O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


domingo, 28 de março de 2010

Depoimento de reação hipglicêmica por diabético tipo 1

Olá, mais feliz ainda, por que consegui um depoimento sobre crise hipoglicêmica em diabetes tipo 1.
Foi um comentário deixado pela filha de uma diabética tipo 1 e por sinal um valioso depoimento. Desde ja agradeço, para mim foi bem interessante e acredito que para muitos que vão ler também. Obrigada Pedrinha.
Aqui esta ele:

Oi.. sendo filha de mãe diabética tipo I e assistindo as crises desde pequena, só de olhar para minha mãe eu sei quando ela está com hipoglicemia. Mesmo qdo ela diz que não está mal.

A fala fica mole, lenta, custa a terminar uma frase, como ela mesma diz, tem ausências, vai perdendo a memória e a capacidade de pensar, agir. Não atende ou obedece meus chamados. Fica gelada, suando muito e o andar fica trôpego, como de um bêbado.

Infelizmente algumas vezes nessas crises ela se torna agressiva e teima em não beber o suco (com açúcar para subir a glicose mais rápido)eu dou com canudo por ser mais fácil para ela beber, bate os pés, parece estar olhando para o nada, pode inclusive emitir gemidos e grunhidos como se fosse louca, mas não é.. é somente uma crise violenta de hipoglicemia.

Se a hipoglicemia acontecer com ela ainda dormindo, é bem difícil fazer voltar. Nesses casos eu tento acordá-la, mas se não der passo açúcar na parte de dentro da gengiva, embaixo da língua.

Meu filho e eu já conseguimos salvar minha mãe várias, inúmeras vezes, mas tem vezes que ela simplesmente apaga e aí só com glicose na veia mesmo. Ela usa uma insulina que age durante 24 hs e tb usa uma outra, a rápida, qdo ela precisa baixar a glicose. Notei que após longos anos assim (são 37 desde que ela ficou diabética), as crises são mais severas e ela nem sempre consegue perceber que está passando mal.

No filme da Jodie Foster, a menina teve uma crise de hipoglicemia, ela precisava comer algo e, se não estou enganada, o que a mãe injetou foi algo para levantar a glicose da menina.

Daniela Pedrinha

Muito comovente a luta da sua mãe e por consequencia a de vcs também que fazem parte da vida dela diretamente. É realmente uma batalha pela vida e muito séria, mas com crises hipoglicemicas agudas conseguimos identificar mesmo que de forma mais acentuadas, nossos sintomas que agora sinto que são leves de tão diferente a intensidade.
Ahh, que bom que minha suspeita estava certa, então a personagem Sarah do filme (em que ela se referiu post aqui do blog sobre as comparações de reações dos reativos e diabéticos mellitus), Panic Room realmente teve uma crise hipoglicêmica! Aliás não foi a toa q me reconheci ali, mesmo sendo somente reativa.
Se perceberam, a personagem da Julia Robert o filme Steel Magnólias se compara mais à mãe da Daniela Pedrinha, com crises severas de hipoglicemia. Eu realmente me comovi muito com a cena e seu depoimento. Força! E vcs, oq acharam?
Vamos lá!

6 comentários:

  1. Oie! Desculpa a demora em responder! Adorei a iniciativa do Blog, com certeza servirá para esclarecer dúvidas de mtas pessoas que possuem crise de hipoglicemia ou tem algum conhecido com o mesmo.

    Parabéns!
    Vou visitar sempre ;)

    Bjs e td de bom

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Hoje passei por uma situação muito parecida. Meu marido, diabetico desde os 18 anos, me deu um susto. Inicialmente fiquei irritada achando que ele estava simpelsmente querendo testar o meu humor, mas quando vi que ao perguntar sobre coisas que ele havia feito ele não se lembrava e nem demonstrava reações a minha "briga"... fiz o teste glicêmico na marra e constatei a hipoglicemia. Confesso que me senti um pouco culpada pelo fato de não ter percebido antes o motivo de tudo, mas como tinha acabado de acordar... eu mesma estava fora do ar.
    Bom... depois de alguns copos de leite com chocolate... finalmente ele foi melhorando.
    Achei incrível ele não se lembrar de nada. Ele chegou a andar pela casa, ligar o computador, puxar minha coberta... enfim, acho que na próxima vou saber lidar melhor com a situação, embora esteja orando para que isso não aconteça mais!
    As pessoas que vivem com diabéticos sabem o que é viver pela fé. Você vai trabalhar e tem fé que Deus está cuidando dessa pessoa. E está mesmo! Quantas vezes ele nos livrou nas madrugadas! Me acordando em sonho para ver meu marido.
    Obrigada Senhor pelo seu cuidado e proteção!
    Tenham força e jamais percam a fé! Não há nada difícil d+ para Ele, nem a cura de algo que dizem ser incurável.

    ResponderExcluir
  3. Ola meu nome é Everton sou diabetico tipo 1 e fiquei muito contente em visitar o seu blog que fala sobre hipoglicemia.Quando morava no parana tive 3 ataques de hipoglicemia.O primeiro foi quando eu tinha apenas 14 anos, minha mãe lurdes veio me acordar para eu ajudar o pai da minha irmã quando eu estava entrando em coma imediatamelte eles me levaram para o hospital.Em outro caso foi um pouco mais grave estava andando de bicicleta quando desmanhei sorte que estava perto de casa e minha vizinha avisou minha mãe, fiquei com varias lesoes no rosto e no corpo.O ultimo dos ataques foi quando sai pra ir a casa de um amigo jogar bola quando começei a passar mal, e voltei pra casa, quase desmanhei no meio da rua, quando cheguei em casa ja era 8 horas da noite, cheguei como se fosse louco com um litro com algumas pedras dentro dele, ("... no começo achei que ele tinha bebido, mas logo apos o teste de sangue feito em casa descobri que ele estava tendo um ataque de hipiglicemia"diz minha irmã Bianca). Depois desses ataque s nao ouve mas nada de tao grave!!!!!!!!Graças a Deus hoje estou bem, e espero ser curado por meio de trasplante ou da propria fé !!!!!!!!!!!!Bjus( ah so pra avisar usei a conta da minha irmã para postar esse comentario por isso apareceu o nome e a foto dela)

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha irmã mais velha tem diabética desde os 15 anos. Nunca acompanhei uma crise tão seria dela como nesses últimos dias. Geralmente ocorre na hora do almoço, ela é casada mas como o marido viaja a trabalho vem sempre aqui pra casa almoçar. Nesse dia ela já chegou falante e rindo a toa, mw perguntava várias vezes pela minha bebê, ria, falava lentamente, depois levanta e tentava correr. Levantava as pernas, se abaixar de vez... E eu sem saber o que fazer. Pois como disse nunca tinha acontecido dessa forma comigo. Eu perguntei se havia chocolate em sua bolsa, ela disse que não...foi um alvoroço, ela chegou a cair duas vezes. Na última queda entrei em desespero chamei meu marido e a levamos nos braços para o carro em seguida ao hospital. Enfim depois disso eu passei a pesquisar mais e hoje encontrei essa página. Foi bom ler os depoimentos e vê que existe gente disposta a dividir suas histórias pois fiquei tão tensa que achei que minha irmã estava ficando louca ou sei lá o que! É complicado, mas de hoje em diante saberei o que fazer e ajuda-lá. Obrigada pelo apoio! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido já teve sintomas muito parecidos! Quem não sabe do problema pensa que isso é loucura ou álcool... É muito desesperador... Hoje sempre carrego comigo o Glucagen que é uma injeção intramuscular.

      Excluir
  5. Conforta saber que os sintomas da hipoglicemia são parecidos. Meu marido tem diabetes tipo 1 e já teve algumas crises severas... A última foi em casa, inicialmente ele fazia movimentos estranhos com o corpo depois começou a falar muito mole como se a língua estivesse pesada e ficou com a boca torta por último começou a tossir a quase vomitar enquanto andava de um lado para o outro. Realmente é um estado que parece loucura. Eu liguei para a ambulância pois percebi que não conseguiria sozinha, enquanto o SAMU não chegava eu fui tentando dar mel e açucar porém com muito cuidado para não engasgar. Quando os enfermeiros chegaram me perguntaram se ele estava bêbado. Aplicaram glicose na veia e no mesmo minuto meu marido voltou sem se lembrar de nada. É impressionante como os profissionais de saúde desconhecem estes sintomas... É muito difícil, foram os 60 minutos mais longos da minha vida... Se Deus quiser não acontecerá novamente!

    ResponderExcluir