O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sexta-feira, 12 de março de 2010

Hipoglicemia - Descrição:

Não quero me estender muito em definições mas preciso explicar para os que não sabem ou pouco conhecem sobre.


Hipoglicemia é o termo médico que refere-se ao estado patológico produzido pela quantidade de açúcar (glicose) no sangue menor que a normal. A hipoglicemia pode ocasionar uma variedade de sintomas e efeitos, mas os principais problemas surgem de um suprimento inadequado de glicose como combustível para o cérebro resultando em seu funcionamento prejudicado (neuroglicemia). Problemas de funcionamento do cérebro podem variar desde vago "sentir-se mal" até coma, e (raramente) dano cerebral permanente ou morte. Hipoglicemia pode surgir de várias causas e ocorrer em qualquer idade. As formas mais comuns de hipoglicemia severa e moderada ocorrem como complicação de tratamento para diabetes mellitus com insulina e medicamentos orais
Endocrinologistas geralmente consideram os seguintes critérios para comprovar se os sintomas do indivíduo podem ser atribuídos à hipoglicemia:
1. Sintomas conhecidos como sendo causados por hipoglicemia.
2. Baixo nível de glicose no momento que os sintomas ocorrem.
3. Reversão ou melhora dos sintomas quando o nível de glicose volta ao normal.
Porém, nem todos aceitam esse critério sugerido de diagnóstico, e até o nível de glicose baixo o suficiente para definir hipoglicemia tem sido fonte de controvérsia. Para muito propósitos, níveis de glicose no plasma abaixo de 70 mg/dl ou 3,9 mmol/L podem ser considerados hipoglicêmicos. Embora 70 mg/dl (3,9 mmol/l) seja comumente citado como o limite mínimo de glicose normal, valores diferentes podem ser definidos como baixos o suficiente para diferentes populações, propósitos ou circunstâncias. O nível preciso de glicose considerado baixo o suficiente para definir hipoglicemia depende de: (1) método de medição, (2) idade da pessoas, (3) presença ou falta de sintomas, e (4) o propósito da definição.

Sinais e sintomas da hipoglicemia

As manifestações e sintomas de hipoglicemia podem ser divididos entre aqueles produzidos pelos hormônios (adrenalina e glucagon) ativados pela queda de glicose, e efeitos neuroglicopênicos produzidos pelo nível de açúcar no cérebro reduzido.

Manifestações adrenérgicas:
* Inquietação, ansiedade, nervosismo, tremor.
* Palpitações, taquicardia.
* Transpiração, sensação de calor.
* Palidez
* Pupilas dilatadas.

Manifestações de glucagon:
* Fome, barriga roncando.
* Náusea, vômito, desconforto abdominal.
Manifestações neuroglicopênicas:
* Julgamento prejudicado.
* Ansiedade, depressão, mal-humor, choro, medo de morrer.
* Negativismo, irritabilidade, beligerância, raiva.
* Mudança de personalidade.
* Fadiga, fraqueza, apatia, letargia, sono.
* Confusão, amnésia, tontura, delírio.
* Visão turvada ou dupla.
* Comportamento automático.
* Dificuldade de falar, pronúncia ininteligível.
* Falta de coordenação
* Déficit motor, paralisia, fraqueza muscular em um lado do corpo.
* Dor de cabeça.
* Estupor, coma, respiração anormal.
* Ataque apoplético.



Isso não quer dizer que não aconteça esses sintomas, eles acontecem em momentos de crises e muitas vezes fora de crise também. Vc tem hipo? deixe comentário.

2 comentários:

  1. Vou acompanhar o seu blog!
    Sabe, durante anos minha hipoglicemia foi confundida com mil e uma outras coisas: pressão baixa, TPM ou simplesmente não acreditavam nos sintomas. Fiz mil e um exames de sangue, para procurar anemia, por exemplo. E mesmo quando eu fiz a curva glicêmica, mesmo tendo o resultado de 70, a médica achou normal. Só quando passei por uma cirurgia e fui hospitalizada que uma vez em uma medição quando eu estava me sentindo sonolenta e sem ânimo, não conseguia responder as perguntas do médico, e o resultado deu 46 que me disseram para pesquisar e procurar um endócrino. Eu nunca nem tinha ouvido falar da hipoglicemia, mas foi um alívio!
    Vou acompanhar o seu blog!! =)

    ResponderExcluir
  2. oi meu neto com 3 dias teve uma crise de hipoglecemia hoje ele esta com 2 anos e ficou sem falar,sem caminhar,sem sentar,e nao pega nada com a mao eu gostaria de saber oque fazer pra ajudar ele a ter todos os movimentos normais ele faz massoterepia fisterapia e come tudo em liquidos toma revotril e depakene em 8-8 horas desde os 3 messes de vida por favor me ajudem desde já agradeço

    ResponderExcluir