O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sábado, 27 de março de 2010

Hipo Reativa e Tensão Emocional

"Diário hipoglicêmico: hoje não tive crise, sigo a dieta normalmente, apesar dos apelos pascais fortíssimos que me fazem ter delírios, mas sobrevivo a eles, só de lembrar como são ruins as crises por esses maravilhosos chocolates que mais parecem conter cacos de vidros, isso vai desanimando.
Apesar de ontem ter sofrido uma leve crise com fraqueza, ela não avançou e foi diminuindo devido a dieta que faço, pois acredito ter a provocado por tensão. Por isso é importante a dieta e digo mais, contagem de carboidratos como os diabéticos tb esta sendo muito bom. Até lá."


Bom gente, vou fazer aqui um breve comentário sobre um artigo, ou texto que li em um site de Biologia que me chamou a atenção. Se trata de falar em hipo reativa e a tensão Emocional.
Para facilitar vou colocar o texto aqui, é um texto pequeno:

"Introdução

Hipoglicemia é um transtorno caracterizado pelo nível, abaixo do normal, de glicose no sangue. Os sintomas característicos são: fraqueza, tremores, ansiedade e palidez. Os pacientes podem, também, mostrar alterações na personalidade e parecerem intoxicados.

Conhecendo a Hipoglicemia

A hipoglicemia é resultado do excesso de insulina, devido a uma superdosagem da mesma (no caso de pessoas que sofrem de diabetes mellitus), ou, devido a um excesso de sua produção por parte do organismo. A insulina atua regulando o metabolismo dos carboidratos.

A hipoglicemia reativa, ou funcional, tipo mais comum, ocorre, principalmente, em pessoas que se encontram sob forte tensão emocional. Também se relaciona com um excesso de produção de insulina, que surge de três a cinco horas depois da ingestão de alimentos. Os sintomas são mais leves daqueles sofridos por diabéticos insulino-dependentes e são controlados com a redução do consumo de carboidratos.

Pelo fato da hipoglicemia reativa apresentar muitos dos sintomas clássicos da depressão ou da ansiedade, é comum que seu diagnóstico não ocorra com facilidade. "



Bem eu tenho 2 coisas para comentar que me chamaram a atenção.
A primeira é a comparação dos sintomas dos reativos com os sintomas dos diabéticos em ocorrência de hipoglicemia por medicamentos, afirmando que os utimos sofrem mais, sendo os dos reativos mais leves. Ae que vejo que não podemos deixar nossa hipo de reativos virar diabetes, como os médicos afirmaram para mim.

Veja bem, vamos pensar, os diabéticos ja tem seus sintomas devido à hiperglicemia, ou seja, o contrário de hipo, sendo o aumento da taxa de glicse no sangue por falta ou quase nula liberação natural de insulina. Então eles tomam a insulina injetável (me corrijam os diabéticos mellitus se falei algo errado) e se houver superdosagem eles tem crise de hipo piores que nós reativos? Poxa, posso dizer que é bem cruel e fico comovida com a vida sacrificada de vcs.

Mas como ainda não estou satisfeita com essa afirmação e curiosidade, vou pesquisar mais sobre os sintomas e comparações, afinal isso me intrigou bastante.

A outra coisa que vou comentar seria sobre a causa emocional da hipo reativa como citado no texto.

Então não é que muitas pessoas me contam que pioram a crise com o estresse emocional. Me fez lembrar a primeira vez que ouvi falar nisso, quando uma colega de trabalho havia contado que adquiriu hipoglicemia pelo assédio moral que havia sofrido num emprego.

Ta aí, essa eu ja não me recordava mais, mas claro, junto ao excesso de produção da insulina no organismo. A parte de que é mais comum e que é controlado com diminuição de carboidratos sabemos que esta imcompleta mas disso ja temos melhores informações.

Bom é isso, fiquei satisfeita com esse breve texto que li, vou deixar o link. O site se chama Toda biologia.com.Vou deixando aqui minha busca pelos sintomas e comparações. E vamos lá! Saúde!

http://www.todabiologia.com/saude/hipoglicemia.htm


4 comentários:

  1. Achei muito interessante também o texto. Muito obrigado por postar o link. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, gostei muito da sua matéria. Eu tive apenas 3 crises de Hipoglicemia e todos pensavam que estava morrendo. Primeiro sintoma tremedeira, segundo dor na nuca e último não enxergava mais nada e desmaiava. E das três vezes estava muito nervosa, a dor na nuca era tão forte em mim que parecia que tinha levado uma pancada que não conseguia mexer direito o pescoço. Era tão rápido que as vezes nem dava para chamar ninguém, quando olhavam pra mim diziam: Segura que ela vai cair. E me levavam correndo para o médico e injetavam insulina na veia, nossa como era estranho a minha força voltava na hora como se nada tivesse acontecido. Agora tem 3 anos que não tive mais essas crises. Graças a Deus. uffa!!!

    ResponderExcluir
  3. Desculpe mais não sei ao certo o que me injetaram, se foi insulina, glicose, só sei que foi um líquido amarelo e minha glicose estava em 43. beijos

    ResponderExcluir
  4. Foi glicose pois hipoglicemia é falta de açucar no sangue se injetassem mais insulina voce nao estaria aqui para contar rs bjs

    ResponderExcluir