário do q vc contou as pessoas em minha volta compreendem bem o meu problema... meu marido, meus pais, meus sogros, enfim... toda minha família ta bem engajada no meu tratamento... todos se preocupam com a minha dieta, sempre tem algo diet para mim, alguns compraram adoçante pra qdo eu eventualmente visita-los nao ter q sair da minha dieta... e no meu trabalho, mandei um artigo sobre o q é hipoglicemia e com o link do seu blog para os curiosos de plantao... e todos ficaram bem curiosos sobre os sintomas e me ajudam bastante... pelo simples fato de evitarem de comer doce na minha frente... já ajuda e mto... srsrrsrsrs....
    mas é isso aí... o seu blog é mto importante pra alertar essas pessoas ignorantes sobre o nosso problema...

    um grande abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nooossa tudo isso é verdade, descobri a pouco tempo que tenho hipoglicemia, não está sendo fácil para mim, e as pessoas desacreditam, acham que é moleza, frescura...
    Espero que essa realidade mude, que as pessoas se informem mais sobre o assunto, pois além de estarmos lutando contra a hipoglicemia temos que aguentar desaforo, é de mais né?!
    Mas ta bom...
    Amei o blog, está me ajudando muito...
    abraco a todos

    ResponderExcluir
  3. Senti um grande conforto nesse post, pois é exatamente o que eu sinto... Já convivo(sabendo) com a hipoglicemia há 7 anos e é sempre a mesma coisa, pensam que é um estado e não uma condição fixa... Já fiz tudo que os médicos recomendam, não como nada de açucar branco, até adoçantes eu evito, nada de carboidrato sem ser integral e evito tudo mais que sei que faz a minha glicose cair, claro que não sempre, pois com trabalho e a vida corrida muitas vezes preciso comer na rua, mas faço o possível para manter uma alimentação adequada, mas isso de nada adianta... Minha última curva glicemica deu 24, pois a enfermeira não aceitou minha explicação que não poderia esperar tanto tempo e nem tomar todo o preparado para o exame, quase morri, fazendo um exame por falta de informação dos próprios profissionais que deveriam nos auxiliar... Já tive uma isquemia também por causa de uma crise glicemica e mesmo com tudo isso, me sinto uma preguiçosa ou "fresquinha" por causa das limitações que a hipo me causa, pois é assim que as pessoas nos fazem pensar... Hoje cheguei em um estado de estafa, cansei, pois estou cheia de coisas para fazer e com vontade de fazer, mas as vezes tenho a impressão que minha mente tem vontade e planos, mas meu corpo impede... hoje tive 3 crises, mesmo depois de comer certinho, chegou a 40, e ficou por volta de 60 o dia inteiro mesmo eu fazendo de tudo para subir, tem momentos que durmo sem perceber e não consigo ser acordada e em outros momentos quase perco totalmente a consiencia... Não sei se é só comigo, mas piora tanto no inverno... Estava muito chateada, estafada, as vezes penso que a hipoglicemia me impede de fazer muito mais e as pessoas sempre acham que é preguiça, mas ao ler esse post, me senti mais amparada, pois ao ler alguém relatar o que pensamos dá um alivio, uma sensação de não estarmos sozinhos... agradeço pelo post e pela oportunidade de compartilhar meu desabafo!

    ResponderExcluir