O Blog

Compartilhando informações, dicas, relatos, diário e tudo que você quer saber sobre a tão controversa hipoglicemia. Por que ela não pode ser um tabu!



Aberto a todos os tipos e causas.


sábado, 13 de março de 2010

Mal do século?

Encontrei um tópico ótimo sobre hipo no site 100x natural.
Vou deixa-lo aqui para acrescentar informações importantes.

Hipoglicemia reativa, o mal do século?
« : Setembro 07, 2006, 06:27:11 »


Depressão, síndrome do pânico, “labirintites”, “pressão baixa”, palpitações, dores de cabeça, apatia, fraqueza, tonturas ao se levantar rápido, até desmaios, dificuldade de concentração, memória fraca, humor variável, dormências e formigamentos, “disritmias”,crises de ansiedade e apreensão e mais uma miríade de sintomas que confundem os médicos e deixam atordoados os pacientes podem, muito freqüentemente estarem associados a um quadro conhecido como hipoglicemia reativa, que está se tornando cada vez mais comum na população, mas que lamentavelmente permanece pouco conhecida e pouco diagnosticada.

Muitas vezes esses sintomas acompanham a pessoa durante muitos anos e todos os exames feitos são interpretados como normais, o que só aumenta o sofrimento pois a pessoa se sente mal e todos lhe dizem que ela “não tem nada” e que deve investigar causas psicológicas ou emocionais, mas mesmo tais abordagens dão pouco efeito e um resultado freqüente é que a pessoa passa a imaginar que tem uma doença grave e que os médicos ainda não a descobriram levando a uma via sacra de consultório para consultório.

Todas essas manifestações, em um grande número de casos estão associadas a um quadro denominado hipoglicemia reativa (HR), que nada mais é do que a queda da glicose (“açúcar”) do sangue abaixo do nível basal para aquela pessoa. Aqui já ressaltamos uma causa para a falta de diagnóstico da HR, pois a tendência geral é a de se interpretar como hipoglicemia, apenas as quedas abaixo da média laboratorial, o que é um equívoco, uma vez que se a glicose de jejum daquela pessoa é de P.Ex., 95 Mg e em qualquer momento essa glicose cair para 70 Mg, embora ainda esteja dentro da média laboratorial, para ela já é uma fase de hipoglicemia (Hipo=baixa, Glico=glicose, Hemia=sangue), o que pode desencadear diversos daqueles sintomas.

Para entender como isso acontece é necessário aprender um pouco a respeito do funcionamento do nosso organismo. Quando consumimos algum alimento capaz de aumentar o “açúcar” do sangue (carboidratos como doces, refrigerantes, chocolate, sorvetes, pão, batata, álcool, etc) e que esse aumento ultrapassa um certo limite, isso faz com que o pâncreas libere a Insulina, um hormônio que age como se fosse um carrinho de pedreiro, que retira a glicose do sangue a transporta para dentro das células a fim de produzir energia. Acontece que uma parte significativa das pessoas tem a tendência a reagir de modo exagerado ao consumo de carboidratos, produzindo um excesso de insulina, retirando muita glicose do sangue e levando à hipoglicemia, daí o nome hipoglicemia reativa, pois resulta de uma reação do corpo ao consumo de certos alimentos, sendo que a cada vez que se consomem carboidratos, o “açúcar” do sangue se eleva, libera-se muita insulina, retira-se muito “açúcar” do sangue e temos o quadro da hipoglicemia. Importante observar que, quanto mais “açúcar” se come, mais insulina é produzida, mais se abaixa o “açúcar” do sangue e mais severa é a manifestação da HR e, num paradoxo apenas aparente, para se normalizar o “açúcar” do sangue é fundamental diminuir drasticamente o consumo do “açúcar”.

Algumas outras conseqüências graves advém do abuso no consumo dos carboidratos, como acontece hoje, na ingestão de farinha branca, doces, etc, que representam uma sobrecarga brutal, obrigando o pâncreas a trabalhar em excesso para dar conta de produzir a insulina requerida, a ponto de ele não resistir e entrar em falência, dando origem a um diabetes e hoje já temos até crianças apresentando diabetes do tipo II, característico dos adultos. Um outro efeito perigoso, é que ao termos um excesso de insulina circulando, o corpo diminuiu a sensibilidade à ela, criando a “resistência à insulina”, em que a célula ”se fecha” e não permite que a insulina leve a glicose para seu interior, essa glicose passa a ser acumulada como gordura, principalmente na região abdominal e normalmente essa é aquela pessoa que “come uma folha alface e engorda um quilo”. Acontece que essa resistência à insulina parece estar na base de inúmeras doenças graves, como a hipertensão, câncer, Alzheimer, derrames, infartos e quanto mais gordura se acumula na região da cintura mais se produz um hormônio chamado Resistina, que aumenta a resistência à insulina e se cria um círculo vicioso que só pode ser quebrado com a reorientação nutricional e o suporte do exercício físico.

Um ditado Chinês diz que a mãe de todas as doenças é a má nutrição e se formos prestar atenção ao universo de sintomas e doenças relacionados apenas ao abuso do “açúcar” (podemos até excluir a obesidade), seremos levados a concordar que, se eles não estão com mais absoluta razão, estão bem próximos disso.




Registado

Dr. José Roberto C. Souza
Médico Clínico-Geral
Homeopata

3 comentários:

  1. Ola descobri q estou com hipo a 3 semnana mas sempre passei mal mas nunca fiz esses exame nem na mimha gravidez estou meia perdida sobre isso oq devo fazer quando passar mal ate uma fruta ela mi faz mal minha medica disse q eu fazendo a diet eu nao vou sentir mas nada quanto tempo dura a crise de hipo em vcs

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a passar mal ontem e ate agora eu ainda sinto fracaa a vista tem hora q fica turva

    ResponderExcluir